"FERNANDA YOUNG, FOGE-ME AO CONTROLE"

agosto 14, 2024


"FERNANDA YOUNG, FOGE-ME AO CONTROLE"


Engraçada, poética, desbocada, reflexiva. Essas e outras características que tornaram Fernanda Young (1970-2019) conhecida pelo público brasileiro misturam-se no trailer de “Fernanda Young – Foge-me ao Controle”, documentário assinado por Susanna Lira – diretora de mais de 15 longas-metragens, dezenas de filmes e séries e mais de 50 prêmios em festivais nacionais e internacionais. Com distribuição da Synapse Distribution, o longa chega aos cinemas em 29 de agosto, quatro dias depois da data que marca os 5 anos da morte de Fernanda. Confira o vídeo aqui.

O filme, que ganhou os prêmios de Melhor Montagem no Festival "É Tudo Verdade" e de crítica no Festival de Paraty, recebeu um novo cartaz, que representa graficamente a pluralidade da artista. 

“Fernanda Young - Foge-me ao Controle” propõe ao espectador uma viagem poética pelo pensamento de Fernanda, por meio de trechos de programas de TV que apresentou, depoimentos que deu e imagens de sua vida pessoal. O filme traz ainda cenas de filmes e séries roteirizados por ela – como “Os Normais” e “Shippados” –, muitas vezes em parceria com o marido, Alexandre Machado. 

Apesar de ter feito sucesso popular principalmente pelos roteiros e aparições na televisão, Fernanda Young sempre se identificou como escritora. Trechos de alguns de seus 15 livros publicados, tanto de poesia quanto de prosa, ganham vida no filme, lidos pela atriz Maria Ribeiro. Animações criadas a partir de desenhos feitos pela própria Fernanda completam o mosaico do documentário. “O documentário mergulha neste lado literário da Fernanda que pouca gente conhece. Ela se ressentia por não ser reconhecida como escritora, e foi uma voz sobre o feminismo em uma época em que o assunto era pouco abordado”, conta Susanna Lira. 

Com argumento de Marcella Tovar e Susanna Lira, o documentário tem  roteiro final de Clara Eyer e Ítalo Rocha, que também assinam a pesquisa de conteúdo; e roteiro de Beto e Bruno Passeri. “Fernanda Young – Foge-me ao Controle” é um filme da Modo Operante Produções, em coprodução com o canal GNT. 

Sinopse:

De insana a consciente, de feminista punk a mãe apaixonada. “Os Normais”, “Saia Justa” e todas as faces da artista Fernanda Young, que sacudiu a televisão brasileira e se tornou uma das vozes mais importantes da sua geração. 

Ficha técnica:

Direção: Susanna Lira
Diretora Assistente: Clara Eyer
Consultoria: Eugênia Ribas
Argumento: Marcella Tovar e Susanna Lira
Pesquisa: Marcella Tovar
Roteiro: Beto Passeri e Bruno Passeri
Roteiro Final: Clara Eyer e Ítalo Rocha
Produzido por: Susanna Lira e Tito Gomes
Narração: Maria Ribeiro
Produção Executiva: Lívia Nunes
Coordenação de Produção: Gabriella Fischer
Coordenação de Pós-Produção: Clara Eyer
Direção de Produção: Janaína Brasil
Pesquisa de Conteúdo: Clara Eyer e Ítalo Rocha
Pesquisa Acervo Globo: Karina Vasconcelos e Michell Belizario
Assistência de Pesquisa: Pilar Sla Lira
Pesquisa de Imagens: Rebecca Moure
Montagem: Ítalo Rocha
Assistência de Montagem: Mateus Teixeira e Rê Ferreira
Produção de Conteúdo de Arquivo e Licenciamento: Leticia de Souza Barbosa e Gabriella Fischer
Trilha Original: Flavia Tygel
Laboratório Digital: Yellow Pós
Colorista: Glauco Guigon
Finalização: Lucas Martinelli
Desenho de Som: Ítalo Rocha
Mixagem: Tiago Picado
Motion Design: Moa Fagundes e Luciana Gama

Sobre a Synapse Distribution

A Synapse, selo de exibição da SOFA DGTL, licencia uma média de 20 filmes por ano. Em 2024 já lançou nos cinemas ‘20 Dias em Mariupol’, vencedor do Oscar de melhor documentário, o filme da A24, ‘Love Lies Bleeding - O Amor Sangra’, assim como o longa ‘Às Vezes Quero Sumir’, com Daisy Ridley e o novo filme do diretor Ken Loach, ‘O Último Pub'.


Você poderá gostar também

0 comentários

Deixe sua opinião sobre o post: Não esqueça de curtir e compartilhar

snapwidget

Subscribe

//]]>