“O SAPATEIRO RUÇO”

julho 10, 2024


“O SAPATEIRO RUÇO” estreia temporada no

Teatro Alfredo Mesquita,

aos sábados e domingos, às 16h, de 13 a 28 de julho

Livremente inspirado no conto “O Sapateiro e a Força Maligna”,

de Anton Tchekhov

 

Foto de cena do ator Carlos Escher por Alicia Peres

Um projeto teatral de Carlos Escher e Cássio Brasil, a partir da tradução de Boris Schnaiderman, para a Editora 34

O SAPATEIRO RUÇO é uma fábula sobre um sapateiro, negro e pobre que às vésperas de Natal precisa cumprir o compromisso de entregar um par de botas, a um misterioso cliente. Exausto e inconformado Antônio contesta a sua condição de ter de trabalhar enquanto os outros se divertem. Ocupado por sua insatisfação e fantasiando uma vida melhor, ele não consegue concluir sua tarefa. Cansado, adormece e mergulha num sonho fantástico, em que o mundo se apresenta cheio de oportunidades, aventuras fartas e prazerosas. É neste sonho, entretanto, que uma criatura mágica, poderosa e desafiadora aparece e o faz se questionar sobre as diferenças sociais. 

Será que Antônio cede às tentações e vende sua alma em troca de uma vida melhor?

 

A temporada de estreia da peça no Teatro Alfredo Mesquita acontece nos fins de semana, sábados e domingos, às 16h, de 13 até 28 de julho.

 

Carlos Escher e Cássio Brasil, amigos e parceiros artísticos de longa data e com uma origem social em comum, realizaram nesta adaptação teatral para crianças o desejo de trabalhar juntos em todo processo de criação e realização de um espetáculo.

 

Escolheram a fábula do sapateiro Antônio por abordar temáticas contemporâneas como a desigualdade social, os privilégios e o mundo do trabalho, por meio de um desenho narrativo delicado e lúdico. “São temas reflexivos que normalmente não são apresentados ao público infantil, mas que valorizam o saber, a inteligência e as capacidades das crianças”, declara o diretor Cássio Brasil.

 

Em "O Sapateiro Ruço", todos os elementos da encenação (dramaturgia, atuação, cenografia, figurino, música, iluminação) resultam de processo coletivo de pesquisa e experimentação na sala de ensaio.

Baseada nas carroças e palcos mambembes da Idade Média, uma estrutura cenográfica giratória pretende chamar à atenção das crianças, fazendo com que cada cena se desenrole em lugares distintos, com as inúmeras personagens da história, todas interpretas pelo ator Carlos Escher.

 

SINOPSE

Antônio, um sapateiro negro e pobre precisa terminar às pressas, na véspera de Natal, as botas encomendadas por um cliente misterioso. Insatisfeito com a vida, reclama que enquanto os ricos passeiam, comem e se divertem, ele tem de trabalhar e ainda se conformar com as precárias condições em que se encontra. É neste momento que adormece de cansaço e sonha com a oportunidade de ter uma vida rica. Porém, para isso irá enfrentar as condições propostas por uma criatura mágica e assustadora, que o fazem questionar a respeito das diferenças sociais.

 

A dupla:

Carlos Escher é ator há mais de vinte anos e realizou ao longo desse período mais de trinta trabalhos em teatro entre peças, leituras e experimentos cênicos. É ator colaborador da Companhia do Latão a mais de quinze anos com a qual realizou importantes espetáculos como "A Comédia do Trabalho", "Ópera dos Vivos", "O Patrão Cordial", entre outros, todos com direção de Sérgio de Carvalho. No cinema atuou em mais de dez filmes entre longas e curtas-metragens, que foram selecionados e premiados em festivais nacionais e internacionais. Em 2009, inicia seu trabalho de direção teatral com o espetáculo "Estilhaço", codirigido com Igor Lopes Walderlei, e em 2017 dirige o primeiro espetáculo infantil, "No livro tudo tem", que estreou no Teatro Anchieta, do SESC Consolação. Além do trabalho como ator, atua como arte-educador infantil desde 2015. 

 

Cássio Brasil começou sua trajetória nas artes em cima dos palcos, como ator, mas foi na direção e criação de figurinos e cenários que se destacou como um dos mais expressivos profissionais dessas áreas. Essa será sua terceira incursão pela direção, “O Sapateiro Ruço” inspirada num conto de Tchekov, precedida por “Memórias do Subsolo” de Dostoiévski e “O Aquário” de Cornélia Duprex. Trabalhou com Jô Soares e Bete Coelho como assistente de direção. Foi indicado do Prêmio Carlos Gomes. Nomeado ao Prêmio Robert da Academia Dinamarquesa de Cinema. Premiado com Shell. Trabalha nas principais casas de espetáculos e com os mais respeitados diretores e companhias de Teatro, Dança, Ópera e Cinema. Dentre seus principais trabalhos estão “Linha de Passe” de Walter Salles e Daniela Thomas, “Hamlet”, com Thiago Lacerda, direção Ron Daniels, “Ricardo III”, com Marco Ricca, Denise Fraga e Glória Menezes, direção Jô Soares, “Patrão Cordial” direção Sérgio de Carvalho e “O Café”, ópera de Mário de Andrade, direção Sérgio Carvalho.

 

 

O SAPATEIRO RUÇO

Peça infanto-juvenil livremente inspirada no conto “O Sapateiro e a Força Maligna” de A. P.  Tchekhov  

 

Tradução de Boris Schinardeman - editora 34 -1999

com Carlos Escher 

Direção de Cássio Brasil

Dramaturgia de Carlos Escher com colaboração de Cássio Brasil

Cenário e figurinos - Cássio Brasil

Guilherme Soares e Pajeú Oliveira  - desenho de luz

Guilherme Soares- operação de luz

Gabriel Stippe - Desenho de som

Tomé de Souza - operação de som

Yrondy Moço Rillo e Keila Santos - costuras dos figurinos

Edivaldo Caetano da Silva - transporte

Alicia Peres - fotografias

Luiz Cruz - vídeos e teaser

Ofício das letras e Adriana Monteiro - assessoria de imprensa

 

Serviço

 

Estreia 13 de julho, às 16h

Temporada de 13/07 a 26/07

Teatro Alfredo Mesquita (Av. Santos Dumont, 1770 - Santana, São Paulo - SP)

Os ingressos custam R$20,00 inteira e R$10,00 meia–entrada

Capacidade – 198 pessoas

Recomendação: Livre| Duração: 50min

Indicação – a partir de 5 anos



Você poderá gostar também

0 comentários

Deixe sua opinião sobre o post: Não esqueça de curtir e compartilhar

snapwidget

Subscribe

//]]>