CEUs de São Paulo recebem salas de cinema gratuitas

agosto 29, 2024


Instituto Baccarelli - Orquestra Sinfônica Heliópolis


As 12 unidades dos Centros Educacionais Unificados sob gestão do Instituto Baccarelli passam a fazer parte do Circuito Spcine, com sessões gratuitas e programação semanal com produções atuais, incluindo sucessos de bilheteria, animações infantis e filmes participantes de mostras internacionais

São Paulo, 27 de agosto de 2024 – São Paulo está ganhando mais 12 salas de cinema com entrada totalmente gratuita nos CEUs sob gestão do Instituto Baccarelli, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. Parte do projeto de expansão do Circuito Spcine, a novidade é uma iniciativa da prefeitura de São Paulo, por meio das secretarias de Educação e de Cultural, e leva aos territórios atendidos pelas unidades uma programação atual, com filmes do circuito comercial, animações infantis, produções nacionais e destaques das principais mostras internacionais. As inaugurações dos espaços, que contam com tecnologia de ponta e recursos de acessibilidade, iniciaram-se em junho, e seguem até o final de setembro.

“Nosso objetivo é oferecer mais cultura e entretenimento para a população de São Paulo, especialmente em regiões com poucas opções de cultura e lazer para as famílias”, afirma Edilson Ventureli, CEO do Instituto Baccarelli. “Com essa parceria, estamos levando o cinema para dentro dos CEUs, com sessões gratuitas de filmes atuais, como Divertidamente 2 Meu Malvado Favorito 4. Sabemos que o cinema não é algo acessível para a periferia, e essa iniciativa busca justamente mudar esse cenário.”

Das 12 unidades sob gestão do Instituto Baccarelli, as primeiras a receber o projeto foram os CEUs São Miguel, em junho; e Parque Novo Mundo e Pinheirinho, em julho. Em agosto, estão sendo contemplados os CEUs Barro Branco / Cidade Tiradentes, Vila Alpina / Vila Prudente, São Pedro / José Bonifácio, Parque do Carmo, Carrão / Tatuapé e Arthur Alvim. Já em setembro, será a vez dos CEUs Tremembé, Freguesia do Ó e Taipas.

Com exibições semanais que incluem desde sucessos de bilheteria até animações infantis e filmes de mostras internacionais, o Circuito Spcine tem o objetivo de democratizar o acesso ao cinema, especialmente em regiões não atendidas pelo circuito comercial. As sessões ocorrem às quintas, domingos e quartas, sempre com três sessões diárias e horários variados, para atender diferentes públicos.

Cada sala é equipada com projetores digitais de última geração e recursos de acessibilidade, como intérprete de Libras, audiodescrição e legenda oculta, garantindo que todas as pessoas possam desfrutar das sessões. Os espectadores podem solicitar os recursos de acessibilidade com antecedência, e receberão equipamentos exclusivos para uso durante a exibição.

“Ampliar o acesso ao cinema em locais fora do circuito comercial é uma prioridade para nossa gestão. Queremos que todos os paulistanos, independentemente de onde moram, tenham a oportunidade de vivenciar a magia do cinema. Essas salas de cinema nos CEUs são um passo importante para atingir esse objetivo”, destaca Lyara Oliveira, presidente da Spcine.

Programação e ingressos

A programação é renovada semanalmente, com novos filmes entrando em cartaz todas as quintas-feiras e permanecendo até a quarta-feira seguinte. As sessões ocorrem às quartas e quintas-feiras às 15h, 17h e 19h, e aos domingos às 11h, 13h e 15h. Além disso, toda última quarta-feira do mês tem horários alternativos, com sessões matinais às 8h, 10h e 13h.

Os ingressos podem ser retirados gratuitamente com antecedência, sujeito à lotação da sala. Para garantir o ingresso é necessária a apresentação de RG, de acordo com a faixa etária de cada filme – menores de idade acompanhados de responsável legal não precisam apresentar, desde que a pessoa responsável esteja presente. O cinema é aberto a toda a população, e não é necessário estar matriculado ou cadastrado no CEU para participar.

A programação completa e as informações sobre os filmes estão disponíveis no site da Spcine, e são publicados semanalmente nas redes sociais dos CEUs. Os usuários também podem receber atualizações via WhatsApp, por meio de um número gerenciado pela Spcine e disponível no site do Circuito Spcine.

 

Serviço:

A programação semanal acontece às quartas, quintas e domingos, com novos filmes sendo introduzidos toda quinta-feira. Os horários das sessões são:

  • Quartas e quintas-feiras: 15h, 17h e 19h
  • Domingos: 11h, 13h e 15h
  • Última quarta-feira do mês, sessões matinais às 8h, 10h e 13h

Toda a programação pode ser conferida no site oficial do Circuito Spcine: https://www.circuitospcine.com.br/cinemas/

 

Sobre o Circuito Spcine

Formado por 20 espaços presentes, sobretudo em bairros não atendidos pelas salas comerciais, o intuito do Circuito Spcine é democratizar o acesso ao cinema e garantir mais telas para o cinema nacional com uma programação gratuita ou a preços populares de R$4 a inteira e R$ 2 a meia-entrada.

O Circuito Spcine é a maior rede de salas públicas de cinema do Brasil e uma das mais importantes da América Latina, sendo que os 20 espaços são espalhados em 15 salas em CEUs, 1 no Centro de Formação Cultura da Cidade Tiradentes, além de 4 salas em espaços centrais da cidade, sendo duas no Centro Cultural São Paulo; uma na Galeria Olido e uma na Biblioteca Roberto Santos.

A programação semanal traz destaques do circuito internacional, blockbusters, filmes nacionais e produções de destaques em festival do Brasil e no exterior. A programação completa e os locais de exibição podem ser conferidos aqui: https://www.circuitoSpcine.com.br/.

 

Sobre o Instituto Baccarelli 

O Instituto Baccarelli é uma das organizações sem fins lucrativos mais respeitadas no Brasil por proporcionar ensino de excelência combinando três eixos de grande importância: social, educacional e cultural. É responsável por formar a primeira orquestra sinfônica do mundo em uma favela, a Orquestra Sinfônica Heliópolis, que conta com o maestro Isaac Karabtchevsky como diretor artístico e regente titular, quebrando diversas barreiras e incentivando o surgimento de outros projetos similares no país.  

Sua sede está instalada na comunidade de Heliópolis, São Paulo, onde opera como agente de transformação social há 27 anos, mostrando um futuro com mais perspectivas a centenas de crianças e jovens. Ali, beneficia anualmente 1.400 alunos em situação de vulnerabilidade por meio de programas de ensino de excelência que se dividem em: Musicalização Infantil, Canto Coral, Aulas de Instrumentos (classes coletivas e individuais) e Prática Orquestral, com reais oportunidades de profissionalização na música para aqueles que desejam construir uma carreira. 

A instituição também assiste as famílias dos beneficiados com a distribuição de alimentos e outros itens de primeira necessidade, além de disponibilizar atendimentos de uma equipe de assistentes sociais. 

Em 2022, assumiu a gestão de 12 unidades dos CEUS, em contrato firmado com a Secretaria Municipal de Educação, e ampliou seu campo de atuação, levando esta consistente trajetória de transformação social em Heliópolis para outras regiões da cidade, em conformidade com os objetivos, planos e políticas estabelecidas pela SME para as áreas de educação, cultura, esporte, lazer, recreação e tecnologia da cidade de São Paulo, atendendo mais de 150 mil pessoas por ano.

 

Para mais informações sobre o Instituto Baccarelli, acesse: http://www.institutobaccarelli.org.br
Confira detalhes sobre as unidades dos CEUs sob gestão do Instituto Baccarelli em: https://www.institutobaccarelli.org.br/ceus


Circuito Spcine nos CEUs: com filmes do circuito comercial e entrada gratuita, iniciativa promete transformar a oferta de cultura e lazer na periferia
Circuito Spcine nos CEUs: com filmes do circuito comercial e entrada gratuita, iniciativa promete transformar a oferta de cultura e lazer na periferia
Instituto Baccarelli
baixar em alta resolução




Você poderá gostar também

0 comments

Deixe sua opinião sobre o post: Não esqueça de curtir e compartilhar

snapwidget

Subscribe

//]]>