Junto com especialistas, o Escritório de Turismo Tcheco compilou uma série de itinerários para quem quer escolher a rota ideal para sua próxima #Czech Getaway.
Capítulo 4: Liberec & Hradec Kralové
Dia 1
De Praga para o Vale do Cristal – Liberec.
Saia de Praga em direção ao norte (110km) para entrar no "Vale do Cristal", área que leva esse nome devido às tradições relacionadas à arte do vidro tcheco. Três paradas, começando em Cvikova para visitar a oficina de vidro Pacinek do vidreiro artístico Jiri Pacinek. Aqui se poderá ver uma continuação moderna e viva de uma tradição secular de fabricação de objetos de vidro. O passeio pela zona inclui uma visita às vidrarias onde se pode ver o mestre Pacinek a trabalhar, a oficina de talha e o showroom. Porém, uma das maiores atrações é o Jardim de Cristal da região, que vai surpreender.
Fome?
Cvikov Brewery Restaurant: Este restaurante é um bom lugar para experimentar a culinária tcheca local. Experimente a cerveja Sklář, que é produzida na cidade de Cvikov.
Continue a jornada até Novy Bor (10 km) para visitar a fábrica de vidro que oferece excursões não tradicionais.
Em Novy Bor, se pode testemunhar a produção diária de dezenas de milhares de peças de vidro utilitário. Da mesma forma, perto da cidade, também são criados enormes objetos de luz e lustres para os mais famosos e magníficos hotéis, palácios e até navios.
Para quem quer experimentar como o vidro é soprado, é possível viver essa experiência nas mãos de um vidreiro experiente. Também vale a pena visitar o Novotný Art Glass Museum, onde se verá uma coleção de artes aplicadas, plásticas e modernas em vidro por meio de uma exposição permanente, palestras e exposições temporárias.
Para fechar o dia, a 8 min de distância, siga a Lasvit Alejo, fábrica reconhecida mundialmente pela qualidade em design e vanguarda. As obras de arte da vidraria LASVIT Ajeto estão nas coleções de personalidades como o ex-presidente americano Bill Clinton e o cantor Mick Jagger. É possível observar os fabricantes de vidro trabalhando a partir da galeria de observação. E se tentar criar os próprios artigos de vidro usando o bocal soprado.
Para terminar o dia, segue-se a Liberec (37km) para jantar e acomodação.
Fome?
Restaurante Puor Plaudit, Vzducholoď (terraço de verão)
Liberec – Vale do Cristal (Ponikla, Jablonec) – Hořice/Miletin – Hradec Kralove
Prosseguimento em direção a Ponikla (55km), a pitoresca cidade das montanhas de Krkonose, o único lugar no mundo onde o artesanato tradicional de contas de vidro foi preservado. Visita à fábrica da Rautis para observar todo o processo produtivo, desde o sopro manual, passando pelo banho e tingimento da prata, até à montagem das decorações. Esta arte é reconhecida como patrimônio da UNESCO.
De volta a estrada por cerca de 20 quilômetros (30 minutos) até a joia pitoresca das montanhas Krkonoše, a pequena cidade montanhosa de Harrachov, lar da vidraria Novosad, onde se pode observar de perto os vidreiros e cortadores trabalhando. Há também um pequeno museu de vidro e uma loja. A visita guiada está disponível em alemão ou inglês. No mesmo prédio, se também pode fazer uma visita guiada à cervejaria ou apenas experimentar a cerveja local: František e Čerťák.
Continuação para Jablonec nad Nisou (40 km) onde você poderá almoçar e passar a tarde no Museu Jablonec de Joias e Bijuterias.
Fome?
Restaurante Radnice Jablonec nad Nisou (cozinha checa tradicional com um toque moderno)
Após o almoço, visita a GB Beads com museu e passeio pela fábrica. Trezentos anos de história de contas de vidro tchecas originais, exportadas para quase todo o mundo a partir desta região em uma visita de grandes surpresas. Após, viagem de 70 km em direção a Horice, para apreciar os sabores únicos da República Tcheca e desfrutar de uma cidade encantadora. Breve visita à fábrica destes doces que encher os turistas de sabores em degustações únicas.
Prosseguimento até Hradec Králové (20km) e acomodação.
Hradec Kralove - Třebechovice pod Orebem (Museu dos Presépios) – Palácio Opocno – Hradec Kralove
Partida pela manhã para descobrir mais uma das joias do artesanato tcheco, reconhecido mundialmente. A 15 km está Třebechovice pod Orebem, uma cidade que abriga um museu excepcional: o Museu do Presépio - Probost Belém. O presépio mecânico único de Probošt foi feito de madeira há mais de cem anos. O museu também tem dezenas de outros presépios. Textos disponíveis em inglês e alemão. Endereço: Masarykovo náměstí 1426.https://www.betlem.cz/en/
Continuação até Vamberk (35 km), com visita ao Museu das Rendas. A tradição da renda Vamberk do século XVII é um artesanato de renome mundial, feito pelas mãos dos melhores designers. A exposição do Museu da Renda em Vamberk apresenta rendas folclóricas antigas e também organiza a Bienal de Renda Tcheca.
Tarde em Opono, uma pequena cidade a 10 km de Hradec Kralove para descoberta de seu castelo e sua história.
Esta cidade representa um ponto importante na história e visitar eu castelo faz com que se entenda a importância da região para a República Tcheca.
O Castelo de Opocno escreve a sua história desde o século XI. Através do desenvolvimento gradual, um castelo gótico e uma suntuosa residência renascentista, chegou às mãos dos Colloredo-Mansfelds, que o transformaram em uma confortável residência aristocrática usando as mais modernas conquistas tecnológicas do final do século XIX e início do século XX.
O castelo preserva interiores históricos com ricas coleções, principalmente de armas e pinturas que contam a história da República Tcheca ao longo dos séculos, que podem ser visitadas na companhia de guias ou sozinho.
Um parque inglês envolve o castelo, e oferece aos seus visitantes passeios românticos sob as copas das árvores, ao longo de lagoas com patos e cardumes, e ao longo de pontes de madeira com cascatas.
Retorno a Hradek Kralove para jantar e pernoite.
Dia 4
Hradec Kralove – Broumov - Hradec Kralove
O roteiro termina com a descoberta de uma cidade a 80 km de Hradec Kralove, Broumov. Seu tesouro mais emblemático é uma cópia do Santo Sudário de Turim, que teria sido usado para envolver o corpo de Cristo depois de ter sido retirado da cruz. Existem apenas quarenta dessas cópias no mundo, com sua escrita original que prova que realmente é uma cópia da peça genuína. Ela está no impressionante complexo barroco do Mosteiro Beneditino de Broumov. Lá você também aprenderá sobre as múmias que são mantidas na cripta subterrânea.
Outra joia de Broumov que também parece ser “imortal” é a Igreja de cemitério de Nossa Senhora, o mais antigo monumento sobrevivente da arquitetura religiosa de madeira na República Tcheca. Outros santuários de madeira na região de Broumov foram substituídos por trabalhos de alvenaria e, assim, surgiu um conjunto de igrejas que estão espalhadas por toda a bela paisagem ao redor de Broumov. Esta coleção do genuíno barroco tcheco é candidata à lista da UNESCO.
No final deste passeio, retorno a Hradec Kralove para descobrir alguns de seus tesouros.
A Torre Branca é sem dúvida a obra dominante e majestosa de Hradec, e fica bem no centro da cidade. Recebeu o nome da cor brilhante do arenito Hořice que foi usado em sua construção. A altura desta torre renascentista de 72 metros oferece aos visitantes uma bela vista da cidade de Hradec e também dos picos distantes das montanhas Krkonoše e Orlické hory. A obra foi financiada por doações de seus cidadãos e a construção começou em 1574. Sete anos depois, o gigantesco sino Agostinho, que pesa oito toneladas, foi colocado no quarto andar da torre.
Muito perto da torre está a Catedral do Espírito Santo, cuja história é muito misteriosa. A escritura de fundação da igreja não foi preservada, portanto, presume-se que a igreja foi construída no ano de 1307 pela rainha tcheca Elizabet Rejcka
O final desta grande aventura será navegando como nos tempos da revolução industrial. As máquinas a vapor são testemunho da engenhosidade humana no século 19, quando essa forma de viajar era muito comum. Cerca de uma hora de navegação em barcos a vapor levará o viajante do cais de Smetanovo, perto do Museu da Boêmia Oriental, até a magnífica usina hidrelétrica de Sander. No caminho de volta, se navegará contra a corrente do rio Elba, através da pitoresca paisagem próxima à cidade.
Para mais ideias, recomendações e segredos visite:
Escritora, autora da duologia "A Princesa e o Viking" disponível na Amazon. Advogada e designer de moda. Desde 2008 é blogueira. A longa trajetória já teve diversas fases, iniciando como Fritando Ovo e desde 2018 rebatizado como Leoa Ruiva, agora o blog atinge maturidade profissional, com conteúdo inovador e diferenciado. Bem vindos!
0 comments
Deixe sua opinião sobre o post: Não esqueça de curtir e compartilhar