Katy Perry, a artista mais pedida nas redes sociais e que escolheu o Rock in Rio para fazer o lançamento do novo álbum "143" foi headliner do Palco Mundo, enquanto IZA à espera de Nala, como principal atração do Sunset, fecharam os espaços em super alto astral
Cidade do Rock, 20 de setembro de 2024: Sextou em clima de empoderamento. As mulheres ocuparam os palcos do Rock in Rio, nesta sexta-feira, e o line up foi para todas as idades, com a Cidade do Rock se transformando na casa de uma imensa família para assistir nomes como Katy Perry, IZA, Cyndi Lauper, Ivete Sangalo e Gloria Gaynor fizeram o público dançar sem parar. Diversos ritmos estiveram presentes e com muita inovação. Ivete fez um sobrevoo sobre a plateia, Karol G dançou em palco molhado e convidou o público para dançar com Pabllo Vittar, Sevdaliza e Yseult, Gloria Gaynor transformou o palco em pista da Disco Music, Tyla homenageou os fãs, chamados de “tigers”, com um enorme tigre inflável no centro do palco. E claro, Katy Perry, que entrou levitando, contou com uma borboleta enorme em sua cenografia e ainda trouxe Cyndi Lauper para sua apresentação. Juntas, as artistas cantaram “Time After Time”. Ivete Sangalo, em sua 18ª apresentação em Rock in Rio, abriu o Palco Mundo com uma energia contagiante. Sem parar por nem um minuto, Veveta impressionou ao sobrevoar as 100 mil pessoas ao som de “Eva”. O show da Mainha contou com a participação especial de Liniker, com direito a selinho das artistas. As gêmeas da cantora, Marina e Helena, de 5 anos, também subiram ao palco na última música, "O Mundo Vai", mostrando que herdaram a energia da mãe. Em seguida Cyndi Lauper, que marcou - e continua a marcar - gerações com suas canções que falam de empoderamento feminino, mostrou porque ainda é uma das artistas pop mais emblemáticas do mundo. Pioneira em levantar questões sobre a força das mulheres e um símbolo para a comunidade LBTQIAPN+ desde a década de 80, a cantora enfileirou hits como “She Bop”, “Time after Time” e “Girls Just Want to Have Fun”, além de dançar, correr pelo palco e abraçar a bandeira do Brasil. Em uma noite de celebração às mulheres de todo o mundo, a colombiana Karol G entregou toda a sua herança latina para o Rock in Rio. Animando o público do início ao fim, com interações em português, a artista musa do reggaeton trouxe Pabllo Vittar para uma participação ao lado de Sevdaliza e Yseult, na performance de "Alibi". Katy Perry, que escolheu o Rock in Rio para lançar mundialmente o álbum “143”, mostrou porque era uma das artistas mais desejadas pelo público para se apresentar neste ano na Cidade do Rock. A cantora, estrela do pop mundial, fez um show apoteótico. Apresentou suas novas canções “Woman´s World”, “I´m His, He´s Mine” e “Gimme Gimme”, sem deixar escapar hits como “I Kissed a Girl”, “Firework”, “Hot ‘n Cold”, “Dark Horse”, “Roar”, entre diversos outros. Para dançar “Swish Swish”, a cantora levou ao palco um fã, Douglas. Em um momento emocionante, com apenas dois violões no palco, Katy Perry recebeu Cyndi Lauper e cantaram o clássico “Time after Time”. Após um hiato de seis anos sem vir ao país, emocionou as Katy Cats, como os fãs são carinhosamente chamados. Alicia Maria Souza e Jaime Neto, de 26 anos, são exemplos de fãs da artista. Saíram de Anamã, no interior do Amazonas, para ver a musa pela primeira vez. “Ficamos amigos por conta dela, quando tínhamos 12 anos. Nunca tínhamos saído da nossa cidade e chegamos aqui na porta às 7h da manhã para ver a Katy”, conta Alicia, que logo na abertura de portas já tinha planos de ficar na turna do gargarejo, na grade para assistir o show sem barreiras para ver a sua artista preferida. Palco Sunset traz line-up com olhar para a diversidade No Palco Sunset, o line-up desta sexta-feira foi de artistas negras de diversas gerações e estilos de músicas. Abrindo o espaço, Luedji Luna conhecida por misturar MPB, soul, jazz e música africana, compartilhou o palco com Tássia Reis, uma das vozes mais potentes do rap e do R&B brasileiro, e Xênia França, uma referência na música afro-brasileira e no movimento afrofuturista. O encontro das três artistas celebrou a força feminina e negra na música, em um espetáculo único. Ao final do show, o filho de Tassia, Dayo, de apenas quatro anos, participou do show em um momento de fofura da tarde. “É uma honra imensa fazer parte do line up do Rock in Rio, ainda mais em um dia dedicado às mulheres e em um palco dedicado às mulheres negras, com tantas artistas que eu admiro tanto e que apresentam mais ainda a nossa pluralidade. Hoje realizei um sonho que vou levar para o resto da vida. foi incrível e histórico”, conta Luedji. Em seguida, foi a vez da cantora sul-africana Tyla, ganhadora do primeiro Grammy dedicado à melhor performance de música africana, subir ao Palco Sunset. Com um tigre enorme na cenografia, ela animou o público com a dançante “Water” e ao som de “Parado no Bailão”, dançando um funk para brasileiro nenhum colocar defeito. No início da noite, subiu ao palco a diva vencedora de dois prêmios GRAMMY e lenda da música global, Gloria Gaynor, que voltou ao Brasil depois de uma década. Reconhecida mundialmente por sua poderosa voz e presença de palco magnética, fez uma pista de Disco Music com “I Will Survive”Can Say Goodbye” e embalou casais apaixonados com “Killing me Softly” e “Can’t Take My Eyes Off You”. Encerrando o Palco Sunset, a gravidíssima IZA, fenômeno do pop brasileiro, subiu aos palcos e deixou todos encantados com sua potência e beleza! Com um show completamente novo e orquestra, a cantora trouxe sucessos como “Dona de Mim”, “Meu talismã” e “Ginga”. A artista também relembrou o início de sua trajetória, com os covers de “Doo Woop” e “Say my Name”. Em um momento emocionante, a cantora recebeu Ivete Sangalo no palco, que usava uma jaqueta escrito “Nala” em homenagem a filha de Iza que está prestes a nascer. Nem mesmo a barriga de 35 semanas de gravidez foi capaz de parar a artista, que desceu do palco para se juntar a plateia. Amanda Valsack, 26 anos, de Curitiba, veio ao Rock in Rio pela primeira vez com a amiga Deborah Cristina dos Santos, 28 anos, curtiram as mais variadas ativações nos estandes e fotos nos espaços instagramaveis antes de aproveitarem os shows. “É a primeira vez que estamos aqui no Rio e aproveitamos para baixar o aplicativo e programamos tudo que iríamos fazer”, comenta Amanda. “Nós também gostamos muito dos shows da Isa e da Karol G, valeu muito a pena vir de Curitiba para sentir essa energia do Rock in Rio”, afirma Deborah. Encerrando a noite dedicada às mulheres, a DJ, produtora, compositora e um dos destaques da cena eletrônica atual, Alison Wonderland incendiou a pista de dance music, New Dance Order. Supernova No Dia Delas, o Palco Supernova foi território acolhedor para múltiplos talentos femininos que movimentaram o espaço. O dia começou com o show de Nina Fernandes, que colocou todo mundo para dançar com seus hits que misturam instrumentos e gêneros. Ao finalizar sua apresentação, a artista fez questão de tirar fotos com seus admiradores. Em seguida foi a vez da banda latina, Darumas. Mesclando funk latino-americano com pop. Elas roubaram a atenção com canções autorais e covers como o da música “I Wanna Dance With Somebody”, de Whitney Houston. N.I.N.A viveu um grande momento de emoção em seu show. Ela celebrou a marca de 10 milhões de streams alcançados pelo álbum 'Pele', lançado no ano de 2022. Considerada um dos principais nomes do rap nacional, Cynthia Luz fechou o dia entregando hits e muito estilo. “Eu vim para ver a Katy Perry, mas aí comecei a pesquisar o line-up dos outros palcos. Conheci Darumas assim e achei muito interessante essa mistura de tantos países. As músicas eram lindas. Ouvir ao vivo confirmou o que eu senti no fone. Amei. Agora vou de um palco para outro porque são muitos shows para ver hoje”, diz Mariana Morulo, 23 anos, designer gráfico. Espaço Favela Quem abriu o Espaço Favela foi Brisa Flow, que referenciou povos indígenas e utilizou combinações de instrumentos de sopro e tecnologia. A mineira entrou no palco entoando que “favelado quer viver e não só sobreviver”. Transportando o público da Cidade do Rock diretamente para São Paulo, MC Dricka apresentou um show energizado e com elementos pirotécnicos, além de elementos que remetiam diretamente ao “funk raiz”, desde a indumentária até as coreografias. A paulista apresentou também a música Golpeame, colaboração com a venezuelana Arca. Em uma megaprodução com direito a telão e elementos cenográficos, Pocah encerrou a noite num show que homenageou Duque de Caxias, onde nasceu. Para cantar “Cria de Caxias”, a cantora recebeu Slipmami, que abriu o Palco Favela no primeiro dia de festival. Mostrando toda a sua versatilidade, apresentou suas três versões - Pocah, Viviane e MC Pocahontas - em uma setlist que incluía músicas de diferentes momentos de sua carreira, desde Casa dos Machos até os dias atuais. Durante a música Livramento, Pocah fez um protesto contra o feminicídio e a violência contra a mulher. Emocionada, recebeu no palco sua mãe para dedicar o trecho “Obrigada por não desistir de mim. Porque eu mesma quase desisti”. A filha da cantora, de 8 anos, fez uma aparição durante a música “Vitória” e se declarou para a mãe: “eu te amo mais que tudo no mundo”. Durante todo o dia, as três artistas ilustraram em cima do palco a potência feminina nos mais diversos aspectos e estilos, mostrando que as mulheres podem ocupar todos os espaços. Para Rafaela Lima, que levou as filhas Liz, de 8 anos, e Lara, de 10 anos, ao festival, ter um dia inteiramente dedicado as mulheres é sinônimo de representatividade. “Ter um dia como esses reforça a força feminina, mostra a garra das mães e nos aproxima do que buscamos pra nós e nossas filhas como mulheres.”, comentou. Global Village com a embaixadora Angélique Kidjo As mulheres também dominaram o palco do Global Village. A programação teve início com apresentação da cantora, compositora e atriz potiguar Juliana Linhares, que exaltou a cultura nordestina, com destaque para o Rio Grande do Norte. Ela apresentou músicas do álbum Nordeste Ficção, como "Bombinha", "Balanceiro" e "Meu Amor Afinal de Contas", parceria com Zeca Baleiro. A cantora e compositora portuguesa Carminho, considerada uma das maiores referências quando o assunto é fado, foi a segunda a subir no palco. Ela também coleciona feats com grandes nomes brasileiro, e apresentou "Chuva no Mar", parceria com Marisa Monte. A headliner da noite foi Angélique Kidjo, embaixadora do Global Village e uma das maiores artistas internacionais do mundo. Com 14 álbuns lançados, foi eleita a "primeira diva da África" e nomeada uma das pessoas mais influentes no mundo em 2021 pela Time Magazine. Para além dos palcos, Angélique também é embaixadora da Unicef e da Oxfam Internacional. A cantora atraiu o público com seu ritmo animado, voz potente e passos de dança contagiantes. A artista cantou hits como “Africa, One of a Kind”, “Agolo”, “Once in a Lifetime” e “Meant For Me”. Durante a música “Mama Africa”, Angélique desceu do palco e se juntou ao público. Bianca Andrade, de 50 anos, veio para o evento para assistir ao show da Iza, mas acabou parando para ver a apresentação e se surpreendeu. “Ela tem uma energia incrível, todo o corpo dela se comunica com a gente. O evento é cheio de alegria e para as famílias de todas as idades.” disse a psicóloga. O Global Village também conta com o Espaço Delas, idealizado com o objetivo de amparar mulheres que estejam desacompanhadas no festival, que precisem recarregar a bateria do celular ou que tenham passado por algum tipo de situação em que se sintam vulneráveis. Maria Antonia Chady, uma das cofundadoras da comunidade de empreendedorismo feminino Papo Delas e do Espaço, destaca que essa é a primeira iniciativa voltada só para mulheres em um festival. "Nós contamos com uma psicóloga no local, em parceria com a Potência Psicologia Integrativa, e estamos trabalhando em conjunto com a Secretaria da Mulher que está fazendo todo o protocolo de segurança do Rock in Rio, incluindo o protocolo do Não é Não", conta Maria Antonia. O Espaço Delas também tem parceria com o Instituto Glória, promovendo acolhimento no festival. "Nós atuamos ainda encontrando mulheres que precisam de amparo até no meio da multidão. Então o Espaço Delas tem sido um ponto onde elas se sentem seguras, trocam experiências e se conhecem", finaliza ela. Musical “Sonhos, Lama e Rock and Roll” Nesta sexta-feira, o Musical “Sonhos, Lama e Rock and Roll" contou novamente com a presença de Roberto Medina na plateia. Gottsha, que interpreta o braço direito de Roberto Medina na peça, falou sobre a importância do papel feminino na história: “Ah, é uma história fascinante, né? E é bom porque a gente vê o quanto a gente aprende podendo ver toda a história do Medina e toda essa loucura. Todo esse empreendimento e esse empreendedorismo que ele fez e aonde ele chegou”, conta. “Eu assisti o primeiro Rock In Rio. Para mim é muito emocionante estar em cena contando a história que eu vivi com 14 anos de idade. Para mim, está sendo um presente”, finaliza Gottsha. Bel Kutner, que interpreta a protagonista Elizabeth Lobo, também refletiu sobre o significado de seu papel no contexto desse dia especial para o festival: “Está sendo uma emoção nesse dia até porque eu vim ao primeiro Rock In Rio em 85, com 14 anos, e venho a todos os Rock In Rio. Esse é o que eu estou trabalhando dentro e o que eu estou vendo menos e fazendo mais. E vendo não só as mulheres brilhando no palco, mas nas equipes. Nós temos uma força feminina enorme. Isso reflete muito o trabalho e a vida do Roberto Medina, porque a equipe dele é uma equipe de muitas mulheres poderosas”. Ativações de marca Muito mais que um festival de música e entretenimento, o Rock in Rio é uma plataforma de comunicação, trazendo diversas ativações de marca que são uma experiência a parte no festival. A assistente social Edineia Dias, de 57 anos, não perdeu tempo e correu para aproveitar uma das ativações perto do Palco Mundo. "É ótimo para a marca que está exposta em um evento dessa magnitude e para o público, com brinde ou atrações de diversão. Eu mesma aproveitei para ir na tirolesa e já quero ir de novo", afirmou Edineia, que trouxe a filha para o festival. A tirolesa, que oferece uma vista privilegiada do evento ao passar pelo Palco Mundo, se consolidou como uma das atividades mais clássicas e procuradas do Rock in Rio. Já Ana Carolina Perni, de 41 anos, e Vítor Barreto, de 39, estão em sua terceira edição de Rock in Rio, e chegaram na abertura dos portões, às 14h, para passar por seis estandes de grandes marcas até o início da noite. "Todas essas ativações são bem legais. Essa publicidade acaba atraindo muitas pessoas", comentou Ana Carolina. Com idas agendadas à montanha-russa e ao megadownload, eles também vão encarar as atrações radicais do festival, mesmo confessando algum medo de atrações mais ousadas para viver 100% da experiencia do festival, segundo eles. Além dos seis brinquedos, agendados via aplicativo do Rock in Rio, o público tem procurado as ativações nos espaços de cada uma das marcas. Entre os destaques dos patrocinadores estão o Itaú, patrocinador master do festival, que trouxe um espaço acolhedor onde os visitantes podem relaxar, encontrar amigos e curtir música ao vivo. O Terraço Uniclass oferece uma vista deslumbrante da Cidade do Rock, enquanto o térreo é o point perfeito para o público carregar os celulares. O espaço se transforma ainda em palco e pista de dança, onde DJs e artistas brasileiros se apresentam em um ambiente inclusivo. O Itaú apresenta mais três espaços da marca no festival: um centro de experiências e brindes, roda gigante e espaço de retirada dos copos, no gramado. Já a Natura promoveu uma experiência sinestésica inspirada nos movimentos e pulsações das ondas sonoras com o objetivo de provocar a imersão do público, de forma lúdica, no universo de produtos da marca. Como ativação volante no gramado, mochileiros ofereceram proteção solar da linha Fotoequilíbrio, retoque de maquiagem e muito brilho com o novo Gel Glitter Cristal da linha Faces. A Heineken animou o festival com a Power Station, onde os visitantes podiam degustar chope gelado produzido com energia renovável. A Tirolesa da marca proporcionou um momento emocionante, enquanto as Beer Stations garantiram que todos estivessem sempre com uma bebida gelada na mão. A Coca-Cola ofereceu um espaço encantador, com um estúdio de beleza onde os fãs se transformavam em estrelas, além de uma ativação instagramável com iluminação incrível. Os visitantes podiam assistir a seus artistas favoritos através de um olho mágico, vivendo a música de uma forma única. A Kit Kat criou um ambiente interativo, transformando a plateia em VIBs – Very Important Breakers. O estande contou com um podcast ao vivo e brindes especiais, oferecendo uma experiência de entretenimento e conexão com a marca. Sucesso das últimas duas edições, a Prudential trouxe para o festival a Escalada Prudential Rock, uma ativação com nove metros de altura. Quem chega ao topo da parede pode escorregar por um poste que termina em uma piscina de bolas. A Ipiranga surpreendeu com um espaço relaxante, onde os participantes podiam tirar fotos incríveis e desfrutar de bebidas gratuitas, enquanto a TIM inovou com um karaokê holográfico, permitindo que os fãs cantassem ao lado de hologramas de seus ídolos. Na Rota 85, a Volskwagem criou uma área temática, onde o público pode registrar na pele sua memória afetiva com a marca em tatuagens no “Design Tattoo Studio”. Além disso, traz exposição de carros ícones do passado e presente da marca. Para os fãs que quiseram ousar no look do festival, a C&A montou uma loja com diversas peças oficiais. Já a Seara trouxe opções deliciosas para satisfazer a fome do público, enquanto a Doritos promoveu dinâmicas inclusivas em seus estandes pela Cidade do Rock. Até mesmo tatuagem é possível fazer na Cidade do Rock. Luisa Gerran, 22 anos, moradora de Copacabana, quis eternizar a memória de sua avó, fazendo uma tatuagem gratuita no festival. “Em todos os meus aniversários a minha vozinha me dava uma flor amarela. Por isso, decidi marcar essa lembrança no meu braço direito. É a minha singela homenagem”, comenta a estudante. Por ter aderido ao Rock in Rio Club, ela chegou cedo à Cidade do Rock e foi a oitava na agenda. Cada ativação é uma oportunidade de se conectar e viver a música de forma intensa, tornando o Rock in Rio um festival repleto de experiências marcantes. BRT "Expresso Rock in Rio" é a melhor forma de chegar e sair do festival Para que o público viva ao máximo todos os shows e as 500 horas de entretenimento no festival, o Rock in Rio conta com um sólido esquema de mobilidade que proporciona mais conforto e conveniência aos fãs. O serviço do BRT “Expresso Rock in Rio” tem pontos de embarque nos terminais do Jardim Oceânico, Alvorada e Paulo da Portela, e leva os fãs diretamente para o Terminal Centro Olímpico, o ponto mais próximo à Cidade do Rock. Para maior comodidade e agilidade, o público que for de BRT vai receber uma pulseira para facilitar o embarque na volta. Durante o festival, o MetrôRio funciona 24h para embarque durante a madrugada na estação Jardim Oceânico, com destino a todas as estações das linhas 1, 2 e 4. As demais estações estarão abertas apenas para desembarque durante a madrugada. O transporte Primeira Classe, sucesso nas edições passadas do festival, oferece um serviço completo ao contemplar mais de 20 pontos de embarque no Estado do Rio de Janeiro e ampliar o serviço para atender os fãs do festival de outras cidades, contemplando até os estados de São Paulo e Minas Gerais. Saiba mais sobre os ingressos para o Rock in Rio 2024 Para que o público tenha o acesso ao ingresso digital, todos que garantiram presença em um ou mais dias do festival devem ficar de olho no e-mail cadastrado na Ticketmaster. Será via endereço eletrônico que os fãs recebem todas as instruções, como ativação, transferência etc. A partir do recebimento, o cliente deve seguir o passo a passo para ativar o seu ingresso digital – o “Quentro” é compatível com os aparelhos Android e iOS. A plataforma conta com um alto nível de segurança, sendo anticópia, rastreável e compatível com a maioria dos smartphones disponíveis no mercado. Ao baixá-lo, o ingresso já vem salvo com o nome de quem vai acessar o festival.
Sobre o Rock in Rio 1984 marca o início das preparações para a primeira edição do evento idealizado por Roberto Medina e que hoje, 40 anos depois, é considerado o maior festival de música e entretenimento do mundo – o Rock in Rio. A história do evento se entrelaça com a do entretenimento no Brasil, sendo responsável por colocar o país na rota dos eventos internacionais, já que pela primeira vez, um país da América do Sul sediou um evento musical dessa magnitude. Em uma área de 250 mil m2, em Jacarepaguá, durante dez dias, 1 milhão e 380 mil pessoas foram iluminadas pela primeira vez e começaram a fazer parte do grande espetáculo. No palco — o maior do mundo na época, com 80m de boca de cena — 15 atrações nacionais e 16 internacionais. Originalmente organizado no Rio de Janeiro, o festival ganhou o mundo chegando a Lisboa (Portugal), onde é realizado até hoje, passando por Madrid (Espanha) e Las Vegas (USA). Desde a primeira edição, já gerou mais de 265 mil empregos diretos e indiretos e, apenas na última, em 2022, um impacto econômico de mais de 2 bilhões na cidade do Rio de Janeiro. Também na edição passada, o Rock in Rio foi considerado patrimônio cultural imaterial do estado do Rio de Janeiro. Pelas Cidades do Rock, desde 1985, já passaram mais de 11.6 milhões de visitantes, que assistiram a mais de 4.666 artistas em 141 dias de magia. Dentre os números gigantes do festival, mais de 64 milhões de pessoas alcançadas nas redes sociais apenas em 2022 e mais de 12 milhões de fãs online. Gerando impactos positivos nos países onde é realizado e consciente do poder disseminador da marca, o Rock in Rio pauta-se por ser um evento com o propósito de construir um mundo melhor para pessoas mais felizes, confiantes e empáticas num planeta mais saudável. Adotando e incentivando práticas que apoiam o coletivo, se une a empresas que possuem este mesmo olhar e diretriz. O festival investiu, junto com seus parceiros, mais de R$118 milhões em diferentes projetos, passando por temas como sustentabilidade, educação, música, florestas, entre outros. Apenas na Amazônia, mais de 4 milhões de árvores foram plantadas. A marca foi pioneira em ter a certificação ISO 20121 — Eventos Sustentáveis, é neutra em carbono desde 2006 e, em 2022, começou a trabalhar ambiciosas metas para 2030, alinhadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
|
ROCK IN RIO 2024: PEDRO SAMPAIO SE APRESENTA COM CENÁRIO ESPELHADO E QUE USA LUZ DO SOL
|
|
|
Amazônia para Sempre: Rock in Rio e The Town promovem espetáculo emocionante no Pará ampliando debate sobre as pautas da Amazônia e da COP 30
Show inédito terá apresentação de atração internacional em um palco flutuante, em forma de "vitória-régia", para atrair a atenção do mundo para a conferência climática que ocorrerá no Brasil Projeto inclui edital privado de 2 milhões de reais para financiar iniciativas em defesa da floresta e se conecta com a edição do The Town em 2025, que está confirmada para os dias 6, 7, 12, 13 e 14 de setembro Rio de Janeiro, 21 de setembro de 2024: Em 2025, um espetáculo inédito vai colocar a Amazônia no centro da mídia nacional e internacional, celebrando a icônica floresta e chamando a atenção do mundo para a 30ª Conferência das Partes para o Clima (COP 30), promovida pela Organização das Nações Unidas – que será realizada em Belém do Pará, em novembro de 2025. Juntos, The Town e o Rock in Rio vão realizar, com patrocínio principal da Vale, o evento Amazônia para Sempre, protagonizado por um grande artista internacional, a ser anunciado em breve. A apresentação acontecerá, em setembro de 2025, em um emblemático palco flutuante, em formato de vitória-régia, no Rio Guamá, com cenografia e iluminação criadas exclusivamente para promover um encontro mágico entre a música e a natureza. Esse momento épico será transmitido para todo o país com um conteúdo especial que vai mostrar o espetáculo, além da cultura e da música local. Além do show que será realizado no coração da floresta, a cidade de Belém receberá no mesmo dia um espetáculo aberto, gratuito e com artistas regionais e nacionais, que serão divulgados em breve junto com o local que será realizado. “Temos o compromisso de usar nossos festivais como ferramentas de engajamento Por Um Mundo Melhor. Essas quatro palavras resumem nosso propósito, valores, missão e cultura. Não há cenário de mundo melhor sem uma Amazônia preservada, na qual as pessoas e a natureza sejam valorizadas. Amazônia para Sempre tem objetivo de dar visibilidade e contribuir para a proteção do clima e da biodiversidade do planeta. Vamos usar o poder de mobilização de Rock in Rio e The Town para atrair os olhares para esta causa tão importante”, afirmou Roberta Medina, vice-presidente de reputação de marca da Rock World, empresa que criou e organiza o The Town e o Rock in Rio e produz o Lollapalooza.
Dia Brasil no Rock in Rio marca contagem regressiva para The Town e anúncio do espetáculo Amazônia para Sempre Enquanto esta data não chega, a convocação dos fãs para essa grande festa marcada para 2025 começa hoje, dia 21 de setembro, no momento em que o Rock in Rio celebra a Música brasileira, com o Dia Brasil. Diretamente do Palco Mundo um show de projeções (videomapping), luzes e imagens, exaltando a arte e elementos da floresta, ocupará toda a cenografia, às 21h. Neste momento, Rock in Rio e The Town, anunciam juntos para 100 mil pessoas e todo o público de casa, pelas transmissões, suas atuações no Amazônia para Sempre e iniciam uma contagem regressiva para este momento tão importante para o país e para o mundo. Neste mesmo momento, The Town confirma a edição de 2025 em São Paulo para as datas 6, 7 12, 13 e 14 de setembro, na Cidade da Música, no Autódromo de Interlagos, em São Paulo. Amazônia para Sempre une o The Town e o Rock in Rio, com patrocínio principal da Vale e apoio da Rede Brasil do Pacto Global, do Governo do Estado do Pará e da Gerdau, e parceria exclusiva de conteúdo e mídia da Globo, para convocar todos para as urgências socioambientais e a importância de se manter a maior floresta tropical do mundo preservada. O objetivo segue a mesma linha da COP 30, de unir as pessoas em torno de uma agenda global única, em prol de um mundo melhor e mais sustentável. A iniciativa reforça a importância da atuação efetiva nos desafios das mudanças climáticas, do aquecimento global, dos eventos climáticos extremos, da transição energética e das ameaças à biodiversidade e à vida como um todo. Também está associada a um longo histórico de atuações na Amazônia por meio do pilar do Por Um Mundo Melhor, da Rock World – empresa que criou e realiza os festivais Rock in Rio e The Town – como por exemplo o Amazônia Live, que já plantou 4 milhões de árvores na região desde 2016. A partir de projetos como estes, que mobilizam pessoas para atuação direta em causas urgentes, o Rock in Rio e o The Town utilizarão seu poder mobilizador junto com a força da música para unir pessoas em torno das pautas amazônicas. “O projeto ‘Amazônia Para Sempre’ é mais um passo importante para consolidar a liderança do Pará na agenda de proteção da floresta amazônica. Estamos ao lado do Brasil e do Governo do Pará na realização da COP 30, que vai colocar Belém e a Amazônia no centro das atenções globais. Será uma oportunidade incrível para que o mundo conheça ainda mais a diversidade dessa região. Acreditamos que, juntos, podemos fazer a diferença por um mundo mais inclusivo, com a floresta amazônica preservada”, destaca Alexandre D'Ambrosio, vice-presidente executivo de Assuntos Corporativos e Institucionais da Vale. O Pacto Global da ONU, desde a sua criação, em 2000, pelo então secretário-geral da ONU, Kofi Annan, atua como iniciativa de apoio para que as empresas de fato avancem no cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, para ajudar a mitigar as crises e desigualdades do nosso tempo. A rede brasileira, que apoiadora do evento, através do Movimento Impacto Amazônia, produra mobilizar empresas e suas cadeias produtivas para abordar questões relacionadas à manutenção da floresta amazônica, bem como a promoção de práticas sustentáveis na região, por meio de ações individuais, setoriais e intersetoriais. Isso porque a conservação da Amazônia é uma das prioridades chave para a Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável da ONU. “É uma oportunidade ímpar para o Pacto Global da ONU – Rede Brasil participar desse projeto, que se conecta por música com a sociedade para celebrar a cultura e a arte da Região Amazônica, mas também alertar sobre emergência climática, desigualdades sociais, entre outras pautas, e mobilizar diferentes atores, mas principalmente, às empresas para agirem de forma efetiva na aceleração dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável propostos pela ONU. Nesse sentido, essa iniciativa da Rock World, do Rock in Rio, é muito importante para dar visibilidade e atrair mais investimentos para essa agenda”, defende Carlo Pereira, CEO do Pacto Global da ONU – Rede Brasil. "Com o projeto Amazônia Para Sempre, estamos unindo forças com o The Town e o Rock in Rio para mostrar ao mundo o verdadeiro coração da Amazônia, dar luz ao nosso povo e às nossas culturas. Este é um momento extraordinário para promover um encontro de culturas globais, impulsionar o turismo, a economia local, a bioeconomia e a economia criativa, sempre com práticas sustentáveis. Queremos mostrar que é possível viver, produzir e preservar a Amazônia, reduzindo emissões e adotando uma gestão que respeite a floresta e as comunidades que nela vivem", completou o governador do Pará, Helder Barbalho.
Amazônia Para Sempre lançará edital privado para financiar iniciativas locais No âmbito de Amazônia para Sempre, The Town e Rock in Rio lançarão, com parceria da Vale, no dia 04 de outubro, um edital privado de 2 milhões de reais para financiar iniciativas locais que atuem com bioeconomia, povos da floresta e empreendedorismo. Toda esta conversa visa a construção de um legado para as pessoas que vivem na região por meio de apoio aos projetos nas quais elas próprias são sujeitos e agentes de transformação. O objetivo é contribuir para a proteção do clima e da biodiversidade do planeta pelo cuidado com as pessoas que vivem na Amazônia. As inscrições para o edital vão até o dia 18 de outubro de 2024. Para mais informações e inscrições, acesse: https://rockinrio.com/pt-br/ Documentário abordará todos os bastidores da produção deste gigantesco projeto na Amazônia Amazônia para Sempre prevê ainda a produção de um documentário sobre os bastidores e a preparação desse show icônico que vai conectar a música ao ativismo climático para chamar atenção do mundo para a urgência do tema.
The Town e Amazônia Para Sempre juntos Por Um Mundo Melhor A contagem regressiva do The Town já começou. O evento, que entra em sua segunda edição em 2025, anuncia as datas para os dias 6, 7, 12, 13 e 14 de setembro na Cidade da Música, no Autódromo de Interlagos, em São Paulo, levará a temática Amazônia para Sempre para dentro do festival. Assim como acontecerá no Dia Brasil do Rock in Rio, neste dia 21, ao longo doas cinco dias do The Town, uma intervenção artística com um videomaping com projeções de imagens e luzes ganhará o Palco Skyline. Sustentabilidade no DNA dos festivais Rock in Rio e The Town Quando o assunto é sustentabilidade, o engajamento coletivo é tão importante e potente quanto na manifestação musical. O Rock in Rio e o The Town desenvolvem ações sociais e iniciativas sustentáveis com impactos de curto, médio e longo prazos e, em quatro décadas, foram investidos R$118 milhões em diferentes projetos de educação, indústria da música e reflorestamento e, desde 2013, o festival tem a certificação ISO 20121 - Eventos Sustentáveis. Com visão sistêmica e relatórios periódicos de sustentabilidade, Rock in Rio e The Town desenvolvem ações sociais para além dos milhões de empregos gerados e dos bilhões em impacto econômico dos eventos. Os festivais estão focados em ações de curto prazo voltadas para temas emergentes, como a fome. Em parceria com as ONGs Ação da Cidadania e Gerando Falcões, as doações geradas pelo movimento do Dia Brasil de Rock in Rio foram destinadas ao Rio Grande do Sul, ajudando as vítimas das chuvas na região. Isso inclui 1,5 milhão de pratos de comida, os direitos da música “Deixa o Coração Falar” e as contribuições dos fãs. Rock in Rio e The Town são pioneiros em acessibilidade e inclusão para que todos possam viver os eventos com conforto e segurança. Estes são valores permanentes e transversais a todas as iniciativas promovidas pelos festivais e são aperfeiçoados a cada edição. Além de canais de comunicação e atendimentos exclusivos, a pessoa com deficiência (PCD) que for aos festivais encontra muitas iniciativas de plataformas e ferramentas assistivas e equipe de atendimento especializada em acessibilidade. A médio prazo, o foco é no desenvolvimento social. Nesse caso, a parceria de Rock in Rio, desta vez com a ONG Gerando Falcões, Gerdau e Fundação Grupo Volkswagen, chega para fazer uma grande diferença na vida das pessoas. O projeto Favela 3D (Digital, Digna e Desenvolvida), em 2023, de The Town, interromperam o ciclo de pobreza para famílias beneficiadas na Favela do Haiti, em São Paulo, e das áreas do Buraco e Sessenta, ambas do Morro da Providência, conhecida como a primeira favela do Brasil, situada na Gamboa, no Rio de Janeiro. O Favela 3D propõe soluções de desenvolvimento, geração de renda e urbanismo social, co-criadas em participação com a população local. Reduzir e mitigar impactos ambientais são parte dos esforços de longo prazo. O The Town e o Rock in Rio visam engajar seus stakeholders com ações direcionadas aos parceiros, fornecedores, colaboradores e público. Conduzidos pelo propósito Por um Mundo Melhor, o compromisso é deixar um legado positivo e duradouro por onde passam. Essa missão foi reforçada por Rock in Rio com Amazônia Live, um grande projeto de apoio a restauração da maior floresta tropical do mundo que realizou – junto com Conservação Internacional (CI-Brasil) o plantio de quase 4 milhões de árvores nas margens do Rio Xingu. Outra iniciativa que marca esse compromisso foi o Rock in Rio Escola Solar, um concurso que instalou 760 painéis de energia solar em 38 escolas públicas portuguesas. A iniciativa, realizada em 2016, foi reconhecida com o Energy Globe Awards, um prestigiado prêmio de sustentabilidade. Agora, diante dos desastres climáticos que assolam o mundo, as duas marcas reafirmam este compromisso com Amazônia Para Sempre, por meio do edital que vai contemplar iniciativas locais voltadas para a proteção da floresta e ao desenvolvimento sustentável. Por um Mundo Melhor desde 1985 Os dados sobre emissão de carbono, energia e gestão de resíduos ilustram o caminho que Rock In Rio e The Town estão traçando por um mundo melhor. O Rock in Rio neutralizou 100% do carbono emitido em 18 de 22 de suas edições realizadas em 40 anos de história. Ao todo, 430 mil toneladas foram compensadas por meio de projetos de reflorestamento. Na última edição, a pegada de carbono do festival foi de cerca de 60 mil toneladas. O The Town já nasceu com consciência ambiental. Em relação a energia, em 2024, o Rock in Rio utiliza 43 postes de painéis fotovoltaicos para iluminar parte da Cidade do Rock com energia renovável. As subestações respondem por 65% do total da energia consumida no evento. Desde 2022, o festival passou a contratar a operação da Associação Nacional de Catadores (ANCAT) para fazer o serviço ambiental de separação dos resíduos. Além da renda da venda do material separado, eles recebem diárias pelo serviço, treinamentos e uniformes. Com a ação, 250 toneladas de resíduo foram para reciclagem, o que representa 75% do total. A expectativa que os festivais se tornem lixo zero em até seis anos. Metas de sustentabilidade ambiciosas até 2030 Em 2022, o Rock in Rio assumiu metas de sustentabilidade ambiciosas até 2030 como o uso de 50% de alimentação saudável e sustentável, o envolvimento de 100% das suas partes interessadas (stakeholders) na sua política de sustentabilidade, a eliminação completa de resíduos em aterro sanitário e ter avaliação pública de 100% em relação a acessibilidade, inclusão e pluralidade. Essas ações refletem o compromisso do Rock in Rio e The Town em fazer um mundo melhor, tanto por meio de práticas sustentáveis durante os eventos, como o uso de energia verde e copos, como em promoção, diálogos e mobilizações específicas. Seis grandes momentos da história O Rock in Rio foi criado para dar voz a uma juventude que buscava por liberdade de expressão e usou a música como ferramenta para mostrar que pessoas de origens, raças e crenças diferentes poderiam viver em paz e harmonia. Nessas quatro décadas, o Rock in Rio já engajou mais 12 milhões de fãs, entre ações online e presencial, para agirem em torno da transformação por um mundo melhor. São momentos icônicos que fazem parte do imaginário brasileiro e mundial daqueles que buscam a construções de condições favoráveis para todos. Lembramos abaixo alguns desses momentos: Selo 100R - Em 2006, o Rock in Rio foi o primeiro festival a receber a certificação 100R, selo internacional que atesta boas práticas em relação a resíduos e emissões de carbono zero de carbono e 100% de reciclagem. Atualmente, os eventos brasileiros também estão certificados. Rock in Rio Escola Solar- Lançado em Portugal em 2008, o concurso incentivou estudantes a criarem projetos sustentáveis em suas comunidades e instalou 760 painéis fotovoltaicos nas 38 escolas públicas vencedoras. A renda da energia excedente gerou novos projetos. A iniciativa ganhou o Energy Globe Awards, reconhecido prêmio de proteção ambiental. ISO 2001 – Eventos Sustentável - No ano de 2013, Rock in Rio conseguiu a sua 1ª certificação na norma ISO 20121 – Eventos Sustentáveis. Foi um marco histórico no percurso de sustentabilidade do festival, tornando-se um dos primeiros grandes eventos a nível mundial a conseguir este feito. A partir dessa conquista, o feito começou a ser implementado em todos os eventos de RIR e The Town. Prêmio Atitude Sustentável - Criado em 2013 com objetivo de inspirar mudanças e promover ações sustentáveis, a Rock World reconhece e premia o esforço de parceiros que promovem boas práticas ambientais, sociais e econômicas durante Rock In Rio e o The Town que o ajudam a cumprir as metas de sustentabilidade. Amazônia Live - O Rock in Rio lançou o projeto socioambiental Amazônia Live, parceria com o Conservação Internacional (CI-Brasil), em 2016. No âmbito das ações de reflorestamento, foram realizados um show em Manaus, campanhas de engajamento em Portugal e nas redes, ações para disseminação de arte e cultura indígena no Rio de Janeiro e o plantio de quase 4 milhões de árvores nas margens do Rio Xingu. Dia Brasil - Em um momento inédito em sua trajetória, em 2024, o Rock in Rio reuniu mais de 50 cantores brasileiros das diversas gerações, regiões e expressões artísticas para a gravação da música e clipe "Deixa o Coração Falar" e mais de 70 artistas num dia especial no festival para conduzir uma ampla convocação pública em prol de um mundo melhor. O Dia Brasil vai atuar no enfrentamento de duas das maiores causas urgentes no país hoje: o combate à fome e a superação da pobreza. Evento conta com patrocínio principal da Vale
Sobre Rock in Rio 1984 marca o início das preparações para a primeira edição do evento idealizado por Roberto Medina e que hoje, 40 anos depois, é considerado o maior festival de música e entretenimento do mundo – o Rock in Rio. A história do evento se entrelaça com a do entretenimento no Brasil, sendo responsável por colocar o país na rota dos eventos internacionais, já que pela primeira vez, um país da América do Sul sediou um evento musical dessa magnitude. Em uma área de 250 mil m2, em Jacarepaguá, durante dez dias, 1 milhão e 380 mil pessoas foram iluminadas pela primeira vez e começaram a fazer parte do grande espetáculo. No palco — o maior do mundo na época, com 80m de boca de cena — 15 atrações nacionais e 16 internacionais. Originalmente organizado no Rio de Janeiro, o festival ganhou o mundo chegando a Lisboa (Portugal), onde é realizado até hoje, passando por Madrid (Espanha) e Las Vegas (USA). Desde a primeira edição, já gerou mais de 265 mil empregos diretos e indiretos e, apenas na última, em 2022, um impacto econômico de mais de 2 bilhões na cidade do Rio de Janeiro. Também na edição passada, o Rock in Rio foi considerado patrimônio cultural imaterial do estado do Rio de Janeiro. Pelas Cidades do Rock, desde 1985, já passaram mais de 11.6 milhões de visitantes, que assistiram a mais de 4.666 artistas em 141 dias de magia. Dentre os números gigantes do festival, mais de 64 milhões de pessoas alcançadas nas redes sociais apenas em 2022 e mais de 12 milhões de fãs online. Sobre The Town Dos mesmos criadores do Rock in Rio, The Town estreou na grande metrópole no dia 2 de setembro de 2023, e seguiu durante os dias 3, 7, 9 e 10, no Autódromo de Interlagos, em uma área de 360 mil m2, que passou por diversas transformações. O novo festival já se posiciona como um evento de grande relevância, não apenas para a capital paulista, como também para todo o Brasil. Com 500 mil ingressos vendidos, o evento teve mais de 235 horas de música, contou com seis palcos, onde o público pode imergir em novas e inesquecíveis experiências. Com cenografia inspirada em ícones da arquitetura paulistana e apresentando uma diversidade única de ritmo e união de tribos, The Town chegou a São Paulo com apoio, força e empoderamento de gente grande. De acordo com uma pesquisa realizada pela Fundação Getúlio Vargas o impacto econômico foi de R$1.7 bilhão, o maior já visto na capital, além de uma geração de mais de 19 mil empregos diretos. Sobre a Vale A Vale é uma mineradora global que existe para melhorar a vida e transformar o futuro juntos. Uma das maiores produtoras mundiais de minério de ferro e níquel e importante produtora de cobre, a Vale tem sede no Brasil e atuação global. Suas operações compreendem sistemas logísticos integrados, incluindo aproximadamente 2.000 quilômetros de ferrovias, terminais marítimos e 10 portos distribuídos pelo mundo. A Vale tem as ambições de ser reconhecida pela sociedade como referência em segurança, a melhor operadora e a mais confiável, uma organização orientada aos talentos, líder em mineração sustentável, e referência em criação e compartilhamento de valor.
|
Com peças sob medida da Hector Albertazzi, cantora roubou a cena no festival
Neste domingo (22), Luísa Sonza brilhou em sua apresentação solo e estreia no Palco Mundo, do Rock in Rio. Como de costume, a cantora apostou em uma produção ousada, mas que desta vez, se destacou pela escolha de acessórios vintage e western da marca brasileira Hector Albertazzi.
A grife desenvolveu todas as peças exclusivamente para Luísa, preenchendo o seu look com acessórios da cabeça aos pés. Em banho de Prata Boho, as criações fugiram do óbvio e se apresentaram não só em pulseiras e anéis, como também em um cinto de pelo e em diversas correntes que preencheram sua bota cowboy. Um full look de acessórios.
Em todos os itens, a Hector trouxe elementos de estilo maximalista, rocker, vintage e punk, como pingentes de espada e de cruz, além de uma fivela com um grande brasão. Todos os acessórios uniram o estilo de Luísa ao design autoral e impactante da Hector Albertazzi, trazendo peso e ousadia à performance da cantora.
AKON surpreende no Rock in Rio ao tocar “Casca de Bala”, hit global de Thullio Milionário
Multidão cantou o sucesso durante sua performance no Palco Mundo, neste domingo (22)
Créditos: divulgação /
AKON surpreendeu o público do Rock in Rio ao incluir “Casca de Bala”, o hit global de Thullio Milionário, em sua setlist no Palco Mundo. Durante sua performance na noite deste domingo (22), uma multidão cantou em coro o sucesso que, desde seu lançamento, tem se tornado um fenômeno nas paradas musicais e nas redes sociais com mais de 1.5 bilhão de reproduções pelo mundo todo. A interação do artista com o público elevou a energia do show, destacando ainda mais o impacto crescente de "Casca de Bala" no cenário musical.
"Ver uma lenda como AKON tocando 'Casca de Bala' no Rock in Rio é um sonho realizado. Ainda não caiu a ficha. Meu celular não parava de tocar, todos os meus amigos e familiares estavam ligando para compartilhar a emoção desse momento incrível. Estou muito emocionado e grato por ver nossa música alcançando novos patamares e unindo pessoas de diferentes partes do mundo”, compartilha o natalense, Thullio Milionário.
Essa não foi a primeira vez que uma estrela internacional interage com a música. Durante sua passagem pelo país, os protagonistas do filme "Deadpool e Wolverine", Ryan Reynolds e Hugh Jackman, foram apresentados à música enquanto realizavam uma entrevista e se auto intitularam “Cascas De Bala” um do outro. No Brasil, a canção recebeu o apoio de centenas de celebridades, como Neymar, Endrick, Virgínia Fonseca, Zé Felipe, Maria Braga, Ana Castela, Ivete Sangalo, Rebeca Andrade, Bruno Gagliasso, Mel Maia, Marina Ruy Barbosa, e muitos outros, consolidando ainda mais seu status como um verdadeiro fenômeno.