PortaCurtas exibe com exclusividade os 15 curtas-metragens finalistas do GP do Cinema Brasileiro 2023

junho 28, 2023


O PortaCurtas – site pioneiro do streaming no Brasil do Grupo Curta! - lançado três anos antes do YouTube (2005) com centenas curtas nacionais premiados - e que estará disponível como novo serviço SVOD na ClaroTV+ no próximo 31 de julho – hospedou mais uma vez os curtas-metragens do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, disponibilizando gratuitamente os 59 indicados nas categorias de ficção, documentário e animação. Após serem escolhidas as finalistas pelos jurados, as 15 produções estão disponíveis para o público.

 

Este ano, como em outras ocasiões e em suas parcerias com outros festivais, como com o tradicional Festival Internacional de Curtas de SP, a equipe do PortaCurtas promoveu uma votação popular aos curtas que concorrem ao Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, em sua comunidade de usuários. Durante a primeira fase do Grande Prêmio, a audiência dos filmes indicados ao GPCB gerou um total de 879 horas de streaming e 939 votos pela Comunidade PortaCurtas.

 

Quatro dos filmes mais votados no site estão também na lista dos 15 finalistas escolhidos pelo júri do Grande Prêmio, são eles: "Ainda Restarão Robôs Nas Ruas Do Interior Profundo", "Infantaria", "Fantasma Neon" e "Meu Nome É Maalum". A editoria do site preparou uma seleção especial com esses curtas. Todas as 15 produções selecionadas pela Academia Brasileira de Cinema como finalistas ao Grande Prêmio seguem disponíveis gratuitamente no www.PortaCurtas.org.br

 

Para assistir aos filmes finalistas, basta criar gratuitamente uma conta no PortaCurtas. Após se cadastrar, os usuários podem assistir aos finalistas, registrar seu voto e conferir, posteriormente, os mais bem avaliados pela comunidade do site.

Sobre o Grupo Curta!

O Grupo Curta! tem como missão a difusão de conteúdos audiovisuais relevantes nas áreas de artes e humanidades, sejam brasileiros ou estrangeiros, através da TV linear (canal CURTA!), de plataformas de streaming de operadoras de telecom e da internet. A curadoria de conteúdos é, portanto, o motor central do grupo e foi uma das que mais aprovaram projetos originais para financiamento da produção pelo Fundo Setorial do Audiovisual: já foram mais de 125 longas documentais e 872 episódios de 77 séries que chegam ao público em primeira mão através de suas janelas de exibição:


O canal Curta!, linear, está presente nas residências de mais de 10 milhões de assinantes de TV paga e pode ser visto nos canais 556 da NET/Claro TV, 75 da Oi TV e 664 da Vivo Fibra, além de em operadoras associadas à NeoTV; 


Curta!On, o clube de documentários do Curta!, na ClaroTV+ e em CurtaOn.com.br, conta com mais de 800 filmes e episódios de séries documentais, organizadas por temas de interesse como Música, Artes, MetaCinema, Meio Ambiente e Sustentabilidade, Mitologia e Religião, Sociedade e Pensamento. Há também pastas especiais com novidades – que estreiam a cada mês –, conteúdos originais exclusivos, biografias, além de uma degustação para quem ainda não é assinante do serviço.


Tamanduá TV, plataforma marketplace aberta para qualquer internauta, já reúne mais de quatro mil conteúdos. O usuário pode alugar filmes e séries específicos ou assinar de forma econômica um dos pacotes que contêm conteúdos segmentados por área de interesse: CineBR, CineDocs, CineEuro, CurtaEducação (para professores e estudantes do Ensino Médio e Enem), MetaCinema (para aficcionados e estudantes de Cinema), entre outros. Os pacotes CineBR, CineDocs e CineEuro são disponibilizados desde 2018 como serviço de valor agregado (SVA) para perto de oito milhões de assinantes de banda larga fixa (ISP) da operadora CLARO, sem custo adicional. 


As atividades do Grupo Curta! também promovem a geração de royalties para produtores audiovisuais independentes, com a exploração de seus direitos audiovisuais nas diferentes janelas de streaming. O pacotes Cines da Tamandua TV e do Curta!ON estão repassando anualmente mais de R$ 1,5 milhão de reais em royalties para os produtores dos conteúdos que difunde.



Você poderá gostar também

0 comentários

Deixe sua opinião sobre o post: Não esqueça de curtir e compartilhar

snapwidget

Subscribe

//]]>