O À La Carte em setembro

setembro 05, 2024


Mais dois longas com a estrela Sophia Loren, filme com Juliette Binoche e nova série italiana, são os destaques desse mês

ESTREIA 05 DE SETEMBRO


O Senhor das Formigas (Il signore delle formiche)

Itália, 2022, Biografia, 134 min, 14 anos

Direção: Gianni Amelio

Elenco: Luigi Lo Cascio; Elio Germano; Sara Serraiocco

Sinopse: O poeta, dramaturgo e diretor italiano Aldo Braibanti é preso em 1968 sob uma lei que criminaliza o aliciamento. O informante é o pai de seu companheiro.

Curiosidades: Filme selecionado para a competição oficial do 79º Festival Internacional de Cinema de Veneza. O ator Leonardo Maltese, que interpreta Ettore Tagliaferri, foi protagonista de "O Sequestro do Papa", de Marco Bellocchio, interpretando o jovem padre Edgardo Mortara. Filme coproduzido pela Kavac Film, empresa fundada pelo diretor Marco Bellocchio. As cenas da prisão foram filmadas na antiga penitenciária de Velletri, em Roma, reaberta anos depois de ter sido fechada para filmagens.


Tia Danielle - Perversa e Perigosa (TATIE DANIELLE)

França, 1990, Comédia, 107 min, 16 anos

Direção: Etienne Chatiliez

Elenco: Tsilla Chelton; Catherine Jacob; Isabelle Nanty

Sinopse: Nesta comédia mordaz, tia Danielle é uma velha rabugenta, exigente e manipuladora que vive para ser servida e atormentar metodicamente todos à sua volta. Quando ela se muda para a casa de seu sobrinho-neto, não demora muito para que toda a família perceba que acolher aquele demônio foi um grande erro.

Curiosidades: Para este seu segundo filme, o diretor Étienne Chatiliez levou boa parte da equipe de seu primeiro filme, "Life Is a Long Quiet River" (1988), incluindo não apenas Charles Gassot como produtor e Florence Quentin como co-roteirista, mas também uma série de atores: Catherine Jacob, Patrick Bouchitey, André Wilms e Christine Pignet. A atriz que interpreta o papel-título Tsilla Chelton, iniciou sua carreira atraída pelo teatro, o que a levou a atuar na trupe do grande ator e mímico francês Marcel Marceau.


Bela e Canalha (Peccato che sia una canaglia)

Itália, 1954, Comédia/Romance, 97 min, 14 anos

Direção: Alessandre Blasetti

Elenco: Sophia Loren, Vittorio de Sica e Marcelo Mastroianni

Sinopse: Quando a jovem e atraente Lina Stroppiani, uma ladra como o resto da família, tenta roubar o táxi de Paolo, junto com dois cúmplices, ela não imagina que isso terá consequências muito inesperadas.

Curiosidades: Este foi oficialmente o primeiro filme com atuação da dupla Marcello Mastroianni e Sophia Loren. Este foi o segundo filme de Sophia Loren atuando com Vittorio De Sica (o primeiro foi "O Ouro de Nápoles"). Quando fez este filme, Sophia Loren tinha acabado de completar 20 anos e já era "a mulher mais bonita do mundo". No projeto inicial do filme, Gina Lollobrigida deveria fazer o papel principal, mas depois que ela recusou o convite, Sophia foi escolhida. Roteiro inspirado numa história de Alberto Moravia.


ESTREIAS 12 DE SETEMBRO


O Marido da Cabeleireira (LE MARI DE LA COIFFEUSE)

França, 1990, Comédia, Drama, 82 min, 16 anos

Direção: Patrice Leconte

Elenco: Jean Rochefort; Anna Galiena; Roland Bertin

Sinopse: Antoine, um homem de meia-idade, sempre teve uma queda por cabeleireiras. Ao conhecer a sensual Mathilde, se casa com ela, tornando-se cada vez mais obcecado pela moça com quem pratica seus jogos de sedução. Uma noite, porém, Mathilde toma uma atitude drástica.

Curiosidades: Filme indicado a 7 Prêmios César (o mais importante do cinema francês) e um BAFTA. A italiana Anna Galiena, a atriz protagonista, fala italiano, inglês, espanhol e francês. Na segunda metade dos anos setenta, Anna Galiena foi estudar atuação em Nova York, onde em 1978 estreou como Julieta na tragédia "Romeu e Julieta".


O Paraíso (EL PARAÍSO)

Espanha e Itália, 2023, Drama, 106 min, 16 anos

Direção: Enrico María Artale

Elenco: Margarita Rosa de Francisco; Maria do Rosário; Matea Milinkovic

Sinopse: Através de noites de dança de salsa e merengue e ganhos  trabalhando para um traficante de drogas local, Julio Cesar e sua mãe lutam para manter seu estilo de vida. A chegada de Ines, uma jovem e atraente mula colombiana do tráfico, ameaça perturbar a sua frágil estabilidade.

Curiosidades: Filme apresentado na mostra Horizontes do Festival de Veneza 2023. Segundo longa-metragem dirigido por Enrico Maria Artale.


Duas Mulheres, Dois Destinos (Young Man with a Horn)

EUA, 1950, Romance, Drama, 112 min, 14 anos

Direção: Michael Curtiz

Elenco: Lauren Bacall, Kirk Douglas e Doris Day

Sinopse: Rick Martin é um jovem sem rumo na vida, até descobrir seu talento como trompetista. O ícone Art Hazzard decide ser seu mentor, e então Martin se torna obcecado pelo jazz e o coloca acima de tudo. Logo ele passa a tocar nos bares mais badalados, mas sua paixão e teimosia entram em conflito, o que o afasta de algumas pessoas.

Curiosidades: Filme de Michael Curtiz, o mesmo diretor do clássico "Casablanca" (1942). Os licks de trompete de Kirk Douglas foram executados pelo grande músico Harry James , que também ensinou a Douglas a digitação correta do instrumento. O filme contém uma referência à homossexualidade: a personagem Amy (Lauren Bacall) é lésbica, e é por isso que Rick (Kirk Douglas) a abandona, dizendo que ela é "uma garota muito doente". Muitas décadas depois, Bacall disse a um entrevistador da Turner Classic Movies que a referência era tão sutil (e ela era tão jovem e ingênua) que ela não entendeu até anos depois que a personagem que ela interpretava era supostamente lésbica. Os três atores principais provaram ser notavelmente longevos: Lauren Bacall faleceu em agosto de 2014, aos 89 anos; Doris Day faleceu em maio de 2019, aos 97 anos: e Kirk Douglas, o último sobrevivente, faleceu em fevereiro de 2020, aos 103 anos.


ESTREIAS 19 DE SETEMBRO


Vida de Família (LA VIE DE FAMILLE)

França, 1985, 95 min, Drama, 16 anos

Direção: Jacques Doillon

Elenco: Sami Frey; Juliette Binoche, Mara Goyet; Juliet Berto

Sinopse: Numa manhã de sábado, Emmanuel tem uma briga doméstica com Natacha, sua enteada adolescente, antes de sair para passar o dia com a própria filha, Elise, fruto de um casamento anterior. Pai e filha improvisam uma viagem juntos, rumo a Madrid.

Curiosidades: Juliette Binoche tinha 21 anos na época da filmagem e esta é a sua quarta atuação no cinema. Filme selecionado para a 33ª edição do Festival de San Sebastian. O roteiro do filme foi escrito por Jean-François Goyet e Jacques Doillon, que já haviam escrito "La Tentation d'Isabelle" juntos, em 1985.


Maoussi (Maoussi)

França, 2023, Comédia, Romance, 75 min, 16 anos

Direção: Charlotte Schiøler

Elenco: Moustapha Mbengue, Charlotte Schioler, Elsa Wolliaston e Paul Hamy

Sinopse: Babette inesperadamente se vê dividindo seu pequeno apartamento parisiense com Edo, um refugiado congolês. Quando Maoussi, um rato de laboratório, aparece, suas vidas são viradas de cabeça para baixo enquanto eles tentam navegar por mal-entendidos culturais e expectativas conflitantes sobre amor e a paternidade.

Curiosidades: A diretora e atriz Charlotte Schioler é parente da escritora dinamarquesa Karen Blixen (1885-1962), autora das obras literárias que inspiraram os filmes "Entre Dois Amores" (1985), estrelado por Meryl Streep e Robert Redford, e "A Festa De Babette" (1987), vencedores do Oscar de Melhor Filme e Melhor Filme Estrangeiro, respectivamente. Em "Maoussi", a personagem interpretada por Charlotte Schioler se chama Babette em homenagem à personagem-título de "A Festa de Babette". O ator senegalês Moustapha Mbengue contracenou com Isabelle Huppert em "Les Gens d'à Côté" (2024), de André Téchiné.


Como Agarrar um Milionário (How to marry a millionaire)

EUA, 1953, Romance, Comédia, 95 min, 16 anos

Direção: Jean Negulesco

Elenco: Lauren Bacall, Marilyn Monroe e Betty Grable

Sinopse: As amigas Schatze Page, Loco Dempsey e Pola Debevoise são três jovens com a ideia fixa de se casarem com um milionário. Elas se mudam para um apartamento caro em Nova Iorque e começam a cortejar a elite da cidade. Elas conhecem muitos homens ricos, mas na sua maioria, eles são golpistas ou estranhos. Uma decisão precisa ser tomada: ter uma vida de luxo ou encontrar o verdadeiro amor.

Curiosidades: Primeiro filme rodado em CinemaScope, recurso de filmagem e projeção que utilizava lentes anamórficas para a captação de filmes em formato widescreen, tecnologia criada pelo então presidente da Fox no ano de 1953. No entanto, “O Manto Sagrado”, que foi concluído depois utilizando a estética CinemaScope, acabou sendo lançado na frente. Em seu livro de memórias de 1979, "By Myself", Lauren Bacall relembrou como era trabalhar com a nova tecnologia: "Como o CinemaScope era um novo experimento para todos, era difícil. Era preciso manter os atores em movimento e não muito próximos, pois a imagem na tela tinha muita largura e menos altura”. Antes de se tornar um grande sucesso em Hollywood, Lauren Bacall trabalhou como modelo por vários anos de sua adolescência enquanto fazia testes para papéis na Broadway. O tipo de modelagem que ela fazia era exatamente o mesmo de sua personagem Sra. Page, vestir roupas e desfilar para clientes. Ao que tudo indica, foi um set feliz, o que pode ter sido uma decepção para aqueles que tinham certeza de que haveria brigas internas entre suas três estrelas glamurosas.


Housewitz (Housewitz)

Holanda, 2021, Documentário, 69 min, 16 anos

Direção: Oeke Hoogendijk

Elenco: Lauren Bacall, Marilyn Monroe e Betty Grable

Sinopse: Lous, mãe do cineasta Oeke Hoogendijk, não sai de casa há décadas. Ela tem um pesadelo recorrente em que não sabe como voltar para casa, assim como no dia em que, quando era judia, foi deportada.Cenas que à primeira vista parecem muito comuns – uma senhora idosa numa sala de estar a ver televisão com o seu gato – desenvolvem-se gradualmente no retrato perturbador de uma mulher astuta que tem de viver todos os dias tendo o Holocausto como companheiro de casa. Até a árvore de Natal, que a deixa feliz como uma criança, ainda a lembra do campo de concentração de Westerbork. Através de suas tragicômicas conversas telefônicas e de uma webcam na sala de estar, Oeke nos aproxima excepcionalmente de sua mãe. Ela se abre completamente para nós, mostrando sua tristeza e também seu senso de humor aguçado. A cineasta mantém esse equilíbrio inteligente graças à edição delicada, intercalando as memórias do acampamento de sua mãe com as alegrias de um programa de viagem na TV e os efeitos calmantes da house music.

Curiosidades: O documentário contém cenas filmadas ao longo de quase 15 anos e foi realizado com base no arquivo particular da mãe da diretora Oeke Hoogendijk, surgido após a morte dela. Lous Hoogendijk-de Jong, a mulher retratada no filme, mãe da diretora, nasceu em 1926 e viveu de perto os horrores da Segunda Guerra Mundial.


ESTREIAS 26 DE SETEMBRO


Tempestade de Verão (Summer storm)

EUA, 1944, 106 min, Romance, Filme noir, 14 anos

Direção: Douglas Sirk

Elenco: Linda Darnell, George Sanders e Anna Lee

Sinopse: Uma camponesa atraente seduz um aristocrata cínico para longe de sua noiva insossa, e isso culmina em consequências trágicas.

Curiosidades: Roteiro adaptado do romance "Um Acidente de Caça", de Anton Chekhov, cuja versão soviética, de 1978, filmada pelo diretor Emil Loteanu, encontra-se disponível no À La Carte. O crédito de roteiro "Michael O'Hara" é um pseudônimo do diretor Douglas Sirk, que escolheu o nome porque quando começou a trabalhar no filme ele tinha acabado de ler "Appointment in Samarra", de John O'Hara. George Sanders, o ator principal, nasceu na Rússia em 1906 e partiu com sua família em 1917, durante a Revolução Russa.


Confusões à Italiana (Miseria e nobiltà)

Itália, 1954, Comédia, 94 min, 14 anos

Direção: Mario Mattoli

Elenco: Toto e Sophia Loren

Sinopse: Esta comédia conta a história das famílias humildes de Felice Pasquale e de um colega seu, que são contratados por um marquês que quer se casar com a filha de um cozinheiro rico, mas simples, então eles se passam por aristocratas.

Curiosidades: Versão cinematográfica de uma peça de 1888, de Edoardo Scarpetta, que já havia sido adaptada para o cinema em um filme mudo de 1914.A atriz Valeria Moriconi (que interpreta Pupella) declarou em uma entrevista que a cena do espaguete foi totalmente improvisada e, além disso, Totó colocou no bolso uma "espiral" (dispositivo quente colocado na comida para fazê-la esfumaçar e parecer bem quente) e a cena teve que ser interrompida porque o paletó dele pegou fogo. Na vida real, o ator Totó era obcecado por nobreza. Adotado por um marquês, ele travou uma longa batalha legal para encontrar sua verdadeira família paterna, reconhecida como nobre (um ramo empobrecido da antiga família De Curtis). Em 1946, foi dada a ele uma impressionante série de títulos, incluindo Príncipe, Duque e Conde, embora as controvérsias sobre a veracidade deles tenham durado anos.


Histórias de Muranow (Muranow)

Israel, 2021, Documentário, 71 min, 16 anos

Direção: Chen Shelach

Sinopse: O bairro de Muranow, em Varsóvia, era um centro judaico importante e próspero. Durante a Segunda Guerra Mundial, o bairro foi transformado no “Gueto de Varsóvia”. Quando a guerra terminou, o bairro foi reconstruído com os escombros da sua própria destruição. Hoje, milhares de polacos vivem no verde e espaçoso bairro de Muranow, mas o seu passado sombrio continua a assombrá-lo. Residentes poloneses afirmam que fantasmas judeus vivem na vizinhança. Dizem que à noite sacodem a poeira e as cinzas que os cobrem e vagam pelas ruas onde viveram. Outros moradores acham que os fantasmas são uma metáfora para a vida, a cultura e as memórias do povo judeu enterrado sob o solo.

Curiosidades: "Histórias de Muranow" foi escrito, dirigido e editado pelo cineasta israelense Chen Shelach. A filmografia dele inclui o documentário "Partner with the Enemy", que foi exibido no Rutgers Jewish Film Festival em 2016, sobre uma mulher israelense e palestina que unem forças para construir um negócio; e "Praise the Lard", um documentário de 2016 sobre a indústria de carne suína em Israel.


Antes do Inverno (AVANT L’HIVER)

França, 2013, 103 min, Drama, 14 anos

Direção: Philippe Claudel

Elenco: Daniel Auteuil; Kristin Scott Thomas; Leïla Bekhti

Sinopse: Lucie presume que seu marido Paul - um neurocirurgião mais velho - tem um caso. Na verdade, Paul tem se comportado de maneira estranha ultimamente, mas a verdade por trás disso é bem mais sombria e complicada.

Curiosidades: Inicialmente, o filme seria rodado na região de Metz, na Lorena, região natal do diretor. O prometido financiamento de 122 mil euros, no entanto, não foram pagos, o que levou a produção a migrar para o vizinho Luxemburgo. O diretor francês Philippe Claudel é também escritor, ensaísta e roteirista, além de atuar como professor de Literatura na Universidade de Nancy. Philippe Claudel já havia dirigido Kristin Scott Thomas no filme "Há Tanto Tempo que Te Amo", de 2008. 


O Mestre da Música (LE MAITRE DE MUSIQUE)

França/ Bélgica, 1988, Drama, Música, 90 min, 16 anos

Direção: Gerard Corbiau

Elenco: José van Dam; Anne Roussel; Philippe Volter

Sinopse: No século XIX, em Besançon, ocorreu o julgamento de Julien Sorel, acusado de tentativa de homicídio de Madame de Rénal, de quem foi amante. Enquanto aguarda o veredicto, Julien revive seu passado: filho de um carpinteiro, seu desejo de ascensão social o leva a se tornar tutor dos filhos de Monsieur de Rénal. Após seduzir a esposa dele, Julien se afasta da família para acabar com os boatos e se apaixona por Mathilde, filha do Marquês de la Mole. Madame de Rénal, consumida pelo remorso e pelo ciúme, envia uma carta de confissão ao Marquês para revelar o caso que viveu com seu futuro genro.

Curiosidades: Roteiro adaptado de uma obra do escritor francês Stendhal(1783-1842). O diretor Claude Autant-Lara queria Marlon Brando para o papel principal do filme, e chegou a pagar passagem para o ator encontrá-lo em Paris, mas como os planos para o filme foram adiados, Brando não conseguiu assumir o compromisso e o francês Gérard Philipe entrou em seu lugar. Houve, ainda, um plano engavetado, em 1949, que seria uma adaptação desse mesmo romance de Stendhal feita pelo escritor Norman Mailer, para uma produção hollywoodiana estrelada por Montgomery Clift interpretando Julien Sorel. Este filme marca a estreia da atriz Elsa Martinelli (não creditada).


PROGRAMAÇÃO ESPECIAL: SÉRIES


05.09 | Caçando Mariposas - 1ª temporada, episódio 6

Polônia, 2023, 46 min, História, Drama, 16 anos

Direção: Michal Rogalski

Elenco: Sonia Mietielica; Monika Krzywkowska; Daria Polunina

Sinopse: Yvette testemunha a morte de Amelie. Szlimakowska, temendo por outras prostitutas, não permite que elas voltem para casa. Marcel se encontra com Szczerb. Ele deveria trazer explosivos do porto.


12.09 | Caçando Mariposas - 1ª temporada, episódio 7

Polônia, 2023, 46 min, História, Drama, 16 anos

Direção: Michal Rogalski

Elenco: Sonia Mietielica; Monika Krzywkowska; Daria Polunina

Sinopse: Yvette e Marcel conseguem chegar ao covil do Homem Negro, libertar Hana e dar às outras garotas a oportunidade de escapar. Ao mesmo tempo, graças ao passe obtido por Szlimakowska e Jurina, cargas são trazidas para a cidade para serem utilizadas no ataque ao quartel-general da Okhrana. Porém, uma briga começa nos arredores da cidade, protegendo a carga e um homem é atingido por um tiro. Jurin, que chega ao local, liga os pontos. Embora tenha ordens para não intervir durante os pogroms, ninguém o proibiu de perseguir os conspiradores.


19.09 | Love Club - 1ª temporada, episódio 1

Italia, 2023, 30 min, Drama, 16 anos

Direção: Mario Piredda

Elenco: Paola Calliari; Ester Pantano; Veronique Charlotte

Sinopse: Para Luz o Clube do Amor foi amor à primeira vista. Além do seu lugar no mundo, no clube também encontrou Roberta, que, um ano depois, gostaria de ser sua companheira exclusiva. No entanto, a Luz não consegue assumir esta responsabilidade. Somente a decepção do sexo fácil e um sério problema financeiro no clube a forçarão a enfrentar seus medos.


26.09 | Love Club - 1ª temporada, episódio 2

Italia, 2023, 30 min, Drama, 16 anos

Direção: Mario Piredda

Elenco: Nora Stassi, Luciano Curreli, Piero Marcialis, Michele Atzori, Rose Aste

Sinopse: Timothy, um ex-DJ underground de sucesso, deixa o Love Club, onde cometeu o erro que encerrou sua carreira. Preso a um ataque de pânico, ele é salvo por David, um garoto gentil que o ajuda a superar o momento. No entanto, o encontro com David o colocará frente a frente com seu maior problema: sua incapacidade de manter sob controle o transtorno limítrofe que o caracteriza.



Sobre o À LA CARTE 

À LA CARTE é um streaming de filmes pensado para quem ama cinema de verdade. Seu catálogo inclui filmes de todos os cantos do mundo e de todas as épocas: contemporâneos, clássicos, cults, obras de grandes diretores, super premiados e principalmente aqueles que merecem ser revistos e que tocam o coração dos cinéfilos. Outros diferenciais do À LA CARTE são as séries e as mostras de cinema, como os especiais dedicados à cinematografia francesa, italiana, coreana, japonesa, espanhola, holandesa, suíça,  da Macedônia do Norte e da Geórgia! 


Serviço:

Planos de assinatura com acesso a todos os filmes do catálogo em 2 dispositivos simultaneamente. 

Valor assinatura mensal: R$ 12,90 | Valor assinatura anual: R$ 141,00

Super Lançamentos: Com valores variados, a sessão ‘super lançamentos’ traz os filmes disponíveis no cardápio para aluguel por 72hs.

Para se cadastrar acesse: www.belasartesalacarte.com.br e clique em ASSINE.

Ou vá direto para a página de cadastro:

https://www.belasartesalacarte.com.br/#/assine

Aplicativos disponíveis para Android, Android TV, IPhone, Apple TV e Roku. Baixe Belas Artes À LA CARTE na Google Play ou App Store.




Você poderá gostar também

0 comentários

Deixe sua opinião sobre o post: Não esqueça de curtir e compartilhar

snapwidget

Subscribe

//]]>