Com convidados nacionais e estrangeiros a Osusp traz programação diversificada e reforça ação de solidariedade com doação de alimentos e agasalhos
A Orquestra Sinfônica da USP (Osusp) abre sua agenda de concertos nos meses de maio e junho de 2023. A próxima apresentação, pelo ciclo Esculpir o Tempo - Convidados Osusp, acontece no dia de 13 de maio, sábado, às 16 horas, no Anfiteatro Camargo Guarnieri e é dedicada à cantora e compositora chilena Violeta Parra, com regência de Alejandra Urrutia (Chile). Os ingressos gratuitos podem ser adquiridos antecipadamente online na plataforma appticket. A Osusp sugere ao público a doação de alimentos não perecíveis e de agasalhos que serão doados a comunidades do Butantã.
Além de Violeta Parra, com El Gavilán, que tem arranjo de Sergio “Tilo” González, serão executadas Suíte de Pulcinella, de Igor Stravinsky e Sinfonia nº3 em Fá Maior, Op.90, de Johannes Brahms.
Em 20 de maio, sábado, às 16 horas, o concerto homenageia os 120 anos de Cândido Portinari, pelo ciclo Concertos da Torre do Relógio. Sob a regência do maestro Gil Jardim, conta com solo vocal da cantora Marlui Miranda e com a participação do Coralusp com o Grupo Beijo, dirigido pelo regente Tiago Pinheiro. O programa traz Sinfonia nº 7 em Lá maior, Op. 92, de Ludwig van Beethoven, Tributo a Portinari, de César Guerra-Peixe e Bachianas Brasileiras nº 9, de Heitor Villa-Lobos. No intervalo, haverá bate-papo com o professor e escritor João Candido Portinari, filho do homenageado, e com a professora Márcia Rizutto, do Instituto de Física (IF) da USP, sob a mediação da professora Marli Quadros Leite, pró-reitora de cultura e extensão universitária da USP.
O mês de junho continua com a série Esculpir o Tempo, no dia 3, sábado, às 16 horas,sob a regência de Ligia Amadio. Concerto para 7 instrumentos de sopro, tímpanos, percussão e cordas, de Frank Martin e Sinfonia nº2 em Ré Maior, op.73, de Johannes Brahms, são as obras escolhidas.
No dia 16, sexta-feira, ao meio-dia, o público tem a oportunidade de conferir mais uma apresentação pelo ciclo Tempo - A diversidade nas lentes da música de câmara, desta vez dedicada ao naipe de metais. A Orquestra selecionou as obras Prelude, Fugue and Riffs - Clarinet Solo, de Leonard Bernstein e Ebony Concerto, de Igor Stravinsky.
O encontro do dia 24 de junho, sábado, às 16 horas, pelo ciclo Concertos da Torre do Relógio traz o tema Imagem refletida, o tempo no espelho. A apresentação chega com trilhas sonoras de filmes de sucesso como Jurassic Park, de John Williams, De Volta para o Futuro, de Alan Silvestri, e Interstellar, de Hans Zimmer. A composição Fibers, Yarn and Wire, do compositor brasileiro Alexandre Lunsqui completa o programa.
No intervalo, haverá uma conversa com o diretor da Estação Ciência, o paleontólogo, especialista em dinossauros e professor Luiz Eduardo Anelli, do Instituto de Geociências (IG) da USP, e com o coordenador do Centro de Inovação da USP (Inova), o engenheiro, especialista em sistemas integráveis e professor Marcelo Zuffo, da Escola Politécnica (EP) da USP. A mediação é da professora Marli Quadros Leite.
Texto | Elcio Silva - Da assessoria de imprensa da Pró-reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP
Parte dos ingressos será distribuída no dia dos eventos. A Osusp sugere ao público a doação de alimentos não perecíveis e de agasalhos que serão doados a comunidades do Butantã.
A Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU) é o órgão que desenvolve as políticas culturais e de extensão da Universidade de São Paulo, funcionando como um canal aberto de diálogo da USP com a sociedade. A PRCEU tem ampla atuação, trabalhando na gestão de programas de fomento às iniciativas acadêmicas em cultura e extensão e no apoio às ações da comunidade universitária junto à sociedade. Fazem parte dessa estrutura: Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin, TUSP – Teatro da USP, Cinusp Paulo Emílio – Cinema da USP, Osusp – Orquestra Sinfônica da USP, Coralusp – Coral da USP, Centro Universitário Maria Antonia, CienTec - Parque de Ciência e Tecnologia da USP, Centro de Preservação Cultural - Casa de D. Yayá e Engenho São Jorge dos Erasmos. Promove, ainda, ações próprias no âmbito da cultura e da extensão universitária, como os programas “Nascente USP”, “USP e as Profissões” e “Giro Cultural USP”. Já no relacionamento com a comunidade, são desenvolvidos os programas "USP 60+", "Incubadora USP de Cooperativas Populares" e "USP Aproxima-Ação".
Escritora, autora da duologia "A Princesa e o Viking" disponível na Amazon. Advogada e designer de moda. Desde 2008 é blogueira. A longa trajetória já teve diversas fases, iniciando como Fritando Ovo e desde 2018 rebatizado como Leoa Ruiva, agora o blog atinge maturidade profissional, com conteúdo inovador e diferenciado. Bem vindos!
0 comments
Deixe sua opinião sobre o post: Não esqueça de curtir e compartilhar