Casas Conceito leva cor ao Centro Histórico de Salvador
agosto 30, 2023
Palestra sobre o uso das cores nos ambientes reuniu profissionais do setor no restaurante Chão, na mostra Casas Conceito
“Qual sua cor preferida? Amarelo. E por que você não pinta dessa cor a sua parede?” Com essa provocação, o influenciador e designer de ambientes, Newton Lima, apresentou a palestra “O vendedor de cores”, no último dia 23 de agosto, no Restaurante Chão, dentro da mostra Casas Conceito. Promovido pela Sherwin-Williams, líder global na fabricação, distribuição e venda de tintas e revestimentos, Newton falou para um grupo de cerca de 60 profissionais de arquitetura e decoração, além de personalidades de lifestyle interessadas em saber mais sobre o infinito universo de tons, nuances e paletas. A alma “colorida”, cheia de vida e alegre do brasileiro, especialmente o nordestino, foi lembrada pelo palestrante. “Esse espírito festivo do nosso povo, normalmente, não se reflete nas cores escolhidas para os ambientes”, pontuou o palestrante.
Especialista em cores e gerente de marketing da Sherwin-Williams, Patrícia Fecci também falou sobre a importância de utilizar de forma certeira as cores em um projeto. “As cores no ambiente vão muito além da estética. Elas também influenciam nossas emoções, percepções e sensações”, explica. Newton aproveitou a palestra para trazer tendências, apresentar ideias e encorajar as pessoas a usarem todo o leque de cores e tons disponíveis no mercado.
Além das cores, uma das inovações apresentadas durante o evento foi o Glitter, lançamento da linha de efeitos especiais da Sherwin-Williams. “O consumidor pode escolher a intensidade de brilho, colocando mais ou menos glitter, e aplicar sobre todas as cores; as partículas refletivas do efeito Glitter capturam a luz e causam um resultado brilhante”, detalha Newton.
Considerado o principal evento de arquitetura, decoração e design do Nordeste, a mostra Casas Conceito está localizada no antigo edifício Duas Américas, na Rua Chile, a primeira rua do Brasil. “O tema deste ano – Memórias – tem tudo a ver com esse universo. É neste espaço, que no passado abrigou a primeira escada rolante da Bahia, que podemos usufruir o máximo da arquitetura moderna, falar sobre futuro e tendências, sempre alicerçadas na nossa história”, conta a empresária Andrea Velame, idealizadora da mostra. “É o quinto ano consecutivo que a Sherwin-Williams me ajuda a contar novas histórias”, completa.
Por meio dessa parceria, produtos da Sherwin-Williams foram utilizados para repaginar alguns dos principais ambientes do edifício, trazendo nova vida a espaços tão significativos da história do Brasil. “Acreditamos em iniciativas que exaltam a importância do retrofit em lugares como estes, que são patrimônio da cidade. Nesse sentido, ainda há muita novidade por vir. Queremos colaborar ativamente para levar novos conceitos, cores e texturas para prédios antigos de Salvador, agregando valor ao centro histórico da primeira capital do Brasil”, exalta Luiz Piva, diretor de marketing da Sherwin-Williams.
Um dos espaços repaginados do edifício foi o subsolo, onde hoje funciona o Restaurante Chão, do chef Vini Figueira. Os pilares robustos e antigos desse espaço, com imensas janelas de vista para o mar, serviram de inspiração para Marcus Barbosa, que assinou o projeto arquitetônico. “Defini um tom de cor que me remetesse ao chão. A cor da terra de massapé me ajudou a criar uma caixa monocromática em contraponto à força da beleza e da luz da Baía de Todos os Santos”, explica o arquiteto.
Restaurante oficial da Casas Conceito e palco da palestra “O vendedor de cores”, o Chão também recebeu a linha efeitos especiais da Sherwin-Williams. “O efeito cimento queimado trouxe ao ambiente gastronômico da mostra uma atmosfera moderna e, ao mesmo tempo, rústica em sintonia com o espírito da Casas Conceito que é trazer o que há de mais novo em arquitetura e decoração, mas também resgatar e valorizar histórias e memórias”, acrescenta Patrícia Fecci.
Revitalizado e inaugurado no último dia 28 de julho, o Casas Conceito revelou o trabalho de 25 profissionais de arquitetura e decoração de interiores e, desde 1º de agosto, está aberto ao público para visitação. Logo na entrada, o visitante é convidado a participar de um concurso. Basta acessar o QRCode oferecido na entrada do evento, e, tanto o público em geral como profissionais do setor vão concorrer a uma seleção especial de produtos da Sherwin-Williams. “Essa é nossa forma de retribuir àqueles que chegam neste espaço ávidos por conhecer as novidades sobre tendências e cores na arquitetura e prestigiar o público que incentiva e valoriza ações de resgate da cultura e da história da cidade”, conclui Luiz Piva.
SOBRE A SHERWIN-WILLIAMS
A Sherwin-Williams é líder global na fabricação, distribuição e venda de tintas e revestimentos. A empresa, fundada em 1866, atua no Brasil há 75 anos, e figura entre os principais fabricantes do mercado brasileiro. A Sherwin-Williams fornece tintas para os segmentos imobiliário, industrial, automotivo, entre outros, além de possuir opções aerossol e em pó contemplando diversas expressões artísticas. Possui marcas reconhecidas como Metalatex®, Novacor®, Aquacryl®, Design®, Super Paint® e Sumaré.
Escritora, autora da duologia "A Princesa e o Viking" disponível na Amazon. Advogada e designer de moda. Desde 2008 é blogueira. A longa trajetória já teve diversas fases, iniciando como Fritando Ovo e desde 2018 rebatizado como Leoa Ruiva, agora o blog atinge maturidade profissional, com conteúdo inovador e diferenciado. Bem vindos!
0 comentários
Deixe sua opinião sobre o post: Não esqueça de curtir e compartilhar