Conheça a programação de palestras, oficinas e visitas mediadas da Exposição de livros raros da Biblioteca Ema Klabin
agosto 01, 2023
As inscrições gratuitas estão abertas para palestras pela plataforma Zoom. A casa museu ainda promove oficinas e visitas mediadas.
Willem Blaeu (1571 - 1638) e Jan Blaeu (1596 - 1673). O Teatro do Mundo ou novo Atlas. Amsterdã: Jan Blaeu, 1649. Foto: Biblioteca Ema Klabin.
Até o dia 15 de outubro de 2023, a Casa Museu Ema Klabin, no Jardim Europa, em São Paulo, promove a exposição “A palavra impressa, 1492 – 1671: livros raros da Biblioteca Ema Klabin” que apresenta, pela primeira vez, uma seleção de livros raros, muitos com mais de 500 anos. Com curadoria de Paulo de Freitas Costa, a exposição traz 20 volumes que correspondem aos dois primeiros séculos de produção do livro impresso, incluindo manuscritos, livros de horas, incunábulos e edições aldinas, assim como primeiras edições em grego de Platão (1513) e Tucídides (1502), e o Novo Atlas de Blaeu (1648-1655), entre outros.
Para que o público possa se envolver mais com essa exposição, haverá uma série de palestras ministradas pela plataforma Zoom, além de oficinas e visitas mediadas, ressaltando o impacto dessas importantes obras na história da Idade Moderna.
Confira a programação gratuita e já se inscreva no site da Casa Museu Ema Klabin:
Experimentando o Museu: Sobre Tuítes, Epigramas e Máquina de Escrever
Entre os livros raros expostos, está “Epigramas” de Marco Valério Marcial, exibido em uma edição de 1501. Para conhecer melhor a obra desse autor - uma espécie de colunista social do século primeiro d.C. que escrevia poemas curtos, normalmente satíricos, picantes e com uma poderosa crítica social - o Educativo da Casa Museu Ema Klabin promove nos dias 5 e 6 de agosto, das 14h30 às 16h, uma curiosa oficina sobre o tema.
“A partir dos epigramas de Marcial, iremos propor ao público escrever seus próprios epigramas em um mecanismo que está em nossa memória e era usado para escrever e imprimir ao mesmo tempo: a máquina de escrever”, explica a coordenadora do educativo, Cristiane Alves, que lembra as semelhanças dos epigramas com a forma de comunicação que usamos hoje na rede social Twitter.
Palestra: Desde quando sabemos que a Terra é redonda?
No dia 3 de agosto, das 19h às 21h, o professor Yves Rolland, doutor em arqueologia pela Université Lumière (Lyon), e que atuou em diversas escavações arqueológicas na França, ministra a palestra Desde quando sabemos que a terra é redonda? História da cartografia: uma construção das representações.Na palestra de Yves Rolland será possível observar uma seleção de mapas antigos da Biblioteca Ema Klabin que fazem parte dos livros expostos.
Além das visitas mediadas e livres à exposição A palavra impressa, 1492 – 1671: Livros raros da Biblioteca Ema Klabin, nos dias 11 e 12 de agosto, às 14h, acontecem as visitas De Olho na Coleção que, apresentam a exposição econvidam o público para uma conversa sobre a diversidade de temas que permeiam os exemplares exibidos, como o design tipográfico, a percepção do mundo que os viajantes disseminaram em seus relatos, a transformação da comunicação, entre outros.
E para quem quiser se aprofundar sobre a vida e a obra do escritor Marco Valério Marcial, no dia 17 de agosto, das 19h às 21h, haverá uma palestra com o escritor Rodrigo Garcia Lopes, autor do livro “Epigramas”, publicado em 2017 e que traduziu parte do legado de Marcial.
Marcial (d.C. 38-104) é um autor que tem sobrevivido ao tempo, extremamente moderno ao prenunciar aspectos de nossa sociedade do espetáculo e da comunicação instantânea (como os 140 caracteres do Twitter). Crítico ácido da sociedade, humorista, ele mesmo construiu uma persona, complexa e contraditória, se vangloriando em vários poemas de ser uma estrela social, conhecido em toda Roma e lido até mesmo por um centurião nos confins do império.
Experimentando o Museu: Construindo tipos móveis, narrativas e encadernações
Nos dias 19 e 20 de agosto, das 14h30 às 16h, a oficina Experimentando o Museu: Construindo tipos móveis, narrativas e encadernações vai estimular o público a entender como eram produzidos os livros impressos e como funcionava a prensa de Gutenberg. Os participantes irão construir tipos móveis utilizando materiais caseiros e, em seguida, construir narrativas com os tipos criados, imprimindo e produzindo uma encadernação artesanal.
E quem aprecia moda poderá perceber em livros da exposição A palavra impressa, 1492 – 1671: Livros raros da Biblioteca Ema Klabin, que a arte e a moda – duas manifestações relevantes na cultura da humanidade – estão ao longo do tempo fortemente conectadas. Para falar do assunto, a Casa museu Ema Klabin convidou Lorenzo Merlino, que integrou por seis anos a São Paulo Fashion Week (SPFW) e conta com mais de trinta anos de experiência no mundo da moda. A palestra acontece no dia 31 de agosto, das 19h às 21h.
*Como em todos os nossos eventos gratuitos, convidamos quem aprecia a Casa Museu Ema Klabin e pode contribuir para a manutenção das nossas atividades a nos apoiar com uma doação
Escritora, autora da duologia "A Princesa e o Viking" disponível na Amazon. Advogada e designer de moda. Desde 2008 é blogueira. A longa trajetória já teve diversas fases, iniciando como Fritando Ovo e desde 2018 rebatizado como Leoa Ruiva, agora o blog atinge maturidade profissional, com conteúdo inovador e diferenciado. Bem vindos!
0 comments
Deixe sua opinião sobre o post: Não esqueça de curtir e compartilhar