SÃO PAULO COMPANHIA DE DANÇA CELEBRA SEUS16 ANOS E APRESENTA TEMPORADA 2024

janeiro 27, 2024


O dia 28 de janeiro marca a data oficial da criação da Companhia, que anuncia as atividades previstas para o ano 

Cena de Memória em Conta-Gotas – Crédito Iari Davies | Cena de Gnawa – Crédito Iari Davies | Cena de O Quebra-Nozes no Mundo dos Sonhos – Crédito Marcelo Machado | Cena de Petrushka – Crédito Iari Davies

São Paulo Companhia de Dança (SPCD) – corpo artístico da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo, gerida pela Associação Pró-Dança e dirigida por Inês Bogéa –, completa 16 anos de existência em 28 de janeiro. Para celebrar a ocasião, a Companhia anuncia a programação da Temporada 2024.

 

“Que alegria poder celebrar os 16 anos da São Paulo Companhia de Dança! Preparamos um 2024 repleto de atividades que confirmam e expandem nossa missão de difundir a dança para diferentes públicos, em diversos palcos, sejam eles no Brasil ou fora, físicos ou virtuais, por meio de apresentações, streamings, ações educativas e de formação de plateia, livro, documentários, entre tantos outros. Seguimos em movimento e dançando”, celebra Inês.

 

Oficina de Dança

As ações começam no sábado, dia 27/1, na sede da São Paulo Companhia de Dança, no bairro do Bom Retiro, com duas Oficinas de Dança. Das 9h às 10h30, Thamiris Prata, bailarina do elenco, ministra a oficina de Balé Clássico. Das 11h às 12h30, é a vez do professor-ensaiador da casa, Bruno Veloso, com a oficina de Dança Contemporânea. As oficinas são gratuitas e a idade mínima para participar é 14 anos. Também é recomendado nível intermediário nas modalidades. A ação – que está com as vagas esgotadas - faz parte do eixo Educativo e possibilita que os participantes conheçam um panorama sobre como funciona uma aula em uma companhia profissional.

 

Temporada 2024


Intitulada Tornar visível o invisível, esta temporada foi inspirada pelo poema de Orhan Pamuk e sua definição de amor;


“O amor é a capacidade de tornar visível o invisível e o eterno desejo de sentir o invisível em nós próprios”.

Orhan Pamuk


“A dança é um diálogo sem palavras, onde cada gesto, cada salto, cada pirueta é uma frase carregada de significado. Ao assistir a um espetáculo, somos transportados para um espaço onde o tempo externo parece suspender-se, deixando-nos à deriva em um oceano de emoções que transbordam dos artistas e ecoam na plateia”, nos conta Inês.

 

As apresentações têm início em junho, quando a SPCD sobe ao palco do Teatro Sérgio Cardoso com dois programas diferentes. De 21 a 23 de junho, a SPCD apresenta Le Chant du Rossignol (2023), de Marco Goecke; Odisseia (2018), de Jöelle Bouvier; e a inédita Mingmu, de Jomar Mesquita. Na semana seguinte, de 28 a 30 de junho, o público confere Petrushka (2023), de Goyo Montero; Memória em Conta-Gotas (2023), de Lili de Grammont; e Gnawa (2009), de Nacho Duato.

 

No segundo semestre, as apresentações acontecem no Theatro São Pedro, entre os dias 22 e 25 de agosto. No repertório, The Eighth, de Stephen Shropshire; e Cartas do Brasil, de Juliano Nunes.

 

Já entre os dias 31 de outubro e 3 de novembro, a SPCD se une novamente à Orquestra Acadêmica da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (OSESP) para um programa com música ao vivo na Sala São Paulo. Serão apresentadas a remontagem de Ana Botafogo para Les Sylphides (Chopiniana)A Morte do Cisne, na versão de Lars Van Cauwenbergh; e Madrugada, de Antonio Gomes.

 

No final do ano, a SPCD volta ao palco do Teatro Sérgio Cardoso com seu O Quebra-Nozes no Mundo dos Sonhos (2022), uma releitura de Márcia Haydée. As apresentações acontecem em 30 de novembro, 1º de dezembro, 4 a 8 e 11 a 15 de dezembro.

 

Programa de Assinaturas 2024

O Programa de Assinaturas proporciona para o público a chance de estar cada vez mais perto da São Paulo Companhia de Dança. Assinantes têm prioridade de escolha de assento para apresentações da Companhia, preço especial nos ingressos e outros benefícios exclusivos como visita à sede e bastidores, assim como desconto em teatros parceiros. Este ano, o pacote de assinaturas irá englobar os espetáculos realizados no Teatro Sérgio Cardoso, totalizando três programas diferentes. As vendas de novas assinaturas têm início em 28 de janeiro, pelo site www.spcd.com.br/assinatura/.

 

Programa de Patronos 2024

Outra forma de estar perto da SPCD é por meio do Programa de Patronos, uma ação pioneira de apoio à dança no Brasil com contribuições mensais a partir de R$ 100. O Programa segue uma tendência global, na qual museus e orquestras do mundo todo financiam parte de suas atividades por meio de uma sólida rede de apoio da sociedade civil. Iniciativas dessa ordem aprofundam o relacionamento das instituições culturais com seu público, o que amplia o sentimento de pertencimento quanto à sua atuação, além de se mostrarem importantes para aprimorar a excelência e a continuidade de grandes corpos artísticos. Além de contribuir para que a dança chegue a todos os públicos, o Programa garante uma série de benefícios, como visitas a bastidores de espetáculos e outras ações de interação com os artistas, kits exclusivos SPCD, acesso a pré-estreias e até a possibilidade de acompanhar a Companhia em uma turnê internacional, entre outros, de acordo com a categoria. As informações podem ser conferidas pelo site www.spcd.com.br/patronos/.

 

Turnê Internacional

Em 2024, a São Paulo Companhia de Dança embarca rumo à Europa para suas já tradicionais turnês internacionais. Entre os meses de fevereiro e março, com organização feita pela Dance Consortium, a Companhia circula por 14 cidades na Irlanda e Reino Unido. Em abril, serão mais duas semanas entre Áustria e Alemanha. Em maio, a SPCD encerra a turnê com passagem por seis cidades na França. No repertório, estão obras assinadas por coreógrafos brasileiros e internacionais. As turnês da SPCD são pagas integralmente pelos teatros que contratam os espetáculos e, além de contribuírem para a difusão da arte produzida em São Paulo no exterior, geram receitas para que a Companhia realize muitas outras atividades no Brasil.

 


SÃO PAULO COMPANHIA DE DANÇA

Criada em janeiro de 2008, a São Paulo Companhia de Dança (SPCD) é um corpo artístico da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo, gerida pela Associação Pró-Dança e dirigida por Inês Bogéa, doutora em Artes, bailarina, documentarista e escritora. A São Paulo é uma Companhia de repertório, ou seja, realiza montagens de excelência artística, que incluem trabalhos dos séculos XIX, XX e XXI de grandes peças clássicas e modernas a obras contemporâneas, especialmente criadas por coreógrafos nacionais e internacionais. A difusão da dança, produção e circulação de espetáculos é o núcleo principal de seu trabalho. A SPCD apresenta espetáculos de dança no Estado de São Paulo, no Brasil e no exterior e é hoje considerada uma das mais importantes companhias de dança da América Latina pela crítica especializada. Desde sua criação, já foi assistida por um público superior a 980 mil pessoas em 18 diferentes países, passando por cerca de 160 cidades em mais de 1.100 apresentações e acumulando mais de 50 prêmios e indicações nacionais e internacionais. Por meio do selo #SPCDdigital criado em 2020, já realizou mais de 50 espetáculos virtuais e streamings de apresentações que somam mais de 1 milhão de visualizações. Além da Difusão e Circulação de Espetáculos, a SPCD tem mais duas vertentes de ação: as Atividades Educativas e de Sensibilização de Plateia e Registro e Memória da Dança.


 

DIREÇÃO ARTÍSTICA E EDUCACIONAL | INÊS BOGÉA é doutora em Artes, bailarina, documentarista, escritora, professora nos cursos de especialização Arte na Educação da Universidade de São Paulo e Pós-Graduação em Linguagem e Poética da Dança da Universidade Regional de Blumenau. De 1989 a 2001, foi bailarina do Grupo Corpo. Foi crítica de dança da Folha de S. Paulo (2001-07) e integrou o júri técnico do quadro Dança dos Famosos do programa Domingão do Faustão (2016-21). É autora de diversos livros infantis e organizadora de vários livros. Na área de arte-educação foi consultora da Escola de Teatro e Dança Fafi (2003-04) e consultora do Programa Fábricas de Cultura da Secretaria de Cultura do Estado (2007-08). É autora de mais de quarenta documentários sobre dança. Desde 2022 é também diretora artística e educacional da São Paulo Escola de Dança.

 



Acompanhe a SPCD: Site | Instagram | Facebook | Twitter | LinkedIn | YouTube




 

Acompanhe a Cultura: Site | Facebook | Instagram | Twitter | LinkedIn | YouTube


 

 




Você poderá gostar também

0 comentários

Deixe sua opinião sobre o post: Não esqueça de curtir e compartilhar

snapwidget

Subscribe

//]]>