Instituto [SSEX BBOX] realiza a maior manifestação trans da América Latina, a 7ª Marcha do Orgulho Trans de São Paulo
maio 15, 2024
Venha de verde e amarelo
Com patrocínio do TikTok, programação contará com Majur, Jaloo e o bloco Ilú Obá de Min
marchando pela Renascença de Gênero
São Paulo, maio de 2024– Junho é o mês do Orgulho LGBTQIAP+, o Instituto [SSEX BBOX] - gênero e sexualidade fora da caixa, e a[DIVERSITY BBOX] - consultoria especializada para a equidade social, realizam no dia 31 de maio, sexta-feira, das 11h às 21h, no Largo do Arouche, a7ª Marcha do Orgulho Trans da Cidade de São Paulo. Neste ano, o evento é embalado pela "Renascença de Gênero", uma ode à evolução contínua e à redefinição da identidade de gênero na sociedade contemporânea.
Estão confirmades para a manifestação as deputadas Erika Hilton e Carolina Iara, e ativistas como Neon Cunha, Jovana Baby, Indianare Siqueira, Amanda Paschoal, Jaque Gomes de Jesus, Thaty Araujo, Van Marcelino, Sayonara Nogueira, Pri Bertucci, Rafael Carmo, Maite Schneider, Thiffany Odara, Junior Lima, entre outros nomes representativos do movimento trans no Brasil.
Após o show apoteótico de Madonna, na praia de Copacabana, a cena emblemática da cantora ao lado de Pabllo Vittar com bandeiras do Brasil simbolizou o início da retomada da identidade brasileira. Por esse motivo, além das cores da bandeira trans, o convite é para que todes compareçam vestides nas cores verde e amarelo. A 7ª Marcha do Orgulho Trans da Cidade de São Paulo terá o bandeirão trans (foto) e também o bandeirão verde e amarelo.
Acontece anualmente, há seis anos, a Marcha do Orgulho Trans da Cidade de São Paulo, que já é considerada a maior manifestação de protagonismo de Travestis, pessoas Transgêneros Binárias e Não Binárias da América Latina! O evento segue o calendário internacional em comemoração ao Mês do Orgulho LGBTQIAP+, com a Marcha do Orgulho Trans abrindo os trabalhos, na sexta-feira, 31 de maio; no sábado, acontece a Caminhada de Mulheres Lésbicas e Bissexuais e, no domingo, a Parada Gay (LGBT).
“Reafirmamos com veemência o nosso compromisso pela liberdade de ser quem realmente somos. A Marcha do Orgulho Trans da Cidade de São Paulo é um símbolo essencial desta batalha, um movimento que rompe barreiras e une diversas vozes em prol do respeito, visibilidade e igualdade de direitos”,afirma Van Marcelino, organizadore da Marcha.
O TikTok apresenta a Marcha do Orgulho Trans da Cidade de São Paulo, com apoio das instituições e marcas parceiras como TV Globo, All Out, 42 São Paulo, Clandestino, Out & Equal, Eletromidia e Instituto Ethos. Conta ainda com o apoio da Casa Neon Cunha, Mães pela Diversidade, Fonatrans, RedeTrans, Casa Florescer, Aliança Nacional LGBTI, Mostra Internacional Drag King Queer e Adeloyá Ojú Bará.
“No TikTok, celebramos a diversidade e nossa comunidade é um espaço de autenticidade para todes. Para nós, este é um momento não apenas para comemorar, mas também para reforçar a necessidade e a importância de construir ambientes mais inclusivos e justos", diz Gabriel Simas, Líder de Brand Marketing no TikTok na América Latina.
A Marcha do Orgulho Trans da Cidade de São Paulo é liderada há sete anos por uma instituição formada por pessoas trans e periféricas. Nesta edição, chega com novidade a união dos blocos carnavalescos para essa frente de apoio às pessoas mais vulneráveis.
“Neste momento da nossa história como humanidade, estamos no portal da lembrança, entrando em uma evolução de nós mesmos, um coletivo unificado pelo amor que definimos. A Marcha do Orgulho Trans de São Paulo é um ritual de amor! Amor no sentido de ser uma energia em constante evolução dentro de nós em um universo repleto de possibilidades que nós mesmos criamos e ressignificamos”, afirma Pri Bertucci, produtor executivo da Marcha.
O tema de 2024, Renascença de Gênero, é o alvorecer de uma era onde todas as formas de ser são não apenas possíveis, mas celebradas. Outra parte da programação será o abaixo-assinado para que a sexta-feira do feriado de Corpus Christi se torne também feriado no município, para que a Marcha do Orgulho Trans da Cidade de São Paulo entre para o calendário oficial da cidade, e, assim, mais pessoas possam estar presentes, já que o ponto apenas facultativo impede a presença de todes que querem estar.
Evento: 7ª Marcha do Orgulho Trans da Cidade de São Paulo
Data: 31 de maio – sexta-feira
Local: Largo do Arouche, República - SP
Horário: das 11h às 21h.
- das 11h às 16h concentração no Largo do Arouche
- das 16h às 18h volta no centro de São Paulo
- das 18h às 21h shows no Largo do Arouche (com Majur, Jaloo e Bloco Siga Bem Caminhoneira)
+Pri Bertucci
Identifica-se como pessoa não branca, transgênero, não binário. É cocriadore do “Sistema Artista social, educadore e pesquisadore da área de diversidade a pelo menos duas décadas, identifica-se como pessoa não branca, não cis, não binária/gender queer. É CEO da [DIVERSITY BBOX] consultoria especializada em diversidade e hub de inovação; é o fundador do Instituto [SSEX BBOX], projeto pioneiro no tema de justiça social que atua em San Francisco, São Paulo, Berlim e Barcelona desde 2009. Cocriadore do “Sistema Ile” mais conhecido como linguagem neutra na língua portuguesa. Pri é um dos maiores precursores da sigla LGBTQIA+ no Brasil desde 2013. Idealizadore e produtore executivo da Marcha do Orgulho Trans de São Paulo, primeira Trans Pride do Brasil. Usa suas habilidades criativas de arte multimídia, abordagem somática e Comunicação Não Violenta (CNV) para trabalhar com pessoas e organizações em suas comunidades, trazer novas maneiras de pensar, ser, e de propor desafios sociais ao mundo. Pri inovou ainda mais em 2023 quando criou o primeiro tradutor de linguagem neutra e a primeira AI não binária do mundo.
+Van Marcelino
Identifica-se como pessoa não binárie, queer. É artista visual com especialização em editorial e infografia pelo Istituto Europe di Design – IED. Diretore dos projetos, programas e iniciativas do Instituto [SSEX BBOX] e [DIVERSITY BBOX ] consultoria em DEI&P. Diretorie de produção da Marcha do Orgulho Trans da Cidade de São Paulo, da Conferência Internacional [SSEX BBOX], do Pride Lab [DIVERSITY BBOX], da Feira Trans de Empreendedorismo, Inovação e Empregabilidade e da Trans Tec Brasil. Produziu exposições nacionais e internacionais desde 2011. Idealizadorie e realizadorie do festival da “MOSTRA INTERNACIONAL DRAG KING QUEER” e do personagem “Drag King Queer” Cidão Furacão.
Sobre a DIVERSITY BBOX]
A [DIVERSITY BBOX]consultoria é um negócio social voltado para a promoção de DEI&P (diversidade, equidade, inclusão e pertencimento) em empresas e instituições, por meio de ações de educação e comunicação estrategicamente combinadas para possibilitar mudanças corporativas em prol de uma sociedade mais justa, democrática e igualitária.
Tem como objetivo ampliar as perspectivas, fazendo um acompanhamento estratégico de ESG (governança ambiental, social e corporativa), aliada ao letramento de pessoas colaboradoras nos temas: LGBTQIAP+, igualdade de gênero, criando um ambiente seguro em corporações para pessoas de grupos minorizados.
Através da plataforma [DIVERSITY BBOX] JOBS, um banco de currículos que potencializa talentos diversos, cria a possibilidade de gerar renda e autonomia financeira para pessoas marginalizadas pela sociedade. A [DIVERSITY BBOX] é construção, protagonismo, representatividade. Trabalha ativamente com a comunidade Trans, porque essa é a causa prioritária para Pri Bertucci, fundadore e um dos únicos CEO trans do Brasil.
Sobre o [SSEX BBOX]
No Instituto[SSEX BBOX], com mais de uma década de pesquisa, uma série de projetos e apoios foram e continuam sendo desenvolvidos para destacar a diversidade, inclusão e a equidade sobre os temas de gênero, sexualidade, população LGBTQIAP+, raça, etnia e pessoas com deficiência.
As ações do Instituto incluem apresentar ferramentas, conteúdos educacionais e soluções estratégicas visando o exercício do olhar interseccional para grupos sub-representados. Realiza atividades nas cidades de São Paulo (Brasil), São Francisco (EUA), Berlim (Alemanha) e Barcelona (Espanha); em 2017, também foram feitas ações em Moscou (Rússia); em 2018, foram ações em Bogotá (Colômbia) e Osaka (Japão); em 2019, também em Paris e, em 2021, houve o lançamento do Dossiê de Linguagem Neutra e Inclusiva nas cidades de Porto e Lisboa (Portugal).
As atividades do Instituto [SSEX BBOX] tiveram início em 2009, a partir de uma série de webdocumentários educacionais que exploram temas da sexualidade e gênero para promover mudanças sociais com base nos direitos humanos.
Escritora, autora da duologia "A Princesa e o Viking" disponível na Amazon. Advogada e designer de moda. Desde 2008 é blogueira. A longa trajetória já teve diversas fases, iniciando como Fritando Ovo e desde 2018 rebatizado como Leoa Ruiva, agora o blog atinge maturidade profissional, com conteúdo inovador e diferenciado. Bem vindos!
0 comments
Deixe sua opinião sobre o post: Não esqueça de curtir e compartilhar