Documentário sobre Lupicínio Rodrigues, coproduzido pelo Curta!, é eleito melhor filme do público em festival português

julho 11, 2023

A vida do compositor e sua musicalidade são tema de 'Lupicínio Rodrigues: Confissões de um Sofredor', de Alfredo Manevy (Crédito: Divulgação/Curta!)


O filme "Lupicínio Rodrigues: Confissões de um Sofredor", de Alfredo Manevy, recebeu, no último sábado, 8, o prêmio de ‘Melhor Filme do Público’ em documentário da 14ª edição do FESTin - Festival de Cinema Itinerante da Língua Portuguesa, em Lisboa. Em sua primeira exibição internacional, o longa contou com a presença de Manevy e de Bibiana de Sá, diretora de programação do canal Curta!, coprodutor do filme.


"O reconhecimento que recebemos nos deixa extremamente felizes. Este é o começo de uma jornada internacional não apenas para o filme, mas também para a redescoberta de Lupicínio Rodrigues e sua legião de fãs e admiradores. Agora, eles terão a oportunidade de apreciar aspectos da vida do compositor e sua musicalidade, que eram pouco conhecidos até então", comentou o diretor. 


Enquanto não estreia no Curta!, a produção percorre festivais e vem recebendo reconhecimento do público. O documentário já marcou presença, entre outros, no In-Edit Brasil 2023, na 46ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo, no 17º Fest Aruanda do Audiovisual Brasileiro, na 26ª Mostra de Cinema de Tiradentes, no 17° Festival MIMO de Cinema e no 12º Philadelphia Latino Film Festival.


O filme celebra o legado poético de Lupicínio Rodrigues, investiga sua contribuição musical e o contexto histórico da época. O compositor nasceu no Rio Grande do Sul, em 1914, e é autor de sucessos que ultrapassam gerações como “Nervos de Aço” e “A Vingança”. O documentário é uma produção da Plural Filmes e foi viabilizado pelo Curta! através do Fundo Setorial do Audiovisual.

Sobre o Grupo Curta!

O Grupo Curta! tem como missão a difusão de conteúdos audiovisuais relevantes nas áreas de artes e humanidades, sejam brasileiros ou estrangeiros, através da TV linear (canal CURTA!), de plataformas de streaming de operadoras de telecom e da internet. A curadoria de conteúdos é, portanto, o motor central do grupo e foi uma das que mais aprovaram projetos originais para financiamento da produção pelo Fundo Setorial do Audiovisual: já foram mais de 125 longas documentais e 872 episódios de 77 séries que chegam ao público em primeira mão através de suas janelas de exibição:


O canal Curta!, linear, está presente nas residências de mais de 10 milhões de assinantes de TV paga e pode ser visto nos canais 556 da NET/Claro TV, 75 da Oi TV e 664 da Vivo Fibra, além de em operadoras associadas à NeoTV; 


Curta!On, o clube de documentários do Curta!, na ClaroTV+ e em CurtaOn.com.br, conta com mais de 800 filmes e episódios de séries documentais, organizadas por temas de interesse como Música, Artes, MetaCinema, Meio Ambiente e Sustentabilidade, Mitologia e Religião, Sociedade e Pensamento. Há também pastas especiais com novidades – que estreiam a cada mês –, conteúdos originais exclusivos, biografias, além de uma degustação para quem ainda não é assinante do serviço.


Tamanduá TV, plataforma marketplace aberta para qualquer internauta, já reúne mais de quatro mil conteúdos. O usuário pode alugar filmes e séries específicos ou assinar de forma econômica um dos pacotes que contêm conteúdos segmentados por área de interesse: CineBR, CineDocs, CineEuro, CurtaEducação (para professores e estudantes do Ensino Médio e Enem), MetaCinema (para aficcionados e estudantes de Cinema), entre outros. Os pacotes CineBR, CineDocs e CineEuro são disponibilizados desde 2018 como serviço de valor agregado (SVA) para perto de oito milhões de assinantes de banda larga fixa (ISP) da operadora CLARO, sem custo adicional. 


As atividades do Grupo Curta! também promovem a geração de royalties para produtores audiovisuais independentes, com a exploração de seus direitos audiovisuais nas diferentes janelas de streaming. O pacotes Cines da Tamandua TV e do Curta!ON estão repassando anualmente mais de R$ 1,5 milhão de reais em royalties para os produtores dos conteúdos que difunde.



Você poderá gostar também

0 comments

Deixe sua opinião sobre o post: Não esqueça de curtir e compartilhar

snapwidget

Subscribe

//]]>