Live aborda a contribuição de Mário de Andrade para a educação, cultura e saúde
outubro 14, 2024
Educativos das Casas Museus Ema Klabin e Eva Klabin convidam o gestor cultural Marcelo Tápia para falar sobre a Casa Mário de Andrade e a atuação do escritor modernista
Biblioteca da Casa Museu Ema Klabin. Foto: Nelson Kon
As Casas Museus Ema Klabin, em São Paulo, e Eva Klabin, no Rio de Janeiro, realizam o quinto encontro da série de lives Bate-papo em casa: tipologia casa museu, que reúne pesquisadores e os setores de educação de casas museus brasileiras para discutir as particularidades dessa tipologia de museu. O próximo encontro online será no dia 25 de outubro, das 15h às 16h, com a participação de Marcelo Tápia, gestor cultural e ex-diretor da Casa Mário de Andrade, para falar sobre a atuação do poeta e escritor Mário de Andrade na pesquisa e preservação da cultura brasileira, bem como os processos de musealização da sua casa e de difusão da sua obra. O bate-papo será transmitido ao vivo pelocanal da Casa Museu Ema Klabin no YouTube
Sobre a Casa Mário de Andrade
A casa onde Mário de Andrade viveu boa parte da vida, na região da Barra Funda, em São Paulo, agora chamada de Casa Mário de Andrade, abriga uma exposição permanente, aberta à visitação, com objetos pessoais do modernista, além de documentos de imagem e áudio relacionados à sua trajetória. O museu também realiza uma intensa programação de atividades culturais e educativas.
Esta atividade tem patrocínio da Marsh McLennan. A casa museu conta ainda com apoio da Klabin S. A.
Sobre a série de lives
A série de lives Bate-papo em casa: tipologia casa museu apresenta casas museus brasileiras, e os mediadores trazem reflexões sobre esse tipo de museu: um espaço íntimo e privado, destinado à moradia de colecionadores, artistas, escritores, que se tornaram públicos ao serem transformados em espaços de visitação.
A série teve início em março de 2024, sempre com mediação dos setores de educação da Casa Museu Ema Klabin e da Casa Museu Eva Klabin, e contou com as presenças do pesquisador António Ponte, diretor do Museu Nacional de Soares dos Reis (Porto, Portugal), além dos setores de educação da Casa Roberto Marinho (RJ), Museu Carlos e Margarida Costa Pinto (BA), Casa Museu Magdalena e Gilberto Freyre(PE), Casa Mário de Andrade (SP), Casa das Rosas (SP), Casa Guilherme de Almeida (SP) e Museu de Favela (MUF-RJ).
Serviço
Live Bate-papo em casa: Tipologia casa museu
A contribuição de Mário de Andrade para educação, cultura e saúde - com Marcelo Tápia
A residência onde viveu Ema Klabin de 1961 a 1994 é uma das poucas casas museus de colecionador no Brasil com ambientes preservados. A Coleção Ema Klabin inclui pinturas do russo Marc Chagall e do holandês Frans Post, obras do modernismo brasileiro, como de Tarsila do Amaral e Candido Portinari, além de artes decorativas, peças arqueológicas e livros raros, reunindo variadas culturas em um arco temporal de 35 séculos.
A Casa Museu Ema Klabin é uma fundação cultural sem fins lucrativos, de utilidade pública, criada para salvaguardar, estudar e divulgar a coleção, a residência e a memória de Ema Klabin, visando à promoção de atividades de caráter cultural, educacional e social, inspiradas pela sua atuação em vida, de forma a construir, em conjunto com o público mais amplo possível, um ambiente de fruição, diálogo e reflexão.
A programação cultural da casa museu decorre da coleção e da personalidade da empresária Ema Klabin, que teve uma significativa atuação nas manifestações e instituições culturais da cidade de São Paulo, especialmente nas áreas de música e arte. Além de receber a visitação do público, a Casa Museu Ema Klabin realiza exposições temporárias, séries de arte contemporânea, cursos, palestras e oficinas, bem como apresentações de música, dança e teatro.
O jardim da casa museu foi projetado por Roberto Burle Marx e a decoração foi criada por Terri Della Stufa.
*Como em todos os nossos eventos gratuitos, convidamos quem aprecia a Casa Museu Ema Klabin e pode contribuir para a manutenção das nossas atividades a nos apoiar com uma doação voluntária via pix: 51204196000177.
Escritora, autora da duologia "A Princesa e o Viking" disponível na Amazon. Advogada e designer de moda. Desde 2008 é blogueira. A longa trajetória já teve diversas fases, iniciando como Fritando Ovo e desde 2018 rebatizado como Leoa Ruiva, agora o blog atinge maturidade profissional, com conteúdo inovador e diferenciado. Bem vindos!
0 comments
Deixe sua opinião sobre o post: Não esqueça de curtir e compartilhar