Convidados argentinos trazem cultura do país para concerto gratuito na USP

junho 28, 2023

Diretor titular da Orquestra Filarmônica de Entre Ríos, na Argentina, Luís Gorelik será o regente do concerto da Osusp, com solo do violonista Eduardo Isaac

A Orquestra Sinfônica da USP (Osusp) inicia o mês de julho com um concerto que traz um pouco da cultura argentina para o palco do Centro Cultural Camargo Guarnieri da USP. O quinto concerto da série Esculpir o Tempo contará com a presença dos músicos argentinos Luis Gorelik, na regência, e Eduardo Isaac, no solo de violão. A apresentação gratuita será realizada no dia 1 de julho, às 16 horas, e os ingressos podem ser adquiridos antecipadamente online na plataforma appticket.

 

Em Esculpir o Tempo, que traz convidados para regência e solo, os programas foram montados sobre a tríade: a tradição - o nacional - a contemporaneidade. Os maestros estrangeiros convidados trarão sempre algo especial e típico de suas terras.

Para o maestro Gil Jardim, diretor da Osusp, o convite aos artistas argentinos foi muito especial. “Gorelik é um profissional de vasta experiência, com trânsito enorme com orquestras europeias, americanas, com repertório imenso com a música de concerto, com a ópera, com os balés, uma figura que tem uma percepção muito aguçada da música na cena mundial. Isso nos interessa sempre. Com ele estará um ótimo solista, o Eduardo Isaac, que atua com orquestras por esse mundo afora.”

 

O maestro Gil Jardim, diretor da Osusp, ressalta que o convite aos artistas argentinos foi muito especial.

Foto | Marcos Santos / USP Imagens

Professor de direção orquestral da Universidade Nacional das Artes (UNA - AR) e diretor titular da Orquestra Filarmônica de Entre Ríos, província no nordeste do país, localizada entre os rios Paraná e Uruguai, Luis Gorelik irá executar a famosa obra Sinfonia nº.3 em Mi bemol Maior, Op.55, de Ludwig Van Beethoven também conhecida como “Eroica”, composição que havia sido dedicada a Napoleão Bonaparte, mas a homenagem foi rasgada pelo compositor assim que o então líder militar se proclamou imperador. 


Com solo de Eduardo Isaac, completa a apresentação a Suite Argentina, para violão e orquestra, do compositor Eduardo Falu, considerado ícone da música do país. Em seis movimentos, Carnavalito, Misachico, Bailecito, Zamba, Estilo e Malambo, a obra reúne ritmos tradicionais do país.


Eduardo Falú foi um violonista, cantor e compositor argentino. Autor de obras fundamentais do repertório folclórico argentino, gênero musical mais representativo da cultura argentina tradicional e da vida no campo. Reconhecido mundialmente, é autor de obras como “Zamba de la Candelaria” e “Tonada del viejo amor”. Imagem | Álbum A qué volver da coletânea Sentir El Folklore.

A escolha de Gorelik destaca a cultura argentina. “Neste ciclo Esculpir o Tempo, costumo pedir que tragam músicas características de seu país. A Suite Argentina é uma obra do compositor Eduardo Falu, um ícone da música de seu país, artista que produziu canções que tocam a alma argentina sempre”, exalta Jardim.


A Osusp sugere ao público a doação de alimentos não perecíveis e de agasalhos que serão doados a comunidades do Butantã e aldeias indígenas.

Texto | Elcio Silva - Da assessoria de Imprensa da Pró-reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP

Serviço

Quando | 01 de julho, 16 horas - sábado

Esculpir o Tempo

Luis Gorelik, regência

Eduardo Isaac, violão

                   

Ingressos | https://appticket.com.br/osusp-concerto-luis-gorelik


Onde | Centro Cultural Camargo Guarnieri

Rua do Anfiteatro, 109 - Butantã, São Paulo

Quanto | grátis


A Osusp sugere ao público a doação de alimentos não perecíveis e de agasalhos que serão doados a comunidades do Butantã e aldeias indígenas.

Parte dos ingressos será distribuída no dia do evento.

Informações (11) 3091- 3000 | sinfonica@usp.br |  http://www.osusp.prceu.usp.br/


A programação dos próximos concertos pode ser acompanhada no site da Osusp ou em cultura.usp.br


Sobre a Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP:

A Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU) é o órgão que desenvolve as políticas culturais e de extensão da Universidade de São Paulo, funcionando como um canal aberto de diálogo da USP com a sociedade. A PRCEU tem ampla atuação, trabalhando na gestão de programas de fomento às iniciativas acadêmicas em cultura e extensão e no apoio às ações da comunidade universitária junto à sociedade. Fazem parte dessa estrutura: Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin, TUSP – Teatro da USP, Cinusp Paulo Emílio – Cinema da USP, Osusp – Orquestra Sinfônica da USP, Coralusp – Coral da USP, Centro Universitário Maria Antonia, CienTec - Parque de Ciência e Tecnologia da USP, Centro de Preservação Cultural - Casa de D. Yayá e Engenho São Jorge dos Erasmos. Promove, ainda, ações próprias no âmbito da cultura e da extensão universitária, como os programas “Nascente USP”, “USP e as Profissões” e “Giro Cultural USP”. Já no relacionamento com a comunidade, são desenvolvidos os programas "USP 60+", "Incubadora USP de Cooperativas Populares" e "USP Aproxima-Ação".




Você poderá gostar também

0 comentários

Deixe sua opinião sobre o post: Não esqueça de curtir e compartilhar

snapwidget

Subscribe

//]]>