Pesquisa, mercado e regulação do uso medicinal de cannabis para pets marcam debates na principal feira veterinária da América Latina

agosto 17, 2023

Conteúdos foram apresentados no primeiro dia da PET VET 2023 em uma edição especial do We Need To Talk About Cannabis

O primeiro dia de debates da PET VET, principal feira da indústria veterinária da América Latina, contou com uma edição especial do We Need To Talk About Cannabis, dentro do Industries Sessions. Durante mais de três horas, especialistas e pesquisadores discutiram sobre produtos medicinais de cannabis, bem como o cenário regulatório e o potencial comercial desse tipo de artigo no setor. 

A primeira palestra do dia foi ministrada por Margarete Akemi, Diretora Técnica do Sindicato do Comércio Farmacêutico de São Paulo. A profissional abordou questões técnicas da cannabis, os efeitos biológicos do produto e ainda explanou a extensa gama de aplicações que os derivados da cannabis podem ter no mercado veterinário. “Foi um evento de alto nível técnico, científico e regulatório.  As pessoas precisam entender o quanto esse assunto é importante e os veterinários precisam ficar atentos aos riscos de ilegalidades. Por isso, espaços de discussão são fundamentais para quem trabalha no setor”, pontuou Margarete.

Já o painel apresentado por Isabela Ávila, Coordenadora de Produtos Veterinários do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), destacou o cenário regulatório para a possível liberação dos produtos à base de cannabis para o setor veterinário. A especialista listou os projetos em tramitação no Congresso Nacional e enumerou também os trâmites atuais do Ministério e da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) relacionados ao assunto.

Por sua vez, Maria Eugênia Riscala, CEO da Kaya Mind, e Thiago Dessena Cardoso, cofundador da empresa, revelaram dados de pesquisas de mercado direcionadas aos produtos de cannabis para pets. Segundo os estudos, em um cenário de alta adesão ao tratamento com cannabis, o mercado poderia movimentar R$ 1,45 bilhão, com potencial para ser utilizado por 555.252 animais (sendo 498.629 cães e 56.623 gatos) ao longo de quatro anos após a liberação total.

Já as pesquisadoras Greyce Lousana, Presidente Executiva da Sociedade Brasileira de Profissionais em Pesquisa Clínica (SBPPC), e Rosemary Viola Bosch, tesoureira e presidente da Comissão de Responsabilidade Técnica do CRMV-SP, debateram diversos aspectos regulatórios e a responsabilidade dos profissionais veterinários na prescrição de medicamentos que contenham derivados de cannabis.

Jaime Ozi, sócio-diretor da Drive Consultoria, que estava na plateia do evento, destacou os temas abordados no encontro. “Tivemos boas e esclarecedoras palestras, principalmente nos assuntos relacionados aos estudos clínicos. Hoje percebemos que muitos veterinários já prescrevem derivados de cannabis, mas as dificuldades regulatórias impactam no cenário. Nós da indústria queremos produtos de qualidade para serem usados tanto por humanos quanto por animais”, finaliza.



Imagens relacionadas

 Maria Eugênia Riscala, CEO da Kaya Mind, e Thiago Dessena Cardoso, cofundador da empresa
Maria Eugênia Riscala, CEO da Kaya Mind, e Thiago Dessena Cardoso, cofundador da empresa
Divulgação



Margarete Akemi, Diretora Técnica do Sindicato do Comércio Farmacêutico de São Paulo
Margarete Akemi, Diretora Técnica do Sindicato do Comércio Farmacêutico de São Paulo
Divulgação



Margarete Akemi, Diretora Técnica do Sindicato do Comércio Farmacêutico de São Paulo
Margarete Akemi, Diretora Técnica do Sindicato do Comércio Farmacêutico de São Paulo
Divulgação

Você poderá gostar também

0 comments

Deixe sua opinião sobre o post: Não esqueça de curtir e compartilhar

snapwidget

Subscribe

//]]>