Falta uma semana! Festival Lanterna Mágica promove seis dias de exibições gratuitas entre 19 e 24 de março, no CineX
março 12, 2024
Festival traz filmes de animação produzidos em 17 países para as mostras competitivas, além de produções de diversos países africanos em mostra especial.
Imagens em alta resolução disponíveis aqui. Na foto: Bizarros Peixes das Fossas Abissais (2024), de Marcelo Fabri 'Marão'.
O clima é de contagem regressiva! Um panorama da produção recente da animação mundial desembarca em Goiânia dentro de 7 dias. O Lanterna Mágica - Festival Internacional de Animação chega a sua 6ª edição em 2024 de casa nova: entre os dias 19 e 24 de março, quem recebe animações do mundo inteiro é o CineX, cinema localizado no Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON). A programação é totalmente gratuita e pode ser conferida aquiou no site oficial do festival www.lanternamagicafestival.com.br.
Serão 9 mostras entre competitivas e não-competitivas ao longo de seis dias exibindo curtas e longas-metragens de diversos cantos do Brasil e do mundo. A abertura do evento será na terça-feira (19), às 20h, com exibição do longa "Bizarros Peixes das Fossas Abissais" (2024), de Marcelo Fabri Marão, que tem elenco de voz composto por nomes como Natália Lage, Guilherme Briggs e Rodrigo Santoro. A sessão será seguida de um debate com o diretor e roteirista, mais conhecido como Marão.
Integram a mostra competitiva nacional filmes produzidos nos estados de Alagoas, Bahia, Pernambuco, São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná. Já a mostra competitiva internacional apresenta produções do México, Ucrânia, Finlândia, Holanda, Espanha, Estados Unidos, Noruega, Hungria, França, Alemanha e Portugal.
Há, ainda, uma mostra exclusivamente voltada para o panorama da animação produzida em Goiás, além da Mostra de Animação Africana em parceria com o Festival Animage, de Pernambuco, e a Mostra Gondwana, que reúne filmes dos outros países de África e Américas, com foco na animação feita por pessoas racializadas nesses países, incluindo os povos originários. Confira os filmes selecionados aqui.
Para esta 6ª edição, o Lanterna Mágica traz uma programação ainda mais robusta em relação às edições anteriores, que é baseada em três eixos principais: primeiro o da exibição, que inclui as mostras competitivas e não competitivas; o segundo eixo sendo o de mercado, contemplado pelo Lanterna Film Market, que contém estudos de caso, palestras e debates, além de promover o encontro entre produtoras, distribuidoras e animadores; e o terceiro eixo é centrado no Lanterna Educa, que compreende as exibições voltadas para as escolas públicas, além das atividades de formação, como as oficinas e debates, que são voltados para o público em geral.
Toda a programação do evento é gratuita, incluindo as sessões de cinema, o que pode ser a oportunidade perfeita para quem ainda não conhece os cinemas CineX ter uma primeira experiência na sala. O festival Lanterna Mágica tem o objetivo de ser um espaço de democratização do acesso à cultura e de ocupação de diferentes locais e regiões da cidade, tendo passado anteriormente por espaços como o Cine Cultura e o Lyceu de Goiânia, aportando desta vez em uma sala comercial.
Outra novidade do evento em 2024 é a criação do prêmio da imprensa, um convite aos jornalistas e críticos de cinema a votarem após cada exibição das mostras competitivas.
Ponto de encontro
O festival de animação Lanterna Mágica chega a 2024 consolidado como um dos principais do gênero e celebra a sua 6ª edição com um grande encontro entre realizadores ao longo da programação. Além de difundir as produções de diferentes cantos do mundo, desta vez, todos os realizadores nacionais estarão presentes a convite do festival, além de alguns nomes internacionais selecionados para as mostras. "Um festival é feito não só de exibição de filmes, mas também de encontros, de networking, de momentos de trocas com quem está fazendo esse tipo de produção em Estados diferentes e em outros lugares do mundo", destaca Camila Nunes, idealizadora e diretora do Lanterna Mágica.
O festival
Desde 2017 movimentando a cena do audiovisual goiano, o Lanterna Mágica ocupa diferentes espaços culturais da capital conectando produtores de animação e ampliando a visibilidade do gênero. Todos os anos, os filmes inscritos passam por uma curadoria oficial realizada por especialistas da área, integrando a programação de mostras competitivas, não competitivas e especiais. O Lanterna Mágica atualmente é uma realização de Camila Nunes, produtora audiovisual, e da produtora goiana Baloo Filmes.
Escritora, autora da duologia "A Princesa e o Viking" disponível na Amazon. Advogada e designer de moda. Desde 2008 é blogueira. A longa trajetória já teve diversas fases, iniciando como Fritando Ovo e desde 2018 rebatizado como Leoa Ruiva, agora o blog atinge maturidade profissional, com conteúdo inovador e diferenciado. Bem vindos!
0 comments
Deixe sua opinião sobre o post: Não esqueça de curtir e compartilhar