Conhecido por suas infinitas e criativas improvisações vocais, Edu Sattajah traz à tona suas mais profundas sensações e experiências musicais no show Bang!Zoom, do cantor internacionalmente premiado Bobby Mcferrin, dia 12 de novembro, no Blue Note em São Paulo. O show apresenta o álbum na íntegra em versões exclusivas que exploram as diversas possibilidades vocais, transitando entre o jazz e o pop.
Edu Sattajah teve seu primeiro contato com “Circlesongs”, termo cunhado por Bobby Mcferrin que caracteriza a criação de texturas vocais coletivas e improvisadas, ao observar o filho ainda pequeno, aos 4 anos, brincar de inventar e criar melodias vocais de forma espontânea e livre, e a partir daquele momento, afirmar para si mesmo “é isso que eu quero fazer na música, na minha vida”.
Dali em diante, Edu realizou estudos e pesquisas no assunto, no qual teve a oportunidade de participar da semana de Circlesongs e Improvisação Vocal no Omega Institute, em Nova York (2019) e em São Francisco, Califórnia (2022), ao lado do próprio Bobby Mcferrin. Nesse mesmo ano, Edu e pouco mais de 180 participantes enfrentaram o grande desafio promovido por Bobby de cantar durante 24 horas ininterruptas. “Eu quis fazer essas 24 horas, fiz 23 horas e 45 minutos, só parei para comer e ir ao banheiro duas vezes nesses 15 minutos. Não senti fome, só enchia a garrafa e tomava água, minha voz não se cansou, eu estava preparado psicologicamente”, afirma Edu.
Mesmo revigorado e imerso em transe musical durante as repetições de trechos melódicos vocais, semelhantes a mantras, ele explica: “Acho que foi a experiência mais espiritual na música que eu já participei na vida, na qual acessei coisas dentro de mim com o som que eu nunca havia sentido. Sensações como perda de espaço e tempo, de me sentir fora do corpo, realmente mexe por dentro. Não sabia que horas eram, cantava e achava que tinham se passado 20 minutos e na verdade tinham sido 4 horas”.
Vale destacar como resultado desses anos de imersão e experiências musicais ao lado de Bobby, o último álbum de Edu Sattajah, “Native Soul Man”, lançado em 2021, no qual traz ambientalizações sonoras criadas por meio dos arranjos vocais e instrumentais, misturando-se aos contrapontos vocais que lembram canções antigas, ancestrais, nos conduzindo a introspecção, característica sugerida à humanidade durante o período pandêmico no qual o disco foi gravado.
O álbum Bang!Zoom, que completa 30 anos em 2025, foi lançado pelo Selo Blue Note Records e mistura levadas de jazz contemporâneo com improvisações vocais e participações de grandes músicos brasileiros e internacionais, como o percussionista Paulinho da Costa (Michael Jackson, Bob Dylan), a banda de jazz fusion Yellowjackets, o naipe de metais do The Tower Of Power e guitarras de Paul Jackson Jr.
No repertório do show, além do disco na íntegra, Edu Sattajah faz interações vocais com a plateia, tornando cada apresentação exclusiva e única, acompanhado de músicos como Marco De Vita (piano), Serginho Carvalho (baixo), Ivan Castro (bateria), Raphael Coelho (percussão), Stanley Wagner (guitarra) e Marcelo Freitas (saxofone).
Repertório:
1. Bang!Zoom
2. Remembrance
3. Friends
4. Improvisação 1
5. Freedom Is A Voice
6. Improvisação 2
7. Heaven’s Design
8. My Better Half
9. Kids’Toys
10. Improvisação 3
Sobre Edu Sattajah
Eduardo José Limongi, mais conhecido como Edu SattaJah, é contrabaixista, cantor, produtor musical e arte-educador paulistano há 20 anos. Filho de mãe cantora, SattaJah cresceu em um ambiente musical no qual despertou suas habilidades e dons desde muito novo. Iniciou seus estudos de canto, piano, flauta, contrabaixo acústico e elétrico no CLAM (Centro Livre de Aprendizagem Musical), escola criada pelo grupo ZimboTrio.
É fundador e idealizador da banda Leões de Israel, uma das principais e mais renomadas bandas de reggae do Brasil e a única convidada a participar do festival Rebel Salute (Jamaica), tendo a oportunidade de excursionar mundo afora e ser uma das principais backing bands de ícones do reggae mundial como Marcia Griffiths, Gregory Isaacs, Max Romeo, The Abyssinians, Horacy Andy, The Skatalites, Clinton Fearon, The Congos, entre outros. É também contrabaixista da banda Groofboogaloo, participando do show de Chico Buarque, em São Paulo (2023).
A versatilidade do contrabaixista, cantor e produtor musical sempre foi sua principal característica, navegando pelos mais variados gêneros, palcos e artistas do jazz, rock, soul, MPB e reggae, notada em seus trabalhos e projetos realizados como o álbum “Balaio de Mim” (2024), da cantora e compositora Sue Cavalcante, no qual produziu e dirigiu musicalmente, contemplado pelo Edital da Cidade da Secretaria Municipal de São Paulo, que mistura ritmos brasileiros como forró, baião, coco e samba. Destaque também do JAHVAN, álbum com canções de Djavan em versões em reggae exclusivas, que contou com a participação de grandes artistas nacionais como Ivete Sangalo, Chico César, Fernanda Abreu, Anelis Assunção, Arnaldo Antunes e Rincon Sapiência.
Sattajah foi também diretor musical do “Reggae in Concert”, espetáculo musical com interpretações de clássicos do reggae pela Orquestra Jazz Sinfônica Brasil e a participação de cantores da cena como Dada Yute, Junior Dread e Tati Portella.
Como arte-educador, ministra cursos de improvisação e criação vocal como o Kantú (2023), contemplado pelo Edital de Culturas Negras da Secretaria Municipal de São Paulo, compartilhando seus conhecimentos adquiridos durante seus estudos de Circlesongs de Bobby McFerrin e Gimme 5 em Nova York e Califórnia.
Com sete discos lançados, SattaJah acumula parcerias de peso como o baterista jamaicano Lincoln Style Scott, Victor Rice, o baterista inglês Horseman, Don Peter Cheq e Marco de Vita em suas produções.
Classificação etária: 18 anos | menores, apenas acompanhados dos pais ou tutores legais, conforme Lei 8.069/90 e Portaria 502 de 2021 do Ministério da Justiça e Segurança Pública.
A Eventim e o Blue Note não se responsabilizam por compras efetuadas em canais não oficiais.
Escritora, autora da duologia "A Princesa e o Viking" disponível na Amazon. Advogada e designer de moda. Desde 2008 é blogueira. A longa trajetória já teve diversas fases, iniciando como Fritando Ovo e desde 2018 rebatizado como Leoa Ruiva, agora o blog atinge maturidade profissional, com conteúdo inovador e diferenciado. Bem vindos!
0 comments
Deixe sua opinião sobre o post: Não esqueça de curtir e compartilhar