Cia. Casca de Noz traz espetáculode acrobacias, malabarismos e percussão
outubro 21, 2024
PaTunTs, um espetáculo circense híbrido que transcende a técnica e celebra o coletivo, tem sessões gratuitas em São Paulo. Por meio de uma narrativa fluida, as cenas do novo espetáculo da Cia se conectam de forma energética, espacial ou musical, atravessando um cenário abstrato móvel que impulsiona as construções e dinâmicas cênicas
A Cia. Casca de Noz apresenta Patunts, um espetáculo circense que explora a relação entre percussão e movimento de forma colaborativa. Três intérpretes percorrem por um cenário abstrato de madeira, criando sons a partir dos objetos que manipulam. À medida que esses sons emergem, malabarismos, acrobacias e dança moldam os personagens e configuram suas ações, guiados pela exploração do som e do espaço.
As apresentações gratuitas de Patunts ocorrem nos dias 5 de novembro, às 10h e 15h, no CEU Freguesia do Ó; 12 de novembro, às 10h e 14h, no Centro Cultural Santo Amaro; e no dia 8 de dezembro, na LonaMiss Jujuba no Teatro Flávio Império, às 16h. Além dessas datas, o espetáculo entra em temporada no Teatro Cacilda Becker de 2 a 24 de novembro, sempre aos sábados e domingos, às 16h.
Com direção de Tássio Folli, em cena estão Ju Lazzari, Luka Ianchity e Denão. O espetáculo possui 45 minutos de duração e combina acrobacias, malabares e dança em movimentos que surgem das interações com os objetos do cenário. A cada nova técnica circense, os artistas alternam o protagonismo, criando variações de ritmo que oscilam entre desafios físicos e interações.
A intérprete Ju Lazzari fala sobre a colaboração no espetáculo: “O processo permitiu que, ao longo da jornada, a singularidade de cada um se revelasse, enfatizando o aspecto colaborativo da criação.”
Com cenário abstrato em madeira e técnicas de linguagem circense, as constantes construções cênicas evidenciam as habilidades dos intérpretes e fortalecem a colaboração entre eles.
“Foi desafiador equilibrar uma abordagem humana e colaborativa com a exigência física e técnica das performances. Tivemos que encontrar uma forma de permitir que as técnicas circenses surgissem como necessidade, e não como demonstração de virtuosidade.”, reflete Luka Ianchity.
O cenário abstrato adiciona um elemento visual que permite, por meio da percussão, gerar sonoridades que interagem com a energia dos intérpretes. Os elementos de malabares são usados de forma criativa, permitindo que os artistas explorem suas habilidades de malabarismo. Todo o espetáculo promove uma sensação de colaboração e troca, onde os intérpretes se comunicam por meio da música, do ritmo, da acrobacia e da dança.
“O espetáculo não segue a fórmula clássica de circo, onde um apresentador guia uma sequência de números de diferentes artistas. É um espetáculo que segue uma linha narrativa continuada, onde cada cena se entrelaça com a próxima, seja por uma relação energética, espacial ou musical. As imagens e dinâmicas criadas não se apresentam de forma clara e objetiva, elas permitem que a subjetividade de cada espectador preencha esses espaços abertos.”, pontua o diretor Tássio Folli..
Outro destaque fica por conta do número de arremesso de facas, onde o espetáculo subverte as questões de gênero. Em cena, Ju Lazzari e Luka Ianchity utilizam da técnica de arremessar facas juntos, inspirados pelo som gerado pela faca batendo na madeira. A cena transgride a linguagem tradicional do circo e reforça a parceria da dupla e a musicalidade dos movimentos.
“Cada cena gera a necessidade do uso das técnicas de circo não apenas como forma de demonstração de habilidade, mas também como uma forma de resolução de situações e uma ferramenta de expressão dos universos pessoais de cada um dos intérpretes. Patunts é um espetáculo híbrido que permeia o circo, a dança e a percussão, sempre colocando o senso coletivo em primeiro lugar”, conclui Tássio Folli.
Ficha Técnica:
Concepção: Cia. Casca de Noz. Intérpretes criadores: Ju Lazzari, Luka Ianchity e Denão. Direção: Tássio Folli. Trilha original: Dani Siqueira. Figurino: Marian Del Castillo. Cenário: Alexandre Lopes e Dodô Giovanetti. Preparação de elenco: Ronaldo Crispim, Wesley Peixinho, Artur Faleiros, Veronica Garcia e Kiki Milani.
Serviço:
Teatro Cacilda Becker
Classificação: Livre.
Temporada: De 2 a 24 de novembro, sábados e domingos, às 16h
Endereço: R. Tito, 295 - Lapa , São Paulo - SP, 05051-000
Escritora, autora da duologia "A Princesa e o Viking" disponível na Amazon. Advogada e designer de moda. Desde 2008 é blogueira. A longa trajetória já teve diversas fases, iniciando como Fritando Ovo e desde 2018 rebatizado como Leoa Ruiva, agora o blog atinge maturidade profissional, com conteúdo inovador e diferenciado. Bem vindos!
0 comments
Deixe sua opinião sobre o post: Não esqueça de curtir e compartilhar