54º Exposição de Arte Koguei do Bunkyo acontece até 03 de novembro em SP
outubro 21, 2024
Um espetáculo de criatividade, arte e vida, apresentando mais de 355 trabalhos primorosos em cerâmica, madeira, metal, oshibana, papel, têxtil e vidro. O Bunkyo (Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social) realiza a 54ª Exposição de Arte Koguei, que começou no dia 20 de outubro e vai até 03 de novembro, no Espaço Cultural da entidade (Rua Galvão Bueno, 596, Liberdade, São Paulo/SP).
Neste ano, será homenageada a a incansável pesquisadora da técnica de tingimento natural em tecidos, Hisako Kawakami. A artista formou-se em pintura a óleo pela Faculdade de Belas Artes Femininas e especializou-se em tingimento pelo Instituto de Tintura de Setagaya, ambos em Tóquio no Japão. Ela foi uma das pioneiras da 1ª Exposição de Arte Koguei realizada no Bunkyo em 1968, comemorando os 60 anos da imigração japonesa no Brasil.
A homenageada da 54ª Exposição de Arte Koguei, Hisako Kawakami, especialista em tingimento natural de tecidos
Além da exposição, os visitantes poderão participar das palestras de cerâmica e papel artesanal e oficinas de impressão botânica, marchetaria, oshibana, shippo-yaki e washi-ê.
A 54ª edição da Exposição de Arte Koguei Bunkyo “marca o retorno desta exposição, depois de passar por inúmeros formatos e denominações”, relata a ceramista Olga Ishida, presidente da Comissão de Arte Koguei, que propõe criar um ambiente único de convivência entre diferentes formas de arte.
Em 2024, de 194 inscrições recebidas, totalizando 498 obras, foram selecionadas 152 artistas, para participar da exposição com 355 obras. Para a seleção, foram convidados os renomados artistas Kamori, Kenjiro Ikoma, Lucrécia Couso, Marcelo Tokai e Sonia Bogaz para compor a Comissão de Jurados.
A Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social – Bunkyo foi fundada em 17 de dezembro de 1955, com o objetivo de representar a comunidade nipo-brasileira e promover a preservação e divulgação da cultura japonesa no Brasil e da brasileira no Japão. É uma entidade sem fins lucrativos, mantida por voluntários, responsável pela manutenção do Pavilhão Japonês do Parque do Ibirapuera, Museu Histórico da Imigração Japonesa no Brasil e o Parque Bunkyo Kokushikan. Saiba mais em www.bunkyo.org.br.
“Tatu do Bem – Raku”, cerâmica, de Ale Rabin – TATUdoBEM – @dobemtatu
“Escute”, têxtil, de Adriana Bragotto – @dribragotto
Escritora, autora da duologia "A Princesa e o Viking" disponível na Amazon. Advogada e designer de moda. Desde 2008 é blogueira. A longa trajetória já teve diversas fases, iniciando como Fritando Ovo e desde 2018 rebatizado como Leoa Ruiva, agora o blog atinge maturidade profissional, com conteúdo inovador e diferenciado. Bem vindos!
0 comentários
Deixe sua opinião sobre o post: Não esqueça de curtir e compartilhar