Mostra Comemorativa 30 Anos do Festival de Cinema de Vitória: conheça os apresentadores do evento
junho 16, 2023
Silvero Pereira, Bel Kutner, Zezé Motta e Carla Cristina Cardoso, apresentadores do Festival de Cinema de Vitória (Fotos: Divulgação)
A cada ano um grupo de profissionais integra as tardes e noites do Festival de Cinema de Vitória como apresentadores do evento. Esse time especial traz para a plateia todas as informações sobre os dias de evento. Para a Mostra Comemorativa 30 Anos do Festival de Cinema de Vitória, que acontece a partir desta quarta-feira, 14, até o dia 18 de junho, a seleção reúne atores, atrizes, influenciadores e jornalistas.
As sessões noturnas, que acontecem a partir das 19h, no Teatro Glória, no Sesc Glória, em Vitória, terão a apresentação das atrizes Zezé Motta, Carla Cristina Cardoso e Bel Kutner; do ator Higor Campagnaro; do cantor e ator Silvero Pereira; das jornalistas Simone Zuccolotto e Renata Rasseli; e do artista e empreendedor social MiQ Gonçalves. As sessões vespertinas contam com a apresentação do ator Alexandre Barillari e da gestora cultural Thaís Souto Amorim e acontecem a partir das 14h na Sala Marien Calixte.
Alexandre Barillari
Ator e arquiteto. Estreou no teatro no musical Yentl e esteve nos palcos em inúmeros trabalhos como South American Way, musical sobre a vida de Carmem Miranda, em que deu vida ao compositor Aloysio de Oliveira; e Shakespeare on the Park, no Parque Lage, onde interpretou Hamlet. Na televisão participou de vários sucessos da Rede Globo, como Salsa e Merengue (sua estreia na telinha), Malhação;O Cravo e a Rosa; Chocolate com Pimenta; Alma Gêmea, como o vilão Guto; e recentemente em Nos Tempos do Imperador. Na Rede Record participou de oito projetos, entre eles a saga Os Mutantes. No cinema, atuou em três longa-metragens, incluindo o mais recente Amado, de Edu Felistoque e Erik de Castro. Seu próximo projeto é Noite de Reis, de William Shakespeare, em que atua e dirige um dos maiores clássicos do teatro mundial.
Bel Kutner
Atriz, diretora de teatro. Na televisão, interpretou recentemente Lídia, na novela Travessia, de Glória Perez, e esteve em produções como Nos Tempos do Imperador e Olho no Olho. Foi colunista da Veja Rio Online e apresentou diversas edições do Festival de Cinema Vitória, além de ter integrado o Júri Oficial do evento. Em breve estreia o espetáculo teatral Lee & Blow, ao lado de Cacau Hygino, em que interpretará a icônica editora de moda Isabella Blow.
Carla Cristina Cardoso
Um dos destaques da novela Vai na Fé, de Rosane Svartman, como a personagem Bruna, a atriz tem uma carreira com inúmeros trabalhos no teatro, no cinema e na televisão. Entre os destaques estão os espetáculos teatrais Dona Flor e Seus Dois Maridos, com direção de Pedro Vasconcellos; e Anti Nelson Rodrigues, sob o comando de Bruce Gomlevsky. Na TV, esteve nas novelas Viver a Vida e Em Família, de Manoel Carlos; e a Regra do Jogo, de João Emanuel Carneiro. Estreou no cinema em Navalha na Carne, adaptação da peça de Plínio Marcos dirigida por Neville D’Almeida; e participou de Bendito Fruto, de Sérgio Goldenberg; e Made in China, de Estevão Ciavatta.
Higor Campagnaro
Ator e dramaturgo iniciou formação e carreira no Espírito Santo, sua terra natal, onde deu seus primeiros passos no audiovisual, em curtas-metragens como Delete Love, de Gabi Stein; e no longa-metragem, As Horas Vulgares, de Vitor Graize e Rodrigo Oliveira. Em 2010 mudou-se para o Rio de Janeiro. Desde 2016 estabeleceu uma relação mais intensa e reiterada com o cinema, onde participou de inúmeros projetos como Os Primeiros Soldados, de Rodrigo de Oliveira; Doutor Gama e M8, de Jeferson De; além de trabalhos com Ruy Guerra e Lucia Murat. Protagonizou Um Animal Amarelo, de Felipe Bragança, pelo qual ganhou menção honrosa como ator no Festival de Gramado, em 2020. Na TV integra os elencos de projetos como Os Últimos Dias de Gilda, de Gustavo Pizzi e Karine Telles, série selecionada para Berlinale 2021; da novela Quanto Mais Vida Melhor; e das séries Desalma e Filhos da Pátria.
MiQ Gonçalves
Artista e empreendedor social com 10 anos de atuação. É CEO do Instituto Aprender Cultura e Diretor de Comunicação do Grupo Act. Líder na Rede Gerando Falcões, indicado ao Prêmio Pretos Empreendedores, entre os cinco pretos empresários de maior impacto social do Espírito Santo.
Renata Rasseli
Jornalista com extensa experiência, ela é responsável por uma das colunas mais tradicionais e badaladas do jornalismo capixaba, que tem o seu nome, publicada diariamente em A Gazeta.
Samuel de Assis
Natural de Aracajú, ele ingressou em 2002 na EAD (Escola de Arte Dramática- USP). É um dos maiores destaques da novela Vai Na Fé, em que interpreta o Dr. Benjamim Garcia. Na televisão esteve em várias produções como Ciranda de Pedra, Avenida Brasil, Força Tarefa e Na Forma da Lei. Participou de mais de 15 séries em diversos serviços de streaming, como por exemplo, 3% e Cidade Invisível, da Netflix; Aruanas e Rensga Hits, do Globoplay; LOV3 da, Prime Video, Insânia, da Star+; e O Doutrinador. Tem dezenas de peças de sucesso no currículo como Otelo e Roque Santeiro, o Musical, com direção de Debora Dubois; e Rita Lee Mora ao Lado, dirigido pela dupla Debora Dubois e Márcio Macena. No cinema esteve em Chico Xavier, de Daniel Filho; 5X Favela, de Cacá Diegues, além de ter sido indicado ao prêmio de Melhor Ator no Festival de Cinema de Los Angeles pelo filme Singapore Sling.
Silvero Pereira
Ator, cantor e diretor. Com uma carreira de sucesso nos palcos brasileiros, como no premiado espetáculo BR Trans, o artista também é destaque no cinema e na televisão, onde interpretou personagens marcantes como o Lunga, do filme Bacurau, de Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles; e Zaquieu do remake da novela Pantanal, sucesso recente da teledramaturgia brasileira. Acaba de lançar nas plataformas de streaming sua versão para o clássico da música brasileira Como Nossos Pais, música que faz parte do repertório do show Silvero interpreta Belchior, espetáculo em que ele passeia pela obra do compositor cearense e, atualmente, percorre o Brasil com apresentações lotadas. A turnê estreou no 7º Festival TendaLab, em setembro de 2022.
Simone Zuccolotto
Jornalista, diretora, roteirista, crítica de cinema e pesquisadora. Formada em Jornalismo pela PUC-RJ e pós graduação em roteiro de cinema. Especialista em jornalismo cultural, passou por veículos como TV Cultura, Telecine e Multishow e colaborou com veículos como Valor Econômico e O Globo, além de revista e catálogos especializados. É diretora, roteirista e repórter no Canal Brasil/TV GLOBO. Assina a direção e roteiro de séries como De Semelhanças e Coincidências; A Mulher no Cinema; Nas Sombras do Medo; Encontros e Desencontros do Cinema Brasileiro; Mordaça, Foi Bom pra Você Benzinho, entre outras. Faz curadoria de mostras e festivais brasileiros.
Thaís Souto Amorim
Mulher negra, Thaís Souto Amorim é militante pelas políticas de equidade para mulheres negras na Grande Vitória. Formada em Direito, graduanda em Serviço Social, curadora em audiovisual. Como Gestora de Políticas Culturais, exerce um trabalho com foco nas estratégias de reconexão entre as narrativas artístico-culturais e negritude. Atualmente é coordenadora do Projeto JuventudES e foi curadora da Mostra Cinema e Negritude, do Festival de Cinema de Vitória, e coordenadora do Museu Capixaba do Negro “Veronica da Pas”.
Zezé Motta
Atriz e cantora, há mais de 50 anos Zezé Motta se dedica à cultura no Brasil. Nascida em Campos, no interior do Rio de Janeiro, ela estudou no Teatro Tablado e começou a carreira profissionalmente em 1968 com a peça "Roda Viva" de Chico Buarque de Hollanda. No cinema e na TV, Zezé se destacou por seus papéis em "Beto Rockefeller" (1968), "Xica da Silva" (1976), "Quilombo" (1984), "Porto dos Milagres" (2001), "Sinhá Moça" (2006), "O Outro Lado do Paraíso" (2017), entre muitos outros. São mais de 50 projetos da TV e mais de 70 filmes. Na música, lançou mais de 10 LP’s e discos, apresentou-se em Hannover (Alemanha), Carnegie Hall de Nova York (EUA), França, Venezuela, México, Chile, Argentina, Angola e Portugal. É uma das fundadoras do Movimento Negro Unificado, denunciando casos de racismo.
14 de junho
Quarta-feira
14h - Thaís Souto Amorim
19h - Zezé Motta e Carla Cristina Cardoso
15 de junho
Quinta-feira
14h - Alexandre Barillari
19h - Silvero Pereira e Bel Kutner
16 de junho
Sexta-feira
14h - Thaís Souto Amorim
19h - Simone Zuccolotto
17 de junho
Sábado
14h - Thaís Souto Amorim
19h - Renata Rasseli
18 de junho
Domingo
14h - Thaís Souto Amorim
19h - MiQ Gonçalves e Higor Campagnaro
UMA JANELA DE 30 ANOS PARA O CINEMA BRASILEIRO
Maior evento de cinema e audiovisual do Espírito Santo, o Festival de Cinema de Vitória completa 30 anos em 2023. Para celebrar a data, será realizada a Mostra Comemorativa 30 anos do Festival de Cinema de Vitória, que acontecerá de 14 a 18 de junho com uma programação retrospectiva especial com longas e curtas-metragens que marcaram a história do festival. Já no segundo semestre, de 19 a 24 de setembro, acontece a 30ª edição do FCV que apresentará a safra atual e inédita do cinema brasileiro e que também contará com debates, mesas redondas e muito mais.
A Mostra Comemorativa 30 Anos do Festival de Cinema de Vitória conta com o patrocínio do Instituto Cultural Vale e da ArcelorMittal, através da Lei de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura. Conta também com o apoio da Universidade Federal do Espírito Santo, do Cine Metrópolis, do HZ, da Rede Gazeta, da Carla Buaiz Jóias e do Sesc Glória. A realização é da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA).
Escritora, autora da duologia "A Princesa e o Viking" disponível na Amazon. Advogada e designer de moda. Desde 2008 é blogueira. A longa trajetória já teve diversas fases, iniciando como Fritando Ovo e desde 2018 rebatizado como Leoa Ruiva, agora o blog atinge maturidade profissional, com conteúdo inovador e diferenciado. Bem vindos!
0 comentários
Deixe sua opinião sobre o post: Não esqueça de curtir e compartilhar