Fábricas de Cultura promovem espetáculos feitos pelos próprios aprendizes sobre povos originários nas cidades
outubro 10, 2023
Temática tem como objetivo ampliar o conhecimento das tradições e histórias ancestrais nas cidades, desarticulando estereótipos sobre o modo de ser indígena
Oferecer a vivência de todas as etapas da montagem de um espetáculo – roteiro, iluminação, sonorização, cenário e atuação – é a proposta do Projeto Espetáculo, programa que integra as atividades das Fábricas de Cultura do Itaim Paulista, Sapopemba, São Bernardo do Campo, Parque Belém, Cidade Tiradentes, Vila Curuçá e Santos – unidades do Programa Fábricas de Cultura da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do estado, administradas pela Catavento Cultural e Educacional.
O Projeto Espetáculo, uma das ações da área de Formação Cultural, reúne aprendizes sob a orientação de educadores de diferentes linguagens, desenvolvendo de forma integrada e participativa todas as etapas e especificidades que compõem um espetáculo cênico. É uma experiência coletiva na qual os jovens passam pela preparação corporal, vocal e musical, improvisação, dramaturgia, interpretação, cenografia, figurinos, maquiagem, iluminação, dentre outros, sempre com a orientação de profissionais especializados.
“Emergir Aldeias dos Cantos da Cidade” é o tema deste ano, que tem como objetivo ampliar o conhecimento das tradições e histórias ancestrais nas cidades, desarticulando estereótipos sobre o modo de ser indígena e potencializando os processos colaborativos de criação. Para isso, ao longo do ano várias foram as referências que cruzaram os processos, destacando-se a visita no Museu das Culturas Indígenas do estado de São Paulo; vivência com grupo indígena da etnia Fulni-ô, oriunda do estado de Pernambuco; diálogo com Daniel Munduruku em palestra sobre saberes ancestrais realizada para educadores; além das referências de poetas, artistas, ambientalistas e escritores indígenas como Ailton Krenak, Márcia Kambeba, Davi Kopenawa, Kaê Guajajara, Pedro Karaí, Jaider Esbell, Brisa Flow, Jerá Guarani, assim como tantas outras pessoas e etnias que embasaram reflexões artísticas e poéticos.
À medida que os processos avançavam, todos foram convidados a se unir na caminhada cultural e artística, que foge ao senso comum e dá lugar ao encontro da natureza com a cidade, através do encantado, do ritualístico, da brincadeira, por meio da descoberta de identidades em corpos e vozes de crianças e jovens. Acreditando que o conhecimento é o primeiro passo para a compreensão e respeito mútuos, foco de todo o trabalho desenvolvido para esta temporada.
Temporada 2023 Projeto Espetáculo: estreias, apresentações e itinerâncias
PROJETO ESPETÁCULO ITAIM PAULISTA
ReFlorEstar: A vida que teima brotar entre o concreto e a rotina cotidiana da cidade. Há Floresta! ReFlorEstar é uma oração, uma profecia, um sonho. Um convite a escutar o sopro das vozes ancestrais desta terra que sustentam os céus e as possibilidades de futuro. Retomar a terra, protegidos pelas espadas de São Jorge, e pelas palavras dos que sempre estiveram aqui. Floresta, floresta será.
Itinerâncias
Fábrica de Cultura Cidade Tiradentes
Dia 20/10, SEXTA, 15h
Rua Henriqueta Noguez Brieba, nº 281
Fazenda do Carmo (11) 2556-3624 / 2518-4428
Teatro Sérgio Cardoso
Dia 24/11, SEXTA, 19h
R. Rui Barbosa, 153 - Bela Vista
PROJETO ESPETÁCULO SAPOPEMBA
ENTRE NÓS: Samaúma, a árvore do equilíbrio entre o “Mundo do Concreto” e o “Mundo das Raízes”, está em apuros. Cabe somente a Nós o poder de se reconectar com suas próprias histórias, para auxiliar as Originárias das Raízes na missão de impedir o avanço do ganancioso Homem de Terno e Gravata, com sua “Máquina do fim dos mundos”. É possível reconquistar a esperança com um novo tipo de equilíbrio?
Itinerâncias
Fábrica de Cultura Vila Curuçá
Dia 25/10, QUARTA, 15h
Rua Pedra Dourada, nº 65, Jardim Robrú
(11) 2016-3316 / 2513-9910
Teatro Sérgio Cardoso
Dia 25/11, SÁBADO, 19h
R. Rui Barbosa, 153 - Bela Vista
PROJETO ESPETÁCULO SÃO BERNARDO DO CAMPO
ERA UM RIO, AINDA É (sobre brincar de gente grande): Sabia que aqui, antes, tinha um rio?
Quem nos conta isso é um grupo de crianças, dessas que escutam seus mais velhos, aprendem com sua sabedoria e depois recontam, brincando, o que ouviram. Enquanto isso, as crianças parecem o rio da história: corpo fluido, solto, que vira avenida reta.
Só que lá onde acaba o rio, uma outra história começa.
Dia 05 (Estreia), QUINTA, 15h
Dia 11/10, QUARTA, 15h e 19h
Dia 18/10, QUARTA, 15h e 19h
Dia 19/10, QUINTA, 15h E 19h
Apresentações no Teatro Elis Regina
Av. João Firmino, 900 - Assunção, São Bernardo do Campo (11) 4109-6262
Itinerância
Fábrica de Cultura Santos
Dia 01/11, QUARTA, 15h
Pr. dos Andradas, Centro, Santos
PROJETO ESPETÁCULO PARQUE BELÉM
Gûyrá - rasgando o bucho da cidade: Entre vôos e desejos jovens buscam novos sentidos e sonham construir uma aldeia com estruturas de bambu dentro de um prédio da cidade. Ao mesmo tempo, um pássaro reflete sobre sua identidade. Enquanto constrói seu ninho ele anseia ser livre. Pássaro deixa de ser pássaro porque constrói seu ninho num poste?
Dia 19/10, QUINTA, 10h e 15h
Dia 20/10, SEXTA, 10h Apresentação
Dia 21/10, SÁBADO, as 11h
Fábrica de Cultura Parque Belém
Av. Celso Garcia, nº 2.231, Parque Belém
Itinerância
Fábrica de Cultura Itaim Paulista
Dia 27/10, SEXTA, 15h
Avenida Estudantes da China, nº 500,
PROJETO ESPETÁCULO CIDADE TIRADENTES
YAMAGUA: Tempo de Vozes Ancestrais: As vozes de três povos originários – Yanomami, Macuxi e Guarani – dizem que é importante revisitarmos as nossas relações com o tempo. O tempo do plantio, o tempo do brotar, o tempo do colher. É tempo de escuta! YAMAGUA: Tempo de Vozes Ancestrais nos provoca a reconhecer o tempo da terra, e nos lembra das raízes profundas e das sementes que brotam frente ao garimpo, a escassez e o concreto.
Dia 13/10 (Estreia), SEXTA, 15h e 19h
Dia 14/10, SÁBADO, 15h e 19h
Dia 17/10, TERÇA, 10h e 15h
Dia 18/10, QUARTA, 19h
Fábrica de Cultura Cidade Tiradentes
Rua Henriqueta Noguez Brieba, nº 281
Fazenda do Carmo
Itinerâncias
Fábrica de Cultura Itaim Paulista
Dia 08/11, QUARTA, 15h
Avenida Estudantes da China, nº 500,
Teatro Sérgio Cardoso
Dia 23/11, QUINTA, 19h
R. Rui Barbosa, 153 - Bela Vista
PROJETO ESPETÁCULO VILA CURUÇÁ
CIDADE-FISSURA: LÁ ONDE SEMEIA O ENCANTADO: Naturezas encantadas, em meio ao caos da urbanização, decidem rachar o chão da zona leste de São Paulo e resgatar a ancestralidade indígena que há embaixo dele. Para isso, brincam com a má comunicação entre os cidadãos e abrem fissuras de novos imaginários entre os arranha-céus. “Cidade-Fissura: lá onde semeia o encantado” é uma obra que tateia o perspectivismo ameríndio através da celebração do invisível.
Dia 14/10 (Estreia), SÁBADO, 15h e 19h
Dia 15/10, DOMINGO, 15h
Dia 18/10, QUARTA, 10h
Dia 19/10, QUINTA, 15h
Dia 21/10, SÁBADO, 15h e 19h
Fábrica de Cultura Vila Curuçá
Rua Pedra Dourada, nº 65, Jardim Robrú
Itinerâncias
Fábrica de Cultura Sapopemba
Dia 10/11, SEXTA, 15h
Rua Augustin Luberti, nº 300, Fazenda da Juta
Teatro Sérgio Cardoso
Dia 22/11, QUARTA, 19h
R. Rui Barbosa, 153 - Bela Vista
PROJETO ESPETÁCULO SANTOS
Jariy - o canto das mudanças: os ritos de passagens da adolescência, orientados por uma Grande Avó, marcam a trajetória de Jariy - o canto das mudanças. É neste caminhar que um grupo de jovens não indígenas da Baixada Santista iniciam uma jornada de aprendizagem sobre a realidade sociocultural dos povos originários do Brasil, em especial do povo Guarani.
Escritora, autora da duologia "A Princesa e o Viking" disponível na Amazon. Advogada e designer de moda. Desde 2008 é blogueira. A longa trajetória já teve diversas fases, iniciando como Fritando Ovo e desde 2018 rebatizado como Leoa Ruiva, agora o blog atinge maturidade profissional, com conteúdo inovador e diferenciado. Bem vindos!
0 comentários
Deixe sua opinião sobre o post: Não esqueça de curtir e compartilhar