Debatedores: Andréia de Alcântara (Brasil) é Historiadora, Arte Educadora, Artista Plástica. É mestra em História da Arte (2018) pela Universidade Federal de São Paulo, Escola de Filosofia, letras e ciências Humanas – UNIFESP -Oscar D’Ambrósio (Brasil), Pós-Doutor e Doutor em Educação, Arte e História da Cultura, Mestre em Artes Visuais, jornalista, Crítico de arte e Curador.
11h30 às 13h00 - MERCADO DE ARTES NO MUNDO, NOVOS CAMINHOS, NOVAS FERRAMENTAS E NOVOS FORMATOS – COMO FAZER ?
Mediação: Oscar D’Ambrosio – Brasil
Debatedores: Luise Weiss - Gravadora, pintora, fotógrafa, professora. Graduada em artes plásticas pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo - ECA/USP; Odécio Visintin Rossafa Garcia – Agrônomo e ambientalista – Colecionador de arte, idealizador da exposição MAMÁFRICA ANCESTRALIDADES AFRICANAS NO BRASIL E CUBA - Criador do projeto Barthô Naif em Brasília .DF; FABRÍCIO REINER- Mestre em Filosofia com especialização em Culturas e Identidades Brasileiras e Bacharel em História, ambos pela Universidade de São Paulo.
14h00 às 15h00 – visita guiada na exposição
15h15 às 17h00 - ARTE E POLÍTICA – FERRAMENTA DE TRANSFORMAÇÃO SOCIAL NA REALIDADE DO POVO PRETO NO BRASIL E CUBA
Mediação: Juliana Candido
Debatedores: Mirian Celeste Martins-Pesquisadora, artista e docente do Programa de Pós-graduação em Educação, Arte e História da Cultura e do Curso de Pedagogia na Universidade Presbiteriana Mackenzie; Júlio Tavares – é poeta e escritor. É autor dos livros "Outros outubros virão... Revoluções Proletárias" e "Arte na encruzilhada dos tempos: Ricardo Amadasi”.
17h15 - EXIBIÇÃO DE FILME – Documentário VAI PRÁ CUBA, COMUNISTA!
Após uma temporada em Salvador, a Exposição 'Mamáfrica - Ancestralidades africanas no Brasil e Cuba' chega a São Paulo,a partir do dia 12 de dezembro, na Caixa Cultura São Paulo (Praça da Sé, 111).
Reunindo mais de 80 obras que exploram diversas técnicas de pintura, objetos e instalação que foram produzidas por 68 artistas (sendo 23 cubanos e 34 brasileiros de 10 estados, incluindo São Paulo, Bahia, Paraíba, Espírito Santo, Ceará, Minas Gerais, Mato Grosso, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro, e Santa Catarina) a Exposição promete promover um mergulho na riqueza da expressão artística de Cuba e Brasil, celebrando a criatividade e a cultura desses dois países e também do continente africano.
Realizada pelo Instituto Alvorada Brasil e Barthô Naïf, com patrocínio da CAIXA e Governo Federal, a exposição tem curadoria de Oscar D'Ambrósio, Odécio Visintin Rossafa Garcia, Juliana Candido e Shirlene Pérola Negra, que selecionaram cuidadosamente as obras para oferecer uma experiência artística única aos visitantes. Os artistas selecionados garantem representatividade da diversidade de gênero, sexualidade, LGBTQIA+ e religiosa, incluindo matrizes africanas.
Tercilia dos Santos, Estamparia, 2022
HOMENAGEADOS
Homenagem do CODO – Clodoaldo Turcato ao 02 DE JULHO – Independência do Brasil na Bahia com Dedicação especial à CAROLINA DE JESUS.
Quatro Artistas homenageados - Luis Joaquin Rodrigues Arias e Richard Bruff Bruff (in-memorian), Cuba.
Albina dos Santos e Tercilia dos Santos, Brasil.
Coletivos de Mulheres naif da Paraíba – Africanidades
Coletivos de Mulheres Naif da Paraíba, Africanidades, 2023
Em Destaque:
Uma das obras de destaque da mostra, a peça coletiva intitulada 'AFRICANIDADES' foi criada por onze artistas do Coletivo Mulheres da Arte Naïf PB e é uma representação visual em forma de colcha de retalhos, simbolizando a união de diversas influências socioculturais. O circuito expositivo também contempla pinturas de Clodoaldo Turcato, conhecido artisticamente como CODO. São pinturas dedicadas ao 2 de julho que faz homenagem a Bernadete Pacífico, líder quilombola baiana que foi brutalmente assassinada este ano.
Uma experiência artística única
A iniciativa visa ampliar a compreensão da diversidade cultural presente em ambas as nações, utilizando a Arte Naïf como meio de expressão e difusão. Por fim, a exposição propõe um diálogo, facilitando um intercâmbio cultural entre Brasil e Cuba, incentivando a colaboração e o entendimento mútuo. Esses pilares enriquecem ainda mais a experiência estética oferecida pela mostra.
A exposição também vai contar com rodada de conversas com pessoas representativas ligadas ao tema e mediadores treinados com viés da diversidade de gênero, lgbtqia+, além de acessibilidade, legendas em braile em português e espanhol e áudio descrição das obras através de QR Code.
SERVIÇO:
O quê: 'Mamáfrica - Ancestralidades africanas no Brasil e Cuba'
Onde: CAIXA Cultural SP (Praça da Sé, 111)
Quando: De 12 de dezembro/2023 a 04 de fevereiro de 2024.
Visitação: Terça a Domingo, das 9h às 19h
Realização: Instituto Alvorada Brasil, Barthô Naïf
Classificação indicativa: Livre para todos os públicos
Escritora, autora da duologia "A Princesa e o Viking" disponível na Amazon. Advogada e designer de moda. Desde 2008 é blogueira. A longa trajetória já teve diversas fases, iniciando como Fritando Ovo e desde 2018 rebatizado como Leoa Ruiva, agora o blog atinge maturidade profissional, com conteúdo inovador e diferenciado. Bem vindos!
0 comentários
Deixe sua opinião sobre o post: Não esqueça de curtir e compartilhar