Camerata Dias Gomes celebra centenário de Janete Clair em concerto inédito no Arte Sesc Flamengo, 8/4, terça-feira

abril 02, 2025

Um dos principais nomes da teledramaturgia brasileira, a escritora Janete Clair (1925-1983) será homenageada no seu centenário com um concerto da Camerata Dias Gomes. A apresentação faz parte da série Música no Museu e será aberta ao público, no dia 8 de abril, às 18h, no Sesc Flamengo. A Camerata Dias Gomes iniciou suas atividades em 2012 para homenagear os 90 anos do dramaturgo que dá nome a orquestra. Criada pela poeta e violoncelista Denise Emmer, filha do casal Dias Gomes e Janete Clair, a Camerata Dias Gomes vem conquistando plateias ao longo dos seus 13 anos de existência com um repertório de clássicos mundiais e brasileiros. Sua formação camerística, dá ênfase aos instrumentos de cordas friccionadas - violinos, violas, violoncelo e contrabaixo, incluindo sopro - flauta e oboé, além do piano e percussão. 

 

A homenagem para Janete Clair apresentará um repertório com músicas e compositores que a escritora apreciava. Obras de Debussy como a icônica "Clair de lune" (música que a representa e remete imediatamente à sua memória e imagem), Villa Lobos, Chiquinha Gonzaga, para citar algumas. Também faz parte da programação um pout pourri (peça musical que corresponde a uma mistura de várias canções) com temas das novelas da autora, como Irmãos Coragem, Selva de Pedra, Coração Alado, O Astro, Pai Herói (“Alouette” composto e interpretado por Denise na trilha da novela) entre outras. Os arranjos são do compositor contemporâneo Alexandre Schubert. 


“A homenagem que me cabe ao centenário de minha mãe é a música...tocar o meu violoncelo na orquestra será a melhor forma de chegar ao seu espírito”, revela Denise. “Dedilhando as notas do Clair de Lune de Debussy e os temas de suas novelas, a memória daquela que foi a maior novelista e a melhor mãe do mundo se reinventará num quadro mágico!”, conclui.

 

Para esta homenagem ao centenário de Janete Clair, a orquestra, sob a regência do maestro Alexandre Rocha, ampliou sua formação camerística para uma quase Sinfonieta, com oito violinos, três violas, quatro violoncelos, dois contrabaixos, piano, flauta, fagote e percussão. Assim, a camerata é composta pelos violinistas Ivan Scheinvar (spalla), Alexandre Schubert, Paulo Azevedo, Arthur Pontes, Luiz Felipe de Oliveira, Ana Gelape, Mariana Machado e Ludmila Plitek; pelos violistas Francisco Pestana, Luiz Audi e Denis Rangel; pelos violoncelistas Denise Emmer, Hudson Lima, Gretel Paganini e Lyliam Moniz; pelos contrabaixos Fábio Silva e Vitor de Lima Troppe; pelo flautista Victor Santos; pelo oboista Pierre Descaves; pelo pianista João Paulo Romeo e o percussionista Tiago Calderano.

 

Camerata Dias Gomes

 

Fundada em 2012 pela violoncelista Denise Emmer para homenagear os 90 anos do dramaturgo Alfredo Dias Gomes, seu pai, a Camerata estreou com ótima receptividade no meio musical, passando a se apresentar em vários espaços culturais ligados a música de câmara, logo integrando o Projeto Musica no Museu.

 

Em 2022, apresentou-se na Academia Brasileira de Letras na cerimônia do centenário do escritor Dias Gomes, junto ao Projeto Música no Museu. Os integrantes são músicos de alta performance que integram orquestras tais como Petrobrás Sinfônica, Orquestra do Theatro Municipal, Orquestra Rio Camerata e Orquestra da Escola Nacional de Música.

 

 

 

SERVIÇO:

 

8/4, terça-feira – Camerata Dias Gomes celebra centenário de Janete Clair

Local: Arte Sesc Flamengo

Horário: 18h

Endereço: Rua Marquês de Abrantes, 99, Flamengo.

Entrada gratuita

Classificação livre



PROGRAMA

 

Regência Alexandre Rocha

 

- W.A.Mozart

Divertimento in D Major K 136

 alegro – andante – presto

 

- Ernesto Nazareth

Apanhei-te cavaquinho

 

- Villa Lobos

O trenzinho do caipira

 

- Astor Piazzolla

Libertango

 

- Ennio Moricone

Cinema Paradiso

 

- Claude Debussy

Clair de Lune

 

Pout pourri novelas de Janete Clair

Arranjo – Alexandre Schubert

Tema Irmãos Coragem (Nonato Buzar- Paulinho Tapajós)

Trilha Selva de Pedra – Rock and Roll Lulluby (B.J. Thomas)

Tema Coração Alado – Noturno (R. Fagner)

Tema O astro – Bijuterias (João Bosco – Aldir Blanc)

Trilha Pai Herói – Allouette (Denise Emmer)

Tema Pecado Capital (Paulinho da Viola)

 





Você poderá gostar também

0 comments

Deixe sua opinião sobre o post: Não esqueça de curtir e compartilhar

snapwidget

Subscribe

//]]>