Janeiro Branco: Mapa prepara live para promover a campanha do bem-estar corporativo
janeiro 27, 2024Giulia Ladeira e Nayara Teixeira, psicólogas da HRTech, serão as palestrantes da transmissão, que acontecerá no dia 30 de janeiro, de forma gratuita, para empresas e RHs
No dia 30 de janeiro, a Mapa, primeira HRTech de Human Data Science, que conecta tecnologia, dados, psicologia e comportamento humano, realizará uma transmissão ao vivo para fomentar a campanha do Janeiro Branco nas empresas. O evento é gratuito e voltado para empresas e profissionais de Recursos Humanos.
Com o tema “Janeiro Branco: Identificando e gerenciando fatores de risco psicossocial na área de RH”, a live contará com as palestrantes Giulia Ladeira, psicóloga e coordenadora da área técnica da Mapa, e Nayara Teixeira, psicóloga do trabalho, mestranda em Processos Psicossociais e diretora de produto e operações da HRTech. Juntas, as especialistas abordarão a importância da participação ativa das empresas durante a campanha e como elas podem fazer avaliações psicoemocionais de seus colaboradores para promover um ambiente de trabalho saudável e acolhedor.
Iniciado em 2014, o Janeiro Branco tem como objetivo conscientizar as pessoas sobre a importância da saúde emocional e combater o preconceito em relação às doenças mentais, promovendo a valorização do autocuidado e da busca por ajuda profissional. Embora a iniciativa seja direcionada para toda a população, as empresas passaram a incluir a campanha em suas rotinas de início de ano para gerar um impacto positivo em seu desempenho organizacional.
“A saúde mental está diretamente relacionada à produtividade e ao desempenho profissional. A ausência no trabalho, por exemplo, é comumente associada a questões emocionais. Por isso, um RH que se preocupa com seus funcionários, além de cumprir uma responsabilidade social corporativa, cria uma cultura de apoio e combate a estigmas, encorajando a individualidade e a autonomia sobre desafios emocionais. E, para as empresas, os benefícios são inúmeros, como a satisfação, a moral e a coesão da equipe e a redução de custos com a retenção de talentos”, explica Giulia.
No Brasil, a adoção do Janeiro Branco no contexto corporativo ganha ainda mais força neste ano, já que, em novembro de 2023, a campanha foi oficializada com a Lei Federal 14.556/23. Após um intervalo de 24 anos, o Ministério da Saúde finalmente atualizou as políticas de promoção da saúde dos trabalhadores no Sistema Único de Saúde (SUS). E, em um total de 347 doenças físicas e mentais ocupacionais, os fatores psicossociais são uma das 165 novas condições dessa revisão.
Por isso, a Mapa reforça a importância da live, que abordará os seguintes temas: o propósito do Janeiro Branco; o que são os fatores de risco psicossocial, como eles afetam o desempenho na empresa e qual a sua importância para a saúde mental no trabalho; ferramentas estratégicas de avaliação e prevenção no ambiente corporativo; e o que muda com a entrada dos fatores psicossociais na nova lista divulgada pelo Ministério da Saúde.
“Com a chegada dessas novas doenças, aquelas de caráter mental e emocional serão, pela primeira vez, retratadas de maneira mais cautelosa pelas empresas. E a visão da Mapa, como uma empresa que busca compreender a relação do ser humano com o trabalho, é acompanhar uma demanda de adoção de estratégias eficazes para 2024, oferecendo ferramentas que possam prever, prevenir e tratar riscos psicossociais no ambiente corporativo.”
Sobre a Mapa:
Fundada em 2011, a Mapa é a primeira HRTech brasileira de Human Data Science, que integra tecnologia, dados, psicologia e comportamento para apoiar o setor de Recursos Humanos. Com mais de 900 mil avaliações realizadas, a Mapa cria soluções que avaliam a saúde emocional e o bem-estar das equipes para ajudar qualquer empresa a tomar decisões conhecendo os fatores de produtividade, engajamento e segurança de cada colaborador. Site: https://mapahds.com/
Mais informações sobre a transmissão ao vivo:
“Janeiro Branco: Identificando e gerenciando fatores de risco psicossocial na área de RH”
Organizadora: Mapa.
Data: terça-feira, dia 30 de outubro.
Horário: 14 horas.
Quem pode participar: empresas e setor de Recursos Humanos.
Inscrições (gratuito):
0 comentários
Deixe sua opinião sobre o post: Não esqueça de curtir e compartilhar