A apresentação traz crânios de dinossauros brasileiros em tamanho real, óculos de realidade virtual, micro drones e projeções. Concerto é costurado a partir de diálogo com especialistas em paleontologia e inovação tecnológica
A Orquestra Sinfônica da USP (Osusp) se reinventa com a apresentação do próximo dia 24 de junho, sábado, às 16 horas, no Anfiteatro Camargo Guarnieri, pelo ciclo Concertos da Torre do Relógio. A performance foge de um concerto convencional e traz especialistas em paleontologia e em inovação tecnológica para explanações que serão guias para as obras escolhidas. Os ingressos gratuitos podem ser adquiridos antecipadamente online na plataforma appticket. A Osusp sugere ao público a doação de alimentos não perecíveis e de agasalhos que serão doados a comunidades do Butantã e aldeias indígenas.
O espetáculo contará com a participação, ilustrada por projeções de imagens, do paleontólogo e professor do Instituto de Geociências (IGc) da USP, Luiz Eduardo Anelli, especialista em dinossauros brasileiros. Posteriormente será a vez do professor da Escola Politécnica (Poli) da USP, Marcelo Zuffo, atual coordenador do Centro de Inovação da USP (InovaUSP) e líder do Centro Interdisciplinar de Tecnologias Interativas (CITI), desenvolvedor de soluções para cidades inteligentes e internet das coisas.
A experiência para o público já começa no hall de entrada do Anfiteatro Camargo Guarnieri, onde estarão expostos dois grandes dinossauros brasileiros com crânios dos terópodes Carcharodontosaurus e Oxalaia, os maiores carnívoros que viveram no país. Com a colaboração de micro drones com inteligência artificial (IA) embarcada, que fazem o escaneamento de dinossauros, também será possível utilizar óculos de realidade virtual para ter a sensação de ver de perto os dinos no mesmo ambiente.
Maestro Gil Jardim será o regente do concerto. Foto: Cecília Bastos / USP Imagens.
Costurado pela fala dos especialistas, o espetáculo transita entre a evolução do planeta Terra e a inovação tecnológica. Sob a regência do maestro Gil Jardim, a Osusp abre com o quarto movimento da Sinfonia nº 9, de Antonín Dvorak, conhecida como "Sinfonia Novo Mundo", evocando a grandiosidade e a diversidade das paisagens naturais do continente americano.
Para o maestro Gil Jardim, diretor da Osusp e regente deste concerto, a colaboração dos especialistas engrandece o evento “trazendo conhecimento acadêmico de alto nível para a experiência musical”.
Iniciando pelo tema dos dinossauros com a explanação de Anelli, os fãs de cinema poderão desfrutar dos emocionantes destaques da trilha sonora do filme “Jurassic Park”. Na sequência, a famosa introdução de "Also sprach Zarathustra!" (Assim falou Zaratustra), de Richard Strauss, que se tornou emblemática com sua associação ao filme "2001: Uma Odisséia no Espaço", cria uma atmosfera de exploração e descoberta para a fala sobre inovação tecnológica de Zuffo.
Público no concerto realizado em 29 de abril de 2023 em homenagem aos povos originários. Foto: Cecília Bastos/USP Imagens
O maestro destaca ainda a relevância das participações. “Ao realizarem intervenções no espetáculo, mesmo que ágeis, sobre temas como a evolução no planeta Terra e a inovação tecnológica, o ciclo proporciona uma imersão intelectual que transcende a simples apreciação da música, ampliando horizontes e despertando novas conexões entre diferentes áreas do saber.”
Fechando a apresentação, será executada a obra "Fibers, Yarn and Wire", do compositor brasileiro Alexandre Lunsqui, trazendo uma abordagem contemporânea e inovadora à música sinfônica. Trata-se de uma peça desafiadora tanto para os músicos quanto para os ouvintes.
O compositor explora uma variedade de timbres e ritmos baseados no funcionamento de um tear expandindo as possibilidades sonoras dos instrumentos da orquestra. Através dessa composição, Lunsqui, que também é professor em composição e teoria na Unesp, demonstra sua habilidade em superaras fronteiras da música tradicional em uma experiência de escuta renovada do discurso musical.
O público também poderá contar com um estande da Editora da USP (Edusp) que trará livros sobre dinossauros brasileiros de autoria de Anelli.
SOBRE O CICLO
O Ciclo de Concertos da Torre do Relógio, uma das séries desenvolvidas pela Osusp neste ano de 2023, combina palestras de especialistas renomados com performances musicais de alta qualidade, unindo conhecimento e arte. A mediação é da professora Marli Quadros Leite, pró-reitora de cultura e extensão universitária da USP.
A interação entre diferentes campos busca ampliar as fronteiras da experiência musical, proporcionando ao público uma compreensão mais profunda e contextualizada das obras executadas.
Texto | Elcio Silva - Da assessoria de imprensa da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP.
Serviço
Dos Dinossauros à inovação tecnológica
Osusp se reinventa em concerto na USP
Quando | 24 de junho (sábado), 16 horas
Concertos da Torre do Relógio
Gil Jardim, regência
Apresentações de Luiz Eduardo Anelli e Marcelo Zuffo
Parte dos ingressos será distribuída no dia dos eventos. A Osusp sugere ao público a doação de alimentos não perecíveis e de agasalhos que serão doados a comunidades do Butantã.
A Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU) é o órgão que desenvolve as políticas culturais e de extensão da Universidade de São Paulo, funcionando como um canal aberto de diálogo da USP com a sociedade. A PRCEU tem ampla atuação, trabalhando na gestão de programas de fomento às iniciativas acadêmicas em cultura e extensão e no apoio às ações da comunidade universitária junto à sociedade. Fazem parte dessa estrutura: Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin, TUSP – Teatro da USP, Cinusp Paulo Emílio – Cinema da USP, Osusp – Orquestra Sinfônica da USP, Coralusp – Coral da USP, Centro Universitário Maria Antonia, CienTec - Parque de Ciência e Tecnologia da USP, Centro de Preservação Cultural - Casa de D. Yayá e Engenho São Jorge dos Erasmos. Promove, ainda, ações próprias no âmbito da cultura e da extensão universitária, como os programas “Nascente USP”, “USP e as Profissões” e “Giro Cultural USP”. Já no relacionamento com a comunidade, são desenvolvidos os programas "USP 60+", "Incubadora USP de Cooperativas Populares" e "USP Aproxima-Ação".
Escritora, autora da duologia "A Princesa e o Viking" disponível na Amazon. Advogada e designer de moda. Desde 2008 é blogueira. A longa trajetória já teve diversas fases, iniciando como Fritando Ovo e desde 2018 rebatizado como Leoa Ruiva, agora o blog atinge maturidade profissional, com conteúdo inovador e diferenciado. Bem vindos!
0 comentários
Deixe sua opinião sobre o post: Não esqueça de curtir e compartilhar