Imenso Interno / WG galeria

novembro 20, 2023


A mostra coletiva “Imenso Interno”, com curadoria de Fabio Delduque e Veridiana Aleixo, inaugura a mais nova galeria do centro de São paulo: a WG galeria


O Edifício Garagem da Rua Araújo, ganha a partir de novembro uma nova galeria de arte: a WG galeria, do potente trio Mariana e André Weigand e de Cris Genaro.


A partir do dia 25 de novembro o público poderá apreciar um novo espaço cultural no centro histórico de São Paulo: as instalações da WG galeria estarão com as portas abertas para visitação, à Rua Araújo 154, com a inauguração da exposição “Imenso Interno”.

A mostra coletiva recebe a curadoria de Fabio Delduque e Veridiana Aleixo - coordenadores do “Arte Serrinha” (Bragança Paulista), que há mais de 20 anos realiza festivais de arte, exposições e residências artísticas, com ênfase nas artes visuais, tendo como principal característica o encontro de diversas linguagens.

Sem a pretensão de alcançar uma resposta única ou definitiva, a proposta da exposição que abre as portas da WG galeria (empreendimento do casal Mare e André Weigand e Cris Genaro) funda-se a coexistência das distintas possibilidades de se abordar o tema da espiritualidade humana, suas expressões e significados em torno da pergunta: “Como uma exposição de arte pode discutir nos dias de hoje questões fundamentais da existência humana, como fé e espiritualidade no fazer artístico?”.

Segundo Delduque a palavra “encontro” vem do latim incontrare. “O termo pode também significar a junção de pessoas ou coisas que se dirigem para o mesmo ponto ou se movem em sentido oposto, nos remete à ideia de elementos opostos, contrários entre si que, por alguma razão, se unem, dirigindo-se a um mesmo fim, ou a um mesmo sentido. Não há melhor termo para expressar a essência do que acontece nesta exposição. Os trabalhos dos 13 artistas representados, com trajetórias, práticas artísticas e visões de mundo diversas - por vezes diametralmente opostas - compõem um mosaico plural que tensiona o espaço, como uma rede elétrica conectora por onde correm cargas de afetos, luto e dor, crenças, memórias e sonhos”, explica o curador, que também apresenta trabalhos na exposição.

Participam da mostra trabalhos dos artistas, Alberto Lizarazo, Alex Barbosa, Alicia Abe, Ana Elisa Carramaschi, André Weigand, Danilo Cunha, Eduardo Sampaio, Fábio Delduque, Gui Valverde, Leandro Machado, Luiz Eduardo Rayol, Mariana Weigand e Vanessa Ximenes.

“Imenso Interno convida o público a um mergulho no misterioso mundo da criação artística como a mais humana das práticas, justamente por sua natureza espiritual. Um ato que, há milênios, condensa e traduz a imensidão infinita que forma cada um de nós”, completa Veridiana.

A inauguração da WG galeria – instalada no mezanino de um simpático edifício-garagem, o primeiro da cidade, projetado pelo escritório Severo Villares, que herdou os projetos de Ramos de Azevedo – chega para somar ao autêntico e acelerado movimento das artes, design, moda e gastronomia na região da Consolação, iniciado nos últimos anos por empreendimentos como Pivô, Central, Verve, Escola da Cidade, Casa do Porco, Dona Onça, e que mais recentemente ganhou o reforço de Paulo Alves e Alexandre Herchovitch, além de projetos como Tokyo e Love Cabaret.

A galeria será vizinha do comentadíssimo, recém-reinaugurado Edifício Renata (projeto original de 1956, de Oswaldo Bratke). De mãos dadas a tais iniciativas, a WG investe na ocupação de um prédio histórico com consciência, consistência, respeito à história urbanística, considerando hábitos dos moradores, curiosidade dos visitantes e novas possibilidades de uso dos espaços com a cultura como ponto central.

Para André Weigand, a WG galeria se propõe a ser um “vazio”, um espaço em branco, onde o artista e sua obra possam expandir sua voz. “Escolhemos por fazer isso no Centro de São Paulo porque acreditamos verdadeiramente nessa revitalização. Os escritórios de arquitetura sempre foram entusiastas desta retomada que conseguiu trazer um público que não frequentava a região. Toda esta gente poderia estar em outro lugar, mas escolhe o Centro por acreditar neste movimento”, ressalta.

“Estamos presenciando uma espécie de primavera no mundo das artes no nosso país com a abertura de espaço para os artistas periféricos, trans, pretos, indígenas, valorização do artesanato. Tudo isso é importante, histórico e está posto. Não podemos permitir que recue. A arte tem um papel político e uma galeria pode assumir um papel inclusivo em paralelo ao comercial. O objetivo da WG galeria é ocupar um espaço muito honesto neste querido edifício-garagem e não apenas ser uma loja onde se vende uma peça replicável em escala ou um grafismo, sem a valorização da pesquisa e do trabalho do artista”, finaliza Cris Genaro, a respeito do que o público pode esperar deste novo espaço cultural.


Serviço:

WG Galeria

Abertura: 25 de novembro de 2023

Onde: Rua Araújo, 154, Centro, São Paulo

Quando: De terça a sábado, das 13h00 às19h00 (até 21/12/2023)

WhatsAPP: +55 11 98791-9379

Site: wggaleria.com

Instagram: wg.galeria

Email: s.crisgenaro@wggaleria.com

Leandro Machado _ Processo da obra Termogravura _ Travessias Transatlanticas

 

Vanessa Ximenes - Vendo Vozes - foto Rafael Adorján

 

Alicia Abe -Texturas da Agua 



Você poderá gostar também

0 comentários

Deixe sua opinião sobre o post: Não esqueça de curtir e compartilhar

snapwidget

Subscribe

//]]>