“ÁGUAS DO PASTAZA”, longa dirigido pela cineasta portuguesa Inês T. Alves estreia em SP e Rio de Janeiro no próximo dia 03/08

agosto 01, 2023


Distribuição BRETZ FILMES

Águas do Pastaza (Juunt Pastaza Entsari) 

Portugal, 2022, Documentário, Cor, 61 min.

Filme dirigido pela cineasta portuguesa Inês T. Alves, que visitou sem intenção, necessariamente, de fazer um filme, encontrou em sua viagem pelo rio Pastaza do Equador ao Peru, e encontrou no caminho as curiosidades e a independência das crianças que conheceu – fluentes na prática da pesca, cozinha e artesanato, que deu origem a este documentário.

 

SINOPSE

Isolados na floresta amazônica vive uma comunidade de crianças em profunda intimidade com a natureza ao redor. Entre as águas do rio Pastaza e as copas das árvores, essas crianças vivem seu dia a dia de forma quase autônoma e com forte senso de colaboração.

NOTA DA REALIZADORA

 

Em março de 2018 cheguei a Suwa, uma comunidade isolada de cerca de 80 habitantes na floresta amazônica equatoriana. Ali vivi 2 meses e desenvolvi uma relação muito próxima com as crianças, que me ensinaram e ajudaram em tudo o que é necessário para “sobreviver” naquele território. Assim, surgiu a ideia de um documentário que acompanhasse o dia a ia dessas crianças extremamente independentes, mostra sua íntima ligação com a natureza, assim como sua relação com as novas tecnologias, bastante recentes na comunidade.

 

Num momento em que as comunidades indígenas da Amazônia estão sob forte ataque permanente, intenso desmatamento impulsionado por interesses econômicos externos, pareceu-me urgente dar-lhes alguma visibilidade. Partindo do universo bem específico das crianças, o filme chama a atenção para a importância de estabelecermos uma relação mais sustentável com o nosso meio ambiente.

EQUIPE E FICHA TÉCNICA

 

Diretora: Inês T. Alves

Imagem, som direto, edição: Inês T. Alves

Produtores: Ico Costa e Inês T. Alves

Responsável de Produção: Julia Alves

Composição de som: Virgílio Oliveira

Montagem de som: Giorgio Gristina

Mistura de som: Tiago Mato

Correção de cor: Mafalda Aleixo

Produtora: Oublaum Filmes

Elenco: Amasan Vargas, Bartolome Wajai, Chias Etsaa, Chumpik Etsaa, Elias Vargas, Entsa Kiakua, Erika Vargas, Fabricio Vargas, Inchi Etssa, Jesus Washikiat, Nayaim Washikiat, Nayash Vargas, Nisha Etssa, Nunkui Washikiat, Nupir Vargas, Paint Vargas, Pamela Sharupe, Ramon Sharupe, Rosalia Wajai, Sarah Kiakua, Sherry Kiakua, Suwa Vargas, Tsanim Vargas, Tsentsak Washikiat, Wainchi Washikiat, Yaki Vatgas, efrèn Vargas, Geronimo Etsaa, José Etsaa, Marco Washikiat, Papblo Eajai e Walter Washikiat.

61’|Portugal|2022

INÊS T. ALVES
Inês T. Alves (Portugal, 1987) estudou Narrativas Culturais na Universidade Nova de Lisboa (FCSH), na Universidade de Santiago de Compostela (Espanha) e na Universidade de Bérgamo (Itália). Estudou também Cinema Documental na University of the Arts London, com uma bolsa da Fundação Calouste Gulbenkian. Para além da carreira de realizadora, desenvolve workshops de cinema com diferentes comunidades e idades, tendo colaborado com diversas associações. É uma das fundadoras do MOVIMENTO, um workshop de cinema colaborativo que acontece todos os anos em Portugal desde 2015. As suas curtas-metragens foram exibidas em vários festivais de cinema em Portugal e no estrangeiro.
 
A sua curta documental, AROUND CORNERS, sobre a cidade pós-colonial de Maputo (Moçambique) em relação às memórias da sua família, ganhou o Prémio Cinema Novo no Festival Porto/Post/Doc (Portugal).
JUUNT PASTAZA ENTSARI (Águas de Pastaza) é seu primeiro longa-metragem.
OUBLAUM FILMES
 
A OUBLAUM FILMES é uma produtora cinematográfica portuguesa criada em 2018.
Produziu a longa-metragem ALVA (Roterdão 2019) e as curtas-metragens TIMKAT (Visions du Réel 2021) e DOMY+AILUCHA: CENAS KETS!, todas de Ico Costa, bem como as longas-metragens documentais WATERS OF PASTAZA (Berlinale 2022) de Inês T. Alves e TERRA QUE MARCA (Berlinale 2022) de Raúl Domingues.
A OUBLAUM FILMES está agora a finalizar a segunda longa-metragem de Ico Costa, ROSILENE, e está também a produzir filmes em co-produção com a França, Alemanha, Argentina, Paraguai, Uruguai, Singapura, Taiwan e China, nomeadamente as próximas longas-metragens de Marcelo Martinessi (QUIÉN MATÓ A NARCISO ?), Eduardo Williams (EL AUGE DEL HUMANO 3), Jerónimo Quevedo (LOS RESTOS FÓSILES) e Jow Zhi Wei (AMANHÃ É MUITO TEMPO).

BRETZ FILMES / BRASIL

Desde 1991 responsável pela distribuição de filmes e documentários no Brasil em cinemas, home vídeo, tvs e internet. Seu catálogo conta com aproximadamente 300 filmes de autor, de arte, clássicos e documentários, nacionais e internacionais.


LUIZ ERNESTO BRETZ / DISTRIBUIDOR

Trabalhou no mercado de vídeo doméstico desde seus primórdios no início da década de 1980, distribuindo e representando empresas brasileiras e multinacionais. Em 1990 fundou a Bretz Filmes direcionada a este mercado. Passou a dirigir a área de aquisição e distribuição da Videofilmes entre 2003 e 2011, quando retornou à Bretz Filmes, passando a distribuir em sua própria empresa, filmes nacionais e internacionais para cinema, vídeo, TV e VOD.


Você poderá gostar também

0 comments

Deixe sua opinião sobre o post: Não esqueça de curtir e compartilhar

snapwidget

Subscribe

//]]>