FÁBIO CARAMURU CELEBRA A OBRA DE TOM JOBIM EM ÚNICA APRESENTAÇÃO EM SÃO PAULO, DIA 6 DE AGOSTO, NO MASP AUDITÓRIO
julho 30, 2024
Concerto, que terá participações do pianista Marco Bernardo e da atriz Aline Alves, será dedicado à memória do cineasta Toni Venturi.
Os 30 anos de saudade de Tom Jobim (1927-1994) inspiram o Festival Armacell EcoMusica, projeto itinerante idealizado e com curadoria do pianista e compositor Fabio Caramuru, que terá única apresentação em São Paulo (SP) no dia 6 de agosto, terça-feira, às 20h30, no Masp Auditório (Av. Paulista, 1578 – Bela Vista).
Na ocasião, dividem o palco com Fábio Caramuru o pianista Marco Bernardo, da atriz Aline Alves e da cantora Francine Lobo em participações especiais. O concerto traz projeções em videoarte de Ciça Lucchesi.
O programa alterna clássicos da trajetória com compositor carioca, algumas de suas parcerias com Vinícius de Morais, Radamés Gnatalli e Newton Mendonça e ainda obras autorais de Fabio Caramuru que unem música e sons da fauna, ressaltando sua riqueza e a necessidade cada vez mais urgente da preservação ambiental.
“Tom Jobim era um grande defensor da natureza, talvez um dos primeiros músicos do Brasil a serem atuantes na defesa do meio ambiente. Eu particularmente me identifico com a obra do Tom e entendi que seria interessante um diálogo entre o repertório dele e a EcoMusica”, comenta Fabio Caramuru.
O Festival - que estreou em Manaus (AM), em dezembro de 2022 e em junho deste ano passou pelas cidades de Florianópolis e São José, em Santa Catarina, conta com o patrocínio da Armacell.
Homenagem - A apresentação em São Paulo será dedicada a memória do cineasta Toni Venturi (1955-2024), com quem Fábio Caramuru estou na infância e adolescência e, mais tarde, realizou diversas colaborações profissionais.
“Dono de grande sensibilidade e empatia, Toni tornou-se um importante cineasta e também ativista pelos direitos humanos no Brasil. Deixou uma obra artística magnífica e uma enorme legião de amigos e admiradores. Nesse concerto, faço questão de prestar homenagem a esse grande amigo, que fará muita falta”, comenta o pianista.
Sobre Tom Jobim: 30 Anos de Saudade
A homenagem a Tom Jobim na edição 2024 do Festival Armacell EcoMusica lembra os 30 anos da morte do compositor carioca, um dos mais importantes artistas da música brasileira. Maestro, pianista, cantor, violonista e compositor, era apaixonado pela Mata Atlântica e imortalizou o amor pela natureza e pela cidade do Rio de Janeiro em canções que ganharam o mundo.
“Jobim foi um compositor que sintetizou todo o imaginário popular brasileiro de uma forma palatável, porque chegou ao grande ao público, ou seja, não ficou restrito à música erudita que é apreciada por um público mais segmentado”, diz Fabio Caramuru. Além de ter sido um dos principais nomes da bossa nova, Jobim também trabalhou com vários estilos e gêneros brasileiros: choro, samba, samba-canção e modinhas, entre outros.
O Festival Armacell EcoMusica é um projeto viabilizado pelo Ministério da Cultura e Governo Federal por meio da Lei de Incentivo à Cultura, com patrocínio da Armacell. A realização é da Echo Promoções Artísticas.
Sobre Fabio Caramuru
O pianista e compositor Fabio Caramuru destaca-se pela diversidade de suas atuações como artista, idealizador e diretor de múltiplos projetos musicais e culturais. Último aluno brasileiro de Magda Tagliaferro e mestre pela ECA-USP. Ganhou diversos prêmios no Brasil, incluindo o da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA). Também acumula apresentações em países como Estados Unidos, Bélgica, Suíça e Cuba, entre outros.
Nos últimos anos vem consolidando sua carreira artística dedicando-se principalmente à obra de Tom Jobim e também ao projeto autoral EcoMusica, que desenvolve desde 2013. Com este último, já esteve em diversos palcos de São Paulo, entre eles a Sala São Paulo, o Auditório Ibirapuera Oscar Niemeyer e o Memorial da América Latina, no Jardim Botânico do Rio de Janeiro e também no Canadá e no Japão.
Sobre Marco Bernardo
Nascido em uma família de músicos, Marco Bernardo é diplomado em Licenciatura em Educação Artística com Habilitação em Música pela ECA-USP. Estou piano com Rosa Lourdes, Gilberto Tinetti e Lina Pires de Campos, entre outros. Regente de corais, arranjador, maestro preparador e pianista acompanhador dos principais cantores eruditos e populares brasileiros, também atuou como diretor musical e teve uma passagem pelo grupo musical Demônios da Garoa. A partir daí dedica especial atenção ao choro, elaborando arranjos para diversas formações instrumentais. Desde 2022, vem lançando pela Kuarup a série Pianismos do Brasil, em dez volumes, trazendo as primeiras gravações comerciais de algumas das mais importantes obras de pianistas brasileiros, instrumentistas e compositores ligados ao instrumento.
Sobre Aline Alves
Aline Alves, atriz, dançarina, preparadora corporal e artista educadora. Graduada em licenciatura em artes cênicas pela Universidade de São Paulo, há dez anos aproxima a linguagem da dança e do teatro de outras bases de sensibilidade, modos de ser e estar no mundo. Implementou, em 2022, a área de acessibilidades e redes no Programa de Formação da Secretaria de Cultura de SP- PIÁ. Trabalha junto ao Núcleo Caboclinhas, Mumbra corpomóvel e Cia8 Nova Dança.
Escritora, autora da duologia "A Princesa e o Viking" disponível na Amazon. Advogada e designer de moda. Desde 2008 é blogueira. A longa trajetória já teve diversas fases, iniciando como Fritando Ovo e desde 2018 rebatizado como Leoa Ruiva, agora o blog atinge maturidade profissional, com conteúdo inovador e diferenciado. Bem vindos!
0 comentários
Deixe sua opinião sobre o post: Não esqueça de curtir e compartilhar