Back2Black Festival reflete as Áfricas latentes em nós com direção de arte assinada por Marcello Dantas
maio 17, 2023
25 a 28 de maio - Rio de Janeiro
Designer e documentarista, Marcello Dantas assina a 11ª edição do Back2Black Festival e expõe AFRORESCER, no dia 25 de maio, no Armazém da Utopia. A mostra artística traz uma África Contemporânea que “vestirá” o festival com sucatas e uma camada digital de circuitos impressos em espelhos. De acordo com Marcello, a criação é para refletir as Áfricas latentes entre nós:
“Grande parte dos metais raros que são necessários para produzir os circuitos eletrônicos digitais que movem o planeta são garimpados de terras africanas, processados em fábricas orientais, para transmitirem a informação do mundo atual. Esses circuitos voltam para a África na forma de lixo eletrônico. Por outro lado, vistos como sucatas, eles são reutilizados por criativos capazes de reprocessar todas essas referências e ressignificá-las”.
Antenado, o Back2Black traz ao Brasil, de forma inédita dentre os festivais do país, as novas sonoridades festivas que estão influenciando a música pop: os afrobeats (ou afropop), uma gama de ritmos eletrônicos diversos criados nas década de 2000 e 2010 que têm, em sua essência, batidas de matrizes africanas; e amapiano, ritmo eletrônico que, hoje, é considerado o “novo deep house” após balançar massivamente as pistas, e os quadris, na África e na Europa.Se quando o festival começou, em 2009, a música africana era apenas um nicho do eurocêntrico rótulo “world music”, agora, ela pertence ao mainstream lotando estádios e circulando pelos grandes festivais e festas das grandes metrópoles.
[PROGRAMAÇÃO]
[PROGRAMAÇÃO]
25 de maio (quinta-feira) - Armazém da Utopia: Celebração ao Dia de
África
Acesso gratuito mediante inscrição online
Rodas de conversa, talks, conferências, peça teatral e manifestações culturais
com o tema das Pret’utopias
10h - Abertura: Oferenda a Iemanjá por Pai Geo do Terreiro Ilê Axé Jitolobí (BA)
11h - Roda de conversa: Vida Quilombola: Significado de Lutas pela Liberdade e
pela Terra
Convidados: Ronaldo dos Santos, Bia Nunes e Flávio Gomes. Mediação: Tom
Farias
12h - Slam das Minas
12h30 - Roda de Conversa com refugiados africanos: “A riqueza cultural das
tradições africanas no Brasil”. Convidados: Serge Makanzu Kiala (Congo),
Mohammed El Jazouli (Marrocos) e Latifa (Nigéria). Mediação: Tom Farias.
13h - Workshop Vozes Negras do Youtube Music (Inscrições a parte)
Escritora, autora da duologia "A Princesa e o Viking" disponível na Amazon. Advogada e designer de moda. Desde 2008 é blogueira. A longa trajetória já teve diversas fases, iniciando como Fritando Ovo e desde 2018 rebatizado como Leoa Ruiva, agora o blog atinge maturidade profissional, com conteúdo inovador e diferenciado. Bem vindos!
0 comments
Deixe sua opinião sobre o post: Não esqueça de curtir e compartilhar