2ª edição do Parque da Mobilidade Urbana debate cenário e desafios da mobilidade brasileira no Pacaembu
junho 28, 2023
Entre os dias 22 e 24 de junho, o PMU 2023 recebeu mais de 3 mil visitantes e contou com uma programação composta por 24 painéis de discussão com mais de 100 palestrantes, mais de 70 expositores, apoiadores e patrocinadores que apresentaram ao público soluções, inovações e tecnologias para o avanço de uma mobilidade urbana mais sustentável, inclusiva e disruptiva.
A nova edição também estreou o Prêmio Parque da Mobilidade Urbana que reconhece iniciativas, profissionais e carreiras relevantes para o crescimento do setor.
Como caminham as discussões sobre a mobilidade urbana nas cidades brasileiras? Quais são os desafios, as perspectivas e as soluções para os próximos anos? Estas reflexões e outros debates integraram a edição do Parque da Mobilidade Urbana deste ano. Uma iniciativa da plataforma Connected Smart Cities e do Mobilidade Estadão, desta vez, o maior evento de mobilidade da América Latina foi realizado no Complexo Esportivo do Pacaembu, localizado no coração da cidade de São Paulo, entre os dias 22 e 24 de junho.
O PMU abrangeu uma programação com conteúdo diversificado no universo da mobilidade, incluindo palestras com 8 trilhas temáticas e diversas ações interativas, com test drive, test ride; rodadas de negócios; exposição de produtos, serviços e tecnologias; espaços de convivência; demonstrações de realidade virtual e inteligência artificial e brincadeiras educativas com o público infantil.
"O engajamento de todos os atores da esfera urbana, não somente os atrelados aos mercados de negócios, é essencial para a orquestração de ações que incentivem realmente tomadas de decisões do poder público e o planejamento estratégico da mobilidade urbana das cidades, visando o bem-estar social e ambiental", destaca Paula Faria, idealizadora e CEO do Parque da Mobilidade Urbana e da Plataforma Connected Smart Cities.
PMU alcança grande público e número de apoiadores
Em sua 2ª edição, o Parque da Mobilidade Urbana recebeu mais de 3 mil visitantes, que integram setores de negócios, como: micromodais, startups, companhias de transporte público, transporte particular, seguradoras, consultorias, fabricantes de veículos, indústrias do setor, entre outras. Além de atores do ecossistema de mobilidade e cidades inteligentes, como especialistas, pesquisadores e público da esfera social interessados no tema e no futuro das cidades.
Na esfera empresarial, estiveram presentes representantes das seguintes áreas de negócios: Mobilidade elétrica, Mobilidade corporativa, Serviços para mobilidade, Acessibilidade, Transporte alternativo, Transporte coletivo, Compartilhamento e Tendências para a mobilidade, Inteligência de dados em prol de melhor futuro das cidades.
O evento envolveu ainda mais de 70 expositores, apoiadores e patrocinadores que apresentaram as soluções mais inovadoras para o setor de mobilidade urbana.
"Mais uma vez, nós, do Mobilidade Estadão, ficamos muito contentes de realizar, junto com o Connected Smart Cities, a segunda edição do Parque da Mobilidade Urbana. Foram três dias muito intensos, de muito conhecimento, aprendizado e experiência. Realmente, é muito rico ver os principais players do ecossistema de Mobilidade reunidos em São Paulo. E já estamos nos preparando para a terceira edição, em 2024, que, com certeza, será ainda melhor", destaca Dante Grecco, editor do Portal e do Caderno Mobilidade Estadão.
Abertura e conferências temáticas
A cerimônia de abertura do evento contou com a participação de autoridades e atores estratégicos do ecossistema de mobilidade urbana, como Gilmar Pereira Miranda, Secretário Executivo de Transporte e Mobilidade Urbana da Cidade de São Paulo e Denis Andia, Secretário Nacional de Mobilidade Urbana do Ministério das Cidades.
Solenidade de abertura do Parque da Mobilidade Urbana. Crédito: PMU
Em relação à agenda de conferências, no total, foram apresentados 24 painéis de discussão, em 6 palcos simultâneos, que focaram nas respectivas 8 trilhas temáticas: Planejamento de Mobilidade Urbana nas Cidades; Indústria da Mobilidade; Logística Urbana Inteligente e Frotas Conectadas; Tecnologia e Inovação; Tendências, Mobilidade Aérea Urbana e Drones; Segurança no Trânsito, nas Ruas e Inclusão; Mobilidade Ativa e Mobilidade Compartilhada e Transporte Coletivo.
As mesas temáticas contaram com a presença de mais de 100 palestrantes, que compartilharam experiências e apresentaram diferentes iniciativas, propostas de melhorias, soluções e inovações para o incremento da mobilidade urbana no Brasil. Além da promoção de debates sobre as problemáticas a serem solucionadas e perspectivas para o desenvolvimento de uma mobilidade urbana mais sustentável, disruptiva e inclusiva nas cidades.
Dentre os aspectos abordados, integraram-se: o papel do carro na gestão urbana; inclusão e segurança no trânsito; projetos de integração dos modais na malha urbana; importância da descarbonização para a mobilidade sustentável; cenário e desafios de ampliação do mercado de carros elétricos; contratos, concessões e custeio do transporte público; redes de cooperação para o avanço de projetos de mobilidade; gerenciamento logístico inteligente nos centros urbanos, entre outros.
Conferências temáticas apresentadas no Parque da Mobilidade Urbana. Crédito: PMU
Prêmio Parque da Mobilidade Urbana
O segundo dia do PMU também apresentou a primeira edição do Prêmio Parque da Mobilidade Urbana. Uma realização da Plataforma Connected Smart Cities, da consultoria Urucuia e do Mobilidade Estadão, a premiação reconhece iniciativas e pessoas que promovem avanços positivos para o ecossistema de mobilidade do país.
A estreia do concurso recebeu 227 inscrições, divididas em 8 categorias de avaliação, das quais foram selecionadas 5 finalistas por categoria e, após nova avaliação, foram definidas as premiações e menções honrosas, por um comitê de jurados composto por 4 especialistas da Mobilidade Urbana brasileira.
Confira as categorias de avaliação: Iniciativas em favor da mobilidade sustentável (Categoria Pública e Privada); Iniciativas que inovam e transformam (Categoria Pública e Privada); Iniciativas em favor da segurança viária; Iniciativas em favor da mobilidade ativa; Carreira Inspiradora em Mobilidade Urbana e Mulheres que Inspiram na Mobilidade Urbana.
A cerimônia de premiação contou com mais de 300 participantes, com a presença dos finalistas de cada categoria, além de especialistas e principais nomes da mobilidade urbana que acompanharam a premiação. Confira todos os premiados e as menções honrosas neste link.
Premiados da 1ª edição do Prêmio Parque da Mobilidade Urbana. Crédito: PMU
Ações interativas
Em paralelo aos debates sobre o futuro da mobilidade nas cidades, os visitantes puderam participar de atividades interativas voltadas à todas as idades, como test drive de carros elétricos do grupo multinacional automotivo Stellantis e da Startup Ucorp.app, conhecer a startup Grilo, de transporte convencional, que alia tecnologia, inovação e mobilidade sustentável; além de experimentar o test ride de bicicletas elétricas e patinetes de marcas, como Skape e Bike Fácil, entre outras atrações.
O público também teve a oportunidade de conhecer o projeto Rádio Ônibus, a primeira rádio móvel do Brasil e do mundo que transmite informações e curiosidades sobre o universo do transporte coletivo.
O evento contou ainda com exposição de ônibus elétricos para fomentar a discussão da transição da matriz energética do transporte coletivo, ação liderada pela Enel X, que contou com veículos das empresas: Eletra, Marcopolo e Higer, permitindo que o público conhecesse o interior, motor e demais funcionalidades dos veículos que logo estarão rodando nas principais cidades brasileiras.
Para refletir e compreender a questão da mobilidade urbana, os visitantes puderam ainda acompanhar a exibição de filmes e conhecer o Programa Despoluir, que incentiva melhorias na qualidade de vida e práticas ambientalmente responsáveis no segmento de transporte público.
Test drive de carros elétricos da Stellantis. Crédito: PMU
Mobilidade Urbana sob o olhar infantil
No último sábado, 24 de junho, o evento foi aberto ao público com inscrições gratuitas. No dia, também foram oferecidas atividades dinâmicas exclusivas para o público infantil, compostas por oficinas, brincadeiras manuais e jogos de bicicletas. O intuito foi incentivar reflexões e discussões sobre a mobilidade urbana sob a ótica das crianças, de acordo com as suas realidades pessoais. As iniciativas foram realizadas pelo Projeto Ateliê de Mobilidade Urbana, que contou com o apoio da BusUP para o transporte de crianças de EMEIS até o evento, e pela Organização Transporte Ativo.
Confira as novidades e a cobertura completa do Parque da Mobilidade Urbana 2023 no Portal e YouTube do Connected Smart Cities. Conheça também a repercussão do evento nas redes sociais oficiais do PMU - Instagram e LinkedIn.
Oficina aplicada pelo Projeto Ateliê da Mobilidade Urbana com as crianças. Crédito: PMU
Sobre o PMU
O Parque da Mobilidade Urbana é o maior evento de Mobilidade Urbana da América Latina e tem o objetivo de reunir organizações comprometidas com o desenvolvimento da mobilidade urbana sustentável, disruptiva e inclusiva e permeia os diferentes atores que fazem parte desse contexto e permite que o assunto seja abordado por meio de diversas esferas.
Escritora, autora da duologia "A Princesa e o Viking" disponível na Amazon. Advogada e designer de moda. Desde 2008 é blogueira. A longa trajetória já teve diversas fases, iniciando como Fritando Ovo e desde 2018 rebatizado como Leoa Ruiva, agora o blog atinge maturidade profissional, com conteúdo inovador e diferenciado. Bem vindos!
0 comments
Deixe sua opinião sobre o post: Não esqueça de curtir e compartilhar