ROADSEC 2023, maior festival hacker da América Latina, acontece neste sábado com 110 atividades
julho 13, 2023
O Roadsec nasceu como evento de segurança da informação, mas foi crescendo ao longo dos anos, e passou a abranger uma infinidade de temas dentro do universo cibernético. Na edição 2023, traz 110 atividades distribuídas em 10 palcos simultâneos com palestras, painéis, hands-on, competições, mostras, e muito mais
A partir das 8h30 deste sábado, 15 de julho, na ARCA, acontece o maior festival hacker da América Latina, reunindo estudantes, profissionais, comunidades e empresas em torno da celebração da cultura hacker em todas as suas vertentes.
Edição do Roadsec em 2022 /Crédito: Backstage
Os Keynote Speakers confirmados são Adriana Saty, criadora de conteúdo e desenvolvimento de software, que irá apresentar como a tecnologia data driven pode ser aplicada no uso pessoal e Bruno Sartori, jornalista especialista em IA para criação de Deep Fakes. As demais palestras que abordam mais de um eixo, irão acontecer no palco principal. Os demais palcos são nomeados pelos eixos temáticos, que guiam as palestras, demonstrações, estudos ou apresentações de projetos. Os eixos temáticos estão divididos em Eixo Ataque, Defesa, Front-end, Back-end, Data Science, Cloud, Privacidade e Hardware. Além destes palcos, existe o Aleph Chillout, que é destinado às comunidades que fazem parte do evento.
O que significa hacker?
“Nosso DNA veio de segurança, mas nossa comunidade se expandiu para muito além disso”, explica Anderson Ramos, CEO da Flipside e idealizador do evento. Para Ramos, é importante refletir sobre o significado atual do hacking. "A palavra hacker foi originalmente usada para descrever programadores brilhantes, além da cultura de compartilhamento de conhecimento e códigos que se criou em torno deles", explica. "Ao longo dos anos a imprensa ajudou a divulgar a imagem do hacker como aquele que invade computadores, numa conotação quase sempre pejorativa, depois se empenhou em desfazer esse mal-entendido", continua.
"Eu particularmente sempre vi o hacking como uma subcultura que tem na tecnologia sua plataforma de expressão, por isso criamos um evento receptivo a qualquer pessoa que se interesse pelo tema, seja ela de segurança, programadora, maker ou ativista. As dezenas de milhares de participantes que fizeram o evento crescer de forma ininterrupta por quase uma década são a prova de que estávamos no caminho certo".
Eixo Ataque
A arquitetura de um software é o responsável pelo bom desempenho de um sistema. O desenvolvedor back-end precisa conhecer técnicas de TI que auxiliem as funções de engrenagens das aplicações, banco de dados e linguagem distintas do front-end. Nesse eixo, serão explorados esses assuntos e as boas práticas que um Dev back-end precisa conhecer.
Palestrante Daiane Santos
Pessoa autista com AH/SD, é Engenheira de Segurança Mobile no Nubank, graduanda de cybersecurity pela Saint Leo University, atua no mercado de TI há 10 anos, é entusiasta de hacking e neurociência. Com o título “Mobile Malware”, a palestra terá como destaque a crescente disseminação de malware voltados para o sistema mobile ocorridas durante o final do ano passado e esse ano, buscando provocar uma reflexão sobre “Até que ponto podemos nos considerar seguros? E como desenvolvedores, como podemos assegurar que nossos apps tenham essa camada de segurança? ”
Eixo Backend
Quem controla a tecnologia controla praticamente tudo, e esse eixo é sobre isso: como achar falhas de segurança em sistemas. Sejam essas falhas em software, em hardware, em processos ou pessoas, sejam elas no Tinder ou na Urna Eletrônica, nenhum sistema está a salvo.
Palestrante Giulia Bordignon
Mestra em engenharia de computação e desenvolvedora backend apaixonada por inovação. Com a palestra “Backend não é tão difícil quanto parece”, a speaker quer desmistificar e aprofundar o assunto, por meio da discussão dos conceitos fundamentais do backend, como está inserido no dia a dia, além das tecnologias comuns usadas na construção de sistemas e as habilidades necessárias para que seja possível construir uma jornada assertiva como desenvolvedor backend.
A grade completa do evento poderá consultada no site:
O Roadsec é o maior festival hacker da América Latina. Criado em 2014, nasceu na comunidade de segurança e abraçou outras áreas de tecnologia. Focado em conhecimento técnico, recrutamento tech e comunidade, reúne os principais nomes do mercado de segurança de informação e tecnologia em um ambiente leve e descontraído.
Escritora, autora da duologia "A Princesa e o Viking" disponível na Amazon. Advogada e designer de moda. Desde 2008 é blogueira. A longa trajetória já teve diversas fases, iniciando como Fritando Ovo e desde 2018 rebatizado como Leoa Ruiva, agora o blog atinge maturidade profissional, com conteúdo inovador e diferenciado. Bem vindos!
0 comentários
Deixe sua opinião sobre o post: Não esqueça de curtir e compartilhar