Brasil terá primeiro grande evento voltadoa alternativa ao uso de animais em pesquisas científicas
novembro 02, 2023
A Thermo Fisher Scientific, líder mundial na área de ciência e biotecnologia, marca presença no congresso, que acontece entre 6 e 9 de novembro, e apresenta suas soluções de modelos in vitro com células humanas, apoiando a transição para testes sem uso de animais
Pesquisadores e estudantes poderão discutir e se atualizar sobre meios alternativos ao uso de animais na pesquisa. Trata-se do I Congresso Brasileiro de Métodos Alternativos ao Uso de Animais na Pesquisa e no Ensino (I CBMAlt), que acontece entre os dias 6 e 9 de novembro, no Rio de Janeiro. A Thermo Fisher, líder mundial na área de ciência e biotecnologia, marca presença no evento, com soluções inovadoras que apoiam a transição de modelos animais clássicos para testes in vitro.
Desenvolver modelos de laboratórios que sejam cada vez mais parecidos com a biologia humana é o tema da palestra "Inovação em Testes In Vitro: Explorando Métodos Alternativos" de Vitor Rezende, biólogo com doutorado em Medicina Molecular pela UFMG e especialista na área de biotecnologia na Thermo Fisher. Em sua apresentação, Vitor falará sobre a como o uso de células primárias humanas, modelos de cultivo tridimensionais e equipamentos de análise automatizada permitem uma revolução em criar testes cada vez mais próximos à fisiologia humana. Na oportunidade será apresentado o OncoPro, que é um meio de cultivo para a expansão in vitro de tumores de pacientes sem a necessidade de utilizar um animal. “Queremos levar e mostrar que existem oportunidades para desenvolvimento tecnológico e novas técnicas adequadas com essa tendência observada com mais força nos Estados Unidos e Europa", explica.
A Thermo Fisher possui diversas soluções para cultivo celular e análises totalmente automatizadas de testes in vitro, que apoiam a pesquisa sem uso de animais. Exemplo disso é a recente aquisição do Laboratório de Ensino e Pesquisa em Toxicologia In Vitro, liderado pela Dra. Marize Campos Valadares, professora titular de toxicologia na Universidade Federal de Goiás e uma das pesquisadoras mais influentes, pioneira no país no assunto. A especialista conduz estudos em métodos inovadores para a avaliação da toxicidade, atuando no desenvolvimento, validação e implementação de testes in vitro. Com o intuito de aprimorar e acelerar a pesquisa de seu departamento, adquiriram este ano equipamento CellInsight CX7 LZR Pro High Content Screening, da Thermo Fisher, capaz de automatizar totalmente a captura e análise de milhares amostras celulares fluorescentes. “Nosso grupo é dedicado a ciências in vitro, buscamos desenvolver modelos experimentais mais relevantes para humanos, utilizando tecnologias como células iPSC e sistemas microfisiológicos, para investigar efeitos biológicos quimicamente induzidos. O novo equipamento amplia as nossas possibilidades de estudos, além de melhor caracterizar e avaliar o efeito biológico”, destaca Marize.
O evento acontece em sintonia com os questionamentos éticos sobre o uso de animais e a popularização da utilização de técnicas e tecnologias existentes no mercado. Durante décadas, os testes em animais foram o padrão antes de seguir para testes em humanos, e novas leis estão caminhando para que o governo brasileiro e as agências revejam os requisitos para estabelecer a segurança e a eficácia dos produtos hoje comercializados. Diversos palestrantes renomados estarão presentes e apresentarão cases de métodos alternativos. Entre os temas, estão o uso de invertebrados como alternativas, inteligência artificial/inteligência em organóides, resoluções normativas do CONCEA, revisão dos protocolos da OMS por grupos do NC3Rs, direito animal, entre outros.
Para saber mais, basta acessar Link ou o site da Thermo Fisher, clicando aqui.
Saiba mais sobre a palestra da Thermo Fisher Horário: 11:00-12:00 "Inovação em Testes In Vitro: Explorando Métodos Alternativos" Local do Evento: Hotel Windsor Marapendi (Avenida Lúcio Costa , 5400 – CEP 22630-012) Inscrição: Link
Sobre a Thermo Fisher Scientific A Thermo Fisher Scientific é líder mundial em produtos e soluções científicas, com receita anual acima de US$ 44 bilhões, cerca de 130 mil funcionários e investe mais de US$ 1,5 bilhão por ano em pesquisa e desenvolvimento. No Brasil, são mais de 500 funcionários, trabalhando desde a operação até o atendimento ao cliente, reforçando o enfoque científico da empresa. Sua missão é capacitar os clientes a tornarem o mundo mais saudável, mais limpo e mais seguro, acelerando a pesquisa em ciências da vida, resolvendo desafios analíticos complexos, melhorando os diagnósticos dos pacientes e aumentando a produtividade dos laboratórios.
|
0 comments
Deixe sua opinião sobre o post: Não esqueça de curtir e compartilhar