Projeto traz exibições gratuitas e debates sobre adaptações literárias. Sessão do mês de maio acontece no dia 23, com participação da booktuber convidada Mell Ferraz
Cenna do filme “Desejo e reparação” (2007). Imagem: divulgação
Em maio, o MIS realiza a terceira edição do Clube do Filme do Livro, programa mensal que reúne cinema e literatura. A cada mês, um convidado elege um filme, baseado em um livro, e o museu exibe a produção, seguida de um bate-papo. No dia 23, às 19h, será exibido o longa “Desejo e reparação” (2007), adaptação do livro “Reparação” (2001), de Ian McEwan, escolha da booktuber convidada Mell Ferraz, do canal Literature-se. Os ingressos são gratuitos e devem ser retirados com uma hora de antecedência na bilheteria física do museu.
O propósito do novo programa do MIS (instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo) é tratar do filme sob a ótica da adaptação, sobretudo a partir de impressões, reflexões e abordagens do convidado de cada edição. O público pode participar com perguntas e comentários ao longo da conversa.
Sobre o filme
Desejo e reparação
(Atonement, dir. Joe Wright, Reino Unido/França/EUA, 2007, 130 min, 14 anos)
Cenna do filme “Desejo e reparação” (2007). Imagem: divulgação
Em 1935, Briony Talles se reúne num fim de semana na mansão da família com parentes. O momento político é de tensão, por conta da 2ª Guerra Mundial. Em meio ao calor opressivo, emergem antigos ressentimentos familiares. Cinco anos antes, Briony, então aos 13 anos, usa sua imaginação de escritora principiante para acusar Robbie Turner, o filho do caseiro e amante da sua irmã mais velha, Cecília, de um crime que ele não cometeu. A acusação destrói o amor da irmã e altera várias vidas de forma dramática.
Sobre o livro
Reparação
(Atonement, Ian McEwan, Reino Unido, 2001)
Romance metaficcional lançado em 2001 pela editora Jonhatan Cape. A história ocorre em três períodos diferentes: na Inglaterra, na década de 1930; entre a França e a Inglaterra, durante a Segunda Guerra Mundial; e na Inglaterra do final da década de 1990. A trama parte de um engano para revelar diversos desdobramentos familiares. O livro é considerado a melhor obra de Ian McEwan, e foi selecionado para o Prêmio Booker de ficção em 2001. Em 2007, serviu de base para o filme “Desejo e reparação”, e em 2010 foi adicionado à lista da revista TIME dos 100 melhores romances em inglês desde 1923.
Sobre a convidada
Mell Ferraz é formada em Estudos Literários pela Unicamp e possui mestrado em Estudos de Literatura pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Produz conteúdo literário para a internet desde 2010, quando criou o Literature-se, plataforma multimídia sobre literatura. Seu canal possui mais de 185 mil inscritos, e por lá ela compartilha sua crítica literária com uma comunidade de leitores bastante engajados. Há três anos, promove leituras conjuntas de clássicos, que envolvem 4 mil leitores mensalmente.
Serviço | Clube do Filme do Livro – “Desejo e reparação”
Local: Auditório MIS | Museu da Imagem e do Som – MIS
Avenida Europa, 158, Jardim Europa, São Paulo
Data: 23.05, às 19h
Ingresso: gratuito (retirada com uma hora de antecedência na bilheteria do MIS)
Classificação indicativa: 14 anos
A programação é uma realização do Ministério da Cultura, Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas de São Paulo e Museu da Imagem e do Som, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. O MIS tem patrocínio institucional das empresas Livelo, B3, John Deere, NTT Data, TozziniFreire Advogados, Grupo Comolatti e Sabesp e apoio institucional das empresas Vivo, Grupo Travelex Confidence, PWC, Colégio Albert Sabin, Unipar e Lenovo. O apoio operacional é da Telium, Kaspersky, Pestana Hotel Group, Quality Faria Lima, Hilton Garden Inn São Paulo Rebouças, Pipo Restaurante, illycaffè e Sorvetes Los Los.
Escritora, autora da duologia "A Princesa e o Viking" disponível na Amazon. Advogada e designer de moda. Desde 2008 é blogueira. A longa trajetória já teve diversas fases, iniciando como Fritando Ovo e desde 2018 rebatizado como Leoa Ruiva, agora o blog atinge maturidade profissional, com conteúdo inovador e diferenciado. Bem vindos!
0 comentários
Deixe sua opinião sobre o post: Não esqueça de curtir e compartilhar