O que deuses da mitologia brasileira têm a ver com a comunidade LGBT+?
junho 09, 2023Em "A Banda Sagrada de Tebas", romance histórico de Thiago Teodoro, você vai conhecer o antigo povo do Brasil que cultuava deuses gays
Houve um tempo, antes mesmo dos povos indígenas, em que a homossexualidade era considerada sagrada no Brasil. É essa história que o músico e escritor Thiago Teodoro quer te contar, por meio de uma ficção repleta de plots: A Banda Sagrada de Tebas. Você vai conhecer entidades místicas LGBTQIAPNB+ cultuadas há tempos na mitologia brasileira, como a deusa lésbica Acauã, que protegia e empoderava mulheres, e o homossexual Anhangá, espírito protetor das matas.
Quem vai guiar esta viagem pelo passado é Martim Vieira, sacerdote estudioso das tradições mitológicas. Ele descobre a trajetória do Povo de Luzia – o mais antigo das Américas – na cidade de Pedro Leopoldo, em Minas Gerais. Junto com o protagonista, vamos desvendar mistérios e crenças desta antiga população, que realmente existiu, foi descoberta recentemente, e merece ter sua história contada.
Com outros músicos, Martim produz canções que ajudam a contar o que descobre nos estudos – inclusive, as músicas podem ser ouvidas por meio de códigos QR que levam ao YouTube.
Eles compõem A Banda Sagrada de Tebas, que leva esse nome em referência ao batalhão tebano que venceu Esparta na histórica Batalha de Leuctra, composto por casais gays. Além disso, você vai reconhecer personalidades que realmente existiram, como o jovem grego Antínoo, companheiro amoroso do imperador romano Adriano, e Ânia Aurélia Faustina, imperatriz romana pouco mencionada em documentos oficiais.
Então, prepare-se: nesta Leitura Coletiva, você vai descobrir detalhes da história que nunca te contaram!
Vamos desvendar todos os mistérios de “A Banda Sagrada de Tebas”?
Se o seu perfil literário for selecionado entre os 30 participantes da ação, você receberá o livro em casa, poderá ler, debater e resenhar a obra, além de participar de debates com outros leitores e ainda conversar diretamente com o autor. Bora?
➡ Inscrições abertas até dia 21 de junho: https://forms.gle/
Sobre o autor: Escritor, jornalista e cantor, Thiago Teodoro mora em Pedro Leopoldo, no interior de Minas Gerais. Na cidade em que nasceu, foram encontrados registros do Povo de Luzia, ocupação humana mais antiga das Américas. Com o compromisso de resgatar essa história, iniciou pesquisas há duas décadas e, como resultado desse processo de investigação, publicou o primeiro livro “A Banda Sagrada de Tebas”, focado no estudo da homossexualidade.
Redes sociais: Instagram | Twitter | TikTok | Site oficial
Divulgação |
Divulgação |
0 comments
Deixe sua opinião sobre o post: Não esqueça de curtir e compartilhar