Primeiro dia de Shell Eco-marathon Brasil é marcado por treinos e inspeção técnica

agosto 29, 2024


Shell


Nos preparativos para a competição, equipes enfrentam desafios iniciais, enquanto ajustam seus veículos para garantir segurança na pista

Rio de Janeiro, 28 de agosto de 2024 – O primeiro dia de treinos da Shell Eco-marathon Brasil foi agitado para os mais de 500 estudantes vindos de universidades do Brasil e de outros países da América Latina. Entre ajustes e estratégias de desempenho, os jovens mergulharam nos últimos detalhes da inspeção técnica, que acontece até amanhã (29). Quinze equipes já foram aprovadas e estão aptas a partir para a pista, sendo onze na categoria Bateria Elétrica e quatro de Combustão Interna.

Para participar da competição, todos os carros precisam ser aprovados na inspeção técnica, um conjunto de 11 pré-requisitos estabelecidos pelo time internacional de especialistas da Shell. As inspeções asseguram que todos os veículos estejam em conformidade com as normas e regulamentos da competição, garantindo a segurança e a integridade dos projetos. As demais equipes, que ainda não foram aprovadas, possuem até o início da tarde de amanhã para finalizarem os ajustes em seus carros. A competição em si será realizada nos dias 29/08 e 30/08.

Cristiano Pinto da Costa, presidente da Shell Brasil, deu o pontapé inicial no sonho de centenas de jovens: “Vocês estão descobrindo novos caminhos e quem sabe, encontrando soluções que vão mudar o futuro do Brasil e do mundo.”   

Já o Chefe de Operações de Marca da Shell Eco-marathon, Norman Koch, aproveitou para ressaltar a importância da educação e do desenvolvimento dos estudantes. “Muitas universidades possuem projetos de pesquisa e aqui eles conseguem colocá-los em prática. É um evento que faz com que os alunos aprendam a superar obstáculos e entendem mais do que nunca o conceito de trabalho em equipe”, disse.

Koch complementou também o papel fundamental das universidades nas categorias da competição.  “As energias que vão nos impulsionar no futuro são diversas.  A melhor a energia é a que você precisa usar menos. Nós não limitamos quais energias são usadas na Shell Eco-marathon. Ao longo dos 40 anos, tivemos diversos tipos de energia. Se duas equipes nos procurarem e falarem ‘queremos participar com tal energia’, nós vamos lá e a adicionamos a categoria”, conta.

Durante o dia, as equipes realizaram treinos no circuito de provas, ajustando e otimizando seus veículos em busca da máxima eficiência energética. Com as condições climáticas favoráveis, à beira da Baía de Guanabara, os participantes tiveram a oportunidade de ver seus carrinhos em prática e fazer os ajustes necessários para enfrentar o desafio da competição.

A Shell Eco-marathon é um evento global que desafia estudantes a projetar, construir e testar veículos que sejam ao mesmo tempo eficientes e sustentáveis. Com o objetivo de promover a inovação e a conscientização sobre a importância da eficiência energética, a competição é uma plataforma para futuros engenheiros e cientistas demonstrarem suas habilidades e visões para um futuro mais sustentável.

 

Sobre a Shell Eco-marathon

É a competição global da Shell que convoca estudantes universitários para projetar, construir e operar protótipos de veículos com maior eficiência energética do mundo. Ao longo dos últimos 35 anos, o programa tem dado vida à missão da Shell de impulsionar o progresso, fornecendo mais soluções energéticas mais limpas. Tudo em nome da colaboração e da inovação, à medida que as ideias dos estudantes ajudam a moldar um futuro com menos emissões de carbono. Na 7ª edição brasileira, a competição terá três categorias de energia: Combustão Interna (gasolina e etanol), Bateria Elétrica e Hidrogênio.  Para serem avaliados, os veículos passam por inspeção técnica e devem percorrer um circuito com o mínimo de combustível possível. A equipe vencedora será a que fizer a maior distância com a menor quantidade de energia. 

Neste ano, a 7ª edição da Shell Eco-marathon Brasil vai reunir cerca de 500 estudantes de várias regiões do Brasil e de países como Bolívia, Colômbia, México e Peru. Na edição de 2023, as equipes Drop Team (categoria combustão interna), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Erechim e a ARMAC Milhagem UFMG Elétrico (categoria bateria elétrica), da Universidade Federal de Minas Gerais, foram as grandes vencedoras da edição. Na categoria motor à combustão interna, a equipe gaúcha Drop Team conquistou o tricampeonato e atingiu o recorde com 716km/litro. Na bateria elétrica, a equipe ARMAC Milhagem UFMG BE também conquistou o tricampeonato, com a marca recorde de 367 km/kWh. 

 

Sobre a Shell Brasil


Há mais de 110 anos no país, a Shell é uma empresa de energia integrada com participação em Upstream, no Novo Mercado de Gás Natural, Trading, Pesquisa & Desenvolvimento e no Desenvolvimento de Energias Renováveis, com um negócio de comercialização no mercado livre e produtos ambientais, a Shell Energy Brasil. Aqui, a distribuição de combustíveis é gerenciada pela joint-venture Raízen, que recentemente adquiriu também o negócio de lubrificantes da Shell Brasil. A companhia trabalha para atender à crescente demanda por energia de forma econômica, ambiental e socialmente responsável, avaliando tendências e cenários para responder ao desafio do futuro da energia. 

 



Shell Eco Marathon

Você poderá gostar também

0 comentários

Deixe sua opinião sobre o post: Não esqueça de curtir e compartilhar

snapwidget

Subscribe

//]]>