Ponta Grossa, no Paraná, apresenta oportunidades para representantes comerciais e tem crescimento no saldo de empregos
maio 20, 2024Cenário econômico é positivo para município da região dos Campos Gerais; Core-PR oferece todo o suporte para atuação dos profissionais
A cidade de Ponta Grossa (PR) apresentou o registro de 196 novas empresas nos dois primeiros meses deste ano, segundo a Caravela Dados e Estatísticas, plataforma que compila informações sobre economia regional e setorial. A abertura de companhias em janeiro e fevereiro demonstra o ambiente dinâmico na economia da região e do estado do Paraná.
Em 2023, ao todo, foram registrados 1.959 empreendimentos no município. Os dados do ano passado também destacam um saldo positivo na criação de empregos em Ponta Grossa: 3.865 novos postos de trabalho em 2023 – crescimento de 4,7% na comparação com o ano inteiro de 2022.
Além disso, o momento favorável na economia da cidade de 358 mil habitantes se reflete na elevação do Produto Interno Bruto (PIB), que teve aumento nominal do nível de atividade de 191% nos últimos dez anos, ainda de acordo com a plataforma Caravela.
Comércio e Serviços
O relatório mais recente do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes) aponta o Comércio e o Serviços como segmentos de destaque para as atividades em Ponta Grossa.
Com base em dados do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), o levantamento do Ipardes indica que o município tinha 3.342 estabelecimentos de Comércio em 2021, que geravam 22.713 vagas de trabalho. As companhias voltadas para Serviços eram 3.713, com 36.028 empregos. Juntos, os dois segmentos detinham 61,8% dos registros formais de trabalhadores naquele ano, segundo o MTE.
Os setores consolidados e com maior nível de concorrência no município englobam supermercados, material de construção, peças de veículos, mecânica de autos, venda de carros e atacado de máquinas, de acordo com a Caravela. A plataforma aponta que os segmentos com o menor nível de concorrência e oportunos para empreendimentos são atacado de roupas e mercadorias, clínicas médicas, atacado de alimentos, serviços de buffet, padarias e açougues.
Oportunidades de negócios
Nesse contexto de economia em expansão, ganha destaque a atuação do representante comercial, profissional que garante o bom relacionamento entre a empresa representada e os clientes. Trata-se do responsável pela execução de acordos comerciais, negociações e vendas.
Na visão de Alessandro Krüger, representante comercial que atua em Ponta Grossa, os setores que apresentam as maiores oportunidades para os profissionais na região incluem os de materiais de construção, bebidas, alimentos e linha pet – enquanto os cenários mais desafiadores são para empresas de calçados e vestuário. “No ramo das vendas, a cada visita temos um aprendizado, na qual precisamos entender de clientes, da empresa que representamos e dos produtos que vendemos”, pontua.
“Ponta Grossa se desenvolveu muito, principalmente na base da agricultura, além da produção de bovinos e leite. A região começou a desenvolver também a indústria, que chegou à cidade por meio do segmento de metalmecânica. Ponta Grossa vem crescendo de forma consistente”, diz Paulo Nauiack, presidente do Conselho Regional dos Representantes Comerciais do Paraná (Core-PR), ao avaliar o potencial econômico do município.
Suporte aos representantes comerciais
Já Alessandro Krüger enfatiza a importância do Core-PR para o aperfeiçoamento profissional e o suporte no dia a dia de trabalho. “O Conselho sempre atende as solicitações enviadas. Quando algum representante comercial pede nossa colaboração, encaminho a requisição ou passo o contato do órgão. Recebo o feedback positivo dos colegas de trabalho, pois estamos bem servidos e próximos ao Core-PR”, salienta.
“A função que temos que ter, como Conselho, é de abrir os olhos dos representantes comerciais, provocando-os de forma sistemática e mostrando as oportunidades, mas também dando suporte muito claro para aqueles que são novos na representação comercial, bem como apoiar aqueles que muitas vezes trocam suas pastas”, destaca o presidente do Core-PR.
“Por que um representante troca a pasta? Porque ele vislumbra uma oportunidade melhor em outra pasta ou a sua representada resolveu mudar o canal de vendas. Com isso, vem a obrigação do Core-PR de estar atento e ajudar o profissional em todas as suas demandas”, ressalta Paulo Nauiack.
O representante comercial Alessandro Krüger também elogia a parceria entre os órgãos de apoio aos profissionais de Ponta Grossa e região. “A Associação dos Representantes Comerciais dos Campos Gerais [ARCCG] tem uma ótima sintonia e proximidade com a diretoria do Core-PR, trazendo benefícios, informações e treinamentos para os representantes comerciais de Ponta Grossa e região dos Campos Gerais”, acrescenta.
Vale lembrar que o atendimento do Core-PR inclui o auxílio ao representante comercial para diversos serviços, como assessoria jurídica, cadastro e busca por oportunidades, modelos de contrato, click denúncia e as orientações de documentação necessária ao registro da atividade profissional.
Em relação aos próximos anos, Paulo Nauiack destaca as perspectivas de aumentar a presença online na interação com os representantes comerciais. “Quando falamos em aperfeiçoar o atendimento, as redes sociais estão cada vez mais intensas. Muitas vezes, a prestação de serviço presencial não nos é permitida pela distância e locomoção”, ressalta.
“Nossos roteiros estão cada vez mais amplos e intensos, principalmente através da nossa assessoria jurídica, que não tem necessidade de estar presente em todos os espaços, momentos e regiões, mas de forma virtual. Sempre estamos com as portas e janelas abertas para quem vier nos provocar e nos procurar, buscando um melhor atendimento”, conclui o presidente do Core-PR.
Oportunidade para representantes comerciais em Ponta Grossa Divulgação |
0 comments
Deixe sua opinião sobre o post: Não esqueça de curtir e compartilhar