Maior evento geek do Nordeste movimentou mais de R$ 200 milhões da economia local

julho 10, 2024


Considerada a maior feira multi-temática de cultura pop e geek, criado em 2001 e com 24 edições, o Sana recebe, em média, 150 mil visitantes por ano e já movimentou mais de R$200 milhões da economia local, gerando empregos - principalmente para as minorias


São Paulo, julho de 2024 - Com a chegada do mundo digital e o aperfeiçoamento de games e filmes, o mercado geek tem movimentado bastante a economia do país e do mundo. Esse crescimento não é recente. Para se ter uma ideia, uma pesquisa da Rakuten Digital Commerce mostrou que o consumidor do mercado geek costuma ter um gasto 40% maior que a média do país. Além disso, de acordo com dados da Associação de Cartunistas do Brasil (ACB), o mercado de quadrinhos mobiliza cerca de 20 milhões de leitores por mês. A CCXP, evento geek que acontece todos os anos em São Paulo, reuniu 287 mil pessoas em sua última edição.


De olho nesse cenário e com intuito de levar esse mundo em ascensão para outras regiões do Brasil, surge o Sana, idealizado por 15 amigos da região do Nordeste, apaixonados pelo mundo nerd. “Logo na nossa primeira edição, em 2001, conseguimos a participação de 250 pessoas. Na época, esse era considerado um número bem interessante, já que não contávamos com as redes sociais para divulgação. Com os anos e aprimoramento das edições, fomos conseguindo conquistar um público cada vez maior e, hoje, o Sana é considerado a maior feira multi-temática de cultura pop e geek do Norte/Nordeste - com mais de 150 mil visitantes por ano”, explica Ricardo Busgaib, Diretor do Sana.


Ele ainda explica que a pluralidade é o principal fator para impulsionar esse crescimento. “O Sana é um evento que atrai fãs de quadrinhos, a audiência de séries, quem gosta de videogame, mangás, dubladores, k-pop, cosplayers, cultura oriental e música pop. Então acaba atraindo vários públicos. Como já estamos há muitos anos no mercado, hoje tem frequentadores das primeiras edições que vão com seus filhos”, complementa o fundador.


O brilho nos olhos dos jovens


E por que esse evento cresceu tanto na região? “Um dos grandes diferenciais é que não somos apenas um grupo empresarial que quer explorar esse nicho, nós também somos fãs e, na verdade, não só nós, os organizadores, mas toda a equipe que trabalha é jovem e gosta dessa cultura pop e geek. Além disso, a diversidade de atrações, a segurança e o conforto do local agradam as pessoas. Procuramos ouvir o que nosso público espera em termos de atração e, na medida do possível, agradar a todos. Nas últimas edições tivemos atrações como: Pitty, Gloria Groove, atores de séries como Harry Potter, Supernatural e Game Of Thrones, e dubladores como Guilherme Briggs e Wendel Bezerra”, conta.


O Sana também reforça a importância de valorizar o trabalho de artistas regionais. “Sabemos que, quem é apaixonado pelo universo geek, adora colecionar itens de decoração de seus games e séries favoritos. Geralmente o hobbie não vai muito além de 'action figures' ou pequenas estatuetas, mas para a primeira parte do Sana 2024, que aconteceu em janeiro, pensamos em algo diferente. O empreendedor cearense Walterlan Veríssimo, que faz esculturas de personagens icônicos do mundo geek, expôs no evento uma réplica perfeita do Trono de Ferro, de Game of Thrones", diz. 


Aquecendo a economia e empregos da região


Ao longo de todos esses anos, mais de um milhão de pessoas passaram pelo Sana, que teve mais de cinco mil colaboradores diretos durante essa jornada - apenas nos últimos 10 anos. Cabe ressaltar que dentre os empregos, diretos ou indiretos gerados por este projeto, 50% são ocupados por minorias - mulheres, negros, indígenas e LGBTQIA+.


“Para cada evento, estimado entre venda de produtos, ingressos e negócios fechados, o Sana deve movimentar R$8 milhões na economia. Ou seja, apenas nos últimos 10 anos, com a realização de mais de 20 eventos, o Sana movimentou na economia local mais de R$ 200 milhões”, exemplifica Busgaib.


Programas sociais dentro do evento


Um aspecto fundamental do Sana é seu compromisso com a inclusão social e o acesso à cultura geek. Por meio de parcerias com escolas públicas e projetos sociais, o evento ofereceu oportunidades únicas para milhares de jovens da região, promovendo a educação, o entretenimento e a diversidade.


O objetivo principal é proporcionar ao público do Nordeste a mesma experiência de eventos do segmento que acontecem na região Sudeste. “Devido à realidade da nossa região, realizamos o evento com preços bem mais módicos. Temos ainda o objetivo de seguir proporcionando acessibilidade, por meio de parcerias com projetos sociais – dando oportunidade para que jovens em situação de vulnerabilidade possam também participar do Sana, queremos que seja um lugar acolhedor”, salienta Daniel Braga, diretor do Sana.


Como forma de incluir os mais diversos públicos, desde 2017 o Sana faz parcerias com escolas públicas. “O principal projeto social impulsionado este ano foi o Geek Ação, onde em parceria com as prefeituras de Maracanaú, Maranguape, Horizonte, Fortaleza e do Governo do Estado do Ceará levamos mais de 27 mil jovens alunos das redes públicas municipal e estadual para conhecer o evento e ter acesso a esse tipo de cultura, educação e entretenimento. O Geek Ação é de fato um projeto onde o interesse dos alunos pela leitura, pela cultura e pelo descobrir de novas tecnologias se torna natural, estimula a pesquisa em sala de aula e coloca os elementos de interesse dos alunos diretamente em seu contato, com um alto nível de qualidade”, explica Daniel.


SANA 2024


Na primeira etapa do evento, que aconteceu em janeiro, mais de 72 mil pessoas estiveram presentes. Entre os destaques do evento, destacaram-se os shows de artistas renomados, como a banda japonesa Burnout Syndromes, que trouxe toda a energia dos maiores temas de “Haikyuu” para o público presente, e o cantor japonês Hiroaki "TOMMY" Tominaga, famoso por sua participação na trilha sonora do anime "JoJo's Bizarre Adventure". A presença da icônica banda brasileira CPM 22 também agitou os fãs.


Além dos shows, o SANA 2024 ofereceu uma variedade de atividades, de painéis com dubladores renomados como Wendel Bezerra, Glauco Marques e Adrian Tatini, de “One Piece”, a exposições de esculturas geeks do talentoso artista Walterlan Veríssimo. As salas temáticas do evento, incluindo as dedicadas a Harry Potter, Star Wars e jogos de tabuleiro, proporcionaram imersões únicas para os aficionados por cultura pop.


Para a segunda etapa da edição deste ano, que acontecerá em julho, uma das principais atrações é a atriz Tichina Arnold, conhecida por interpretar a matriarca Rochelle Rock na série “Todo Mundo Odeia o Chris”. Tichina é uma das mulheres negras de maior destaque na televisão, e também uma das mais queridas pelo público brasileiro.


No futuro, a ideia é continuar com as parcerias e ampliar, levando a cultura pop e geek para o maior número de pessoas possível. “O Sana é um motor potente, um ecossistema de criatividade onde a cultura se encontra com a inovação. Graças a estas parcerias, conseguimos ampliar o evento e deixá-lo ainda mais plural”, afirmou Igor Lucena, diretor do Sana.


Sobre o Sana

Criado em 2001, o Sana é considerado a maior feira multi-temática de cultura pop e geek do Norte/Nordeste, com mais de 150 mil visitantes por ano. Criado por 15 amigos, é um evento com o que há de melhor do mundo geek: cosplayers, k-pop, animes, games, arenas, salas temáticas, dubladores, youtubers, atrações musicais, etc. O Sana é um evento que estimula a economia de Fortaleza - nos últimos 10 anos, com a realização de mais de 20 edições, movimentou mais de R$ 200 milhões na economia local. Para mais informações, acesse: https://portalsana.com.br 



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