MON realiza roda de conversa e oficina com a artista Bernadete Amorim para o público 60+

março 02, 2025

A edição de março do programa Arte para Maiores (APM) do Museu Oscar Niemeyer propõe uma roda de conversa e oficina prática com a artista do acervo do MON, Bernadete Amorim. A ação “Entre cheios e vazios, o vaivém da trama” terá dois encontros, nos dias 11 e 12 de março, das 14h às 17h, no Espaço de Oficinas, localizado no subsolo.

 

Os participantes utilizarão as próprias mãos como um tear, entrelaçando fios, cordões de juta, sisal e barbantes, para criar tramas e explorar diferentes padrões, de acordo com as cores e espessuras dos materiais. Assim, a criatividade conduzirá a oficina, por meio da tecelagem, ao se intercalar em múltiplas direções, revela expressões únicas do mundo real.


A participação é gratuita e pessoas com mais de 60 anos não pagam o ingresso do Museu. Porém, é necessária a inscrição antecipada e que deve ser feita pelo formulário, clique aqui.

 

APM

O premiado Arte para Maiores, oferecido pelo MON desde 2014, é um programa educativo que proporciona ao público maior de 60 anos a sensibilização para a arte e pela arte. A ação promove encontros presenciais e virtuais, visitas mediadas em sala expositiva, atividades de experiência artística e dinâmicas de integração.

 

Sobre a convidada

Bernadete Amorim (Belo Horizonte – MG, 1955) ingressou em 1976 no curso de Educação Artística, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), e em 2004, especializou-se em História da Arte do século XX na Escola de Música e Belas Artes do Paraná (EMBAP). Em 2002, foi convidada para o Programa de Residência de Artistas Contemporâneos, em Faxinal do Céu-PR. A artista ministrou oficinas e conduziu conversas sobre seu trabalho no MuMA, no MON, no Museu Guido Viaro, entre outros. Participa de diversos projetos artísticos, exposições coletivas e individuais, dentro e fora do estado. Em 2023, lançou “Entremeios Correspondências e Poemas" de André L. Visinoni”, uma conversa entre as duas produções, visual e literária. Atualmente, faz parte da organização do Laboratório D. (laboratório de desenho), uma ação conjunta com outros artistas de Curitiba, em seu ateliê.

 

SOBRE O MON

O Museu Oscar Niemeyer (MON) é patrimônio estatal vinculado à Secretaria de Estado da Cultura. A instituição abriga referenciais importantes da produção artística nacional e internacional nas áreas de artes visuais, arquitetura e design, além de grandiosas coleções asiática e africana. No total, o acervo conta com aproximadamente 14 mil obras de arte, abrigadas em um espaço superior a 35 mil metros quadrados de área construída, o que torna o MON o maior museu de arte da América Latina.

 

Serviço:

Arte para Maiores – “Entre cheios e vazios, o vaivém da trama: oficina com Bernadete Amorim”

Roda de conversa e oficina

11 e 18 de março

Das 14h às 17h

Espaço de Oficinas | Subsolo do MON

 

Link para inscrição: https://bit.ly/APMMarço2025

 

Museu Oscar Niemeyer

www.museuoscarniemeyer.org.br




Você poderá gostar também

0 comments

Deixe sua opinião sobre o post: Não esqueça de curtir e compartilhar

snapwidget

Subscribe

//]]>