Dia Mundial do Livro: Confira 8 obras para os mais variados (e exigentes) tipos de leitores
abril 20, 2023Lista reúne títulos que passeiam por bem-estar, ficção histórica e até terror psicológico
Ler é um hábito que ajuda a pessoa a desenvolver raciocínio, senso crítico, vocabulário e capacidade de interpretação. Não tem contraindicações, não faz mal e está acessível à maioria dos brasileiros. De acordo com a 5ª edição do estudo “Retratos da leitura no Brasil”, de 2020 (data mais recente de uma pesquisa sobre o tema), cerca de 52% dos brasileiros têm esse hábito. Os números podem parecer positivos, mas o país perdeu cerca de 4,6 milhões de leitores nos últimos anos.
Embalados pela comemoração do Dia Mundial do Livro (23 de abril), listamos 8 leituras deliciosas e que vão fazer você, fã ou não da arte da escrita, mergulhar no universo da literatura e criar vínculos eternos com as páginas a seguir:
A Geração Z e o Modelo de Aprendizagem Zímago® – Ed. Lisbon International Press
Aprender a lidar com jovens das novas gerações não é fácil. Seja no ambiente familiar ou no trabalho, o choque quase inevitável acaba tornando o convívio entre as pessoas um desafio. Em busca de tornar essa relação mais saudável e, mais ainda, para que os “novos adultos” da Geração Z possam ser melhor integrados no ambiente de trabalho, a especialista em comportamento humano Thaís Giuliani escreveu “A Geração Z e o Modelo de Aprendizagem Zímago®”, livro recentemente lançado em Portugal e que acaba de ganhar sua versão no mercado editorial brasileiro.
Casa Arrumada, Vida Leve – Ed. Harper Collins
Autora do livro “Casa Arrumada, Vida Leve” (Harper Collins), Nalini Grinkraut quer que as pessoas passem a ter uma relação mais saudável não só com a arrumação, mas também com a existência da bagunça. Seu desejo é desmistificar a organização e mostrar um caminho para se ter paz e harmonia dentro de casa de uma maneira leve e realista. Seu livro também aborda temas como consumo consciente, mudança de hábitos e comportamentos, autoconhecimento e relacionamentos familiares.
Nós, Sobreviventes do Ódio – Ed. Máquina de Livros
“Nós, sobreviventes do ódio”, novo livro da jornalista Cristina Serra, traz uma reflexão em tempo real sobre os anos mais tenebrosos do Brasil contemporâneo. A obra reúne 224 crônicas publicadas pela autora no jornal “Folha de São Paulo”, entre 2020 e o começo de 2023, período que combinou a chegada da extrema direita ao poder com Bolsonaro, o ultraliberalismo de Paulo Guedes e a pandemia do coronavírus.
A Última Casa da Rua Needless – Ed. Jangada
Aclamado por ícones da literatura como Stephen King e A. J. Finn, A Última Casa da Rua Needless, da norte-americana Catriona Ward, foi considerado um dos 50 melhores livros de terror de todos os tempos pela Revista americana Esquire. Lançamento da Editora Jangada, a obra narra uma trama horripilante, capaz de fazer o leitor pular da cadeira, roer as unhas e se arrepiar.
Independências e Modernismos – Ed. Telha
A história do Brasil que conhecemos possui diversos capítulos. Alguns dos mais conhecidos, a Semana de Arte Moderna e a Independência, marcaram de forma fundamental os rumos da nossa história, porém, não foram os únicos a delinear o caminho pelo qual nossa sociedade caminhou. Em “Independências e modernismos: outras modernidades no Brasil Republicano”, livro recém lançado pela editora Telha, diversos expoentes em áreas como pesquisa, antropologia, sociologia, artes, cultura e literatura mostram a contribuição de eventos “menores” da nossa história (ou mesmo efeitos advindos dos citados anteriormente) que contribuíram para nosso desenvolvimento nas áreas artísticas, humanas e do conhecimento humano.
Amores, Marias, Marés – Ed. Jangada
Esta é uma história de amores. De marés. De fluxos e do movimento que a própria vida cria, e nos leva a encontrar com o nosso verdadeiro eu. A trama se desenrola ao longo do ano de 1963. Tem como pano de fundo a cidade de São Luís do Maranhão. Impregnada de história, ilhada em si mesma e nos seus costumes, no seu entorno acontece uma das maiores variações de marés do mundo. É com essa premissa romântica e poética que o escritor estreante Chico Fonseca lança o livro Amores, Marias, Marés pelo selo Jangada, do Grupo Editorial Pensamento.
A Vingança do Poder – Ed. Cultrix
Brasil, Estados Unidos, Peru, Ucrânia. São muitos os países que, em pleno século XXI, precisaram dar um passo atrás para lutar pela liberdade e pela democracia, diante do surgimento de forças que querem o oposto: a concentração do poder a quase qualquer custo. Em seu novo livro, A Vingança do Poder (Editora Cultrix), Moisés Naím, escritor venezuelano, acadêmico e colunista internacional de grandes jornais e Ph.D em economia, faz uma análise notável das tendências, condições, tecnologias e comportamentos que estão contribuindo para este movimento e que ameaçam as instituições democráticas, citando exemplos de estratégias de líderes autoritários, inclusive de Jair Bolsonaro, no Brasil.
O Homem da Patagônia – Ed. Jangada
O jornalista Paulo Stucchi tem o nazismo e a Segunda Guerra como um pano de fundo seus principais livros, entre eles, A Filha do Reich, finalista do Prêmio Jabuti. A temática, que se tornou uma marca do autor, está de volta em O Homem da Patagônia, lançamento da editora Jangada. Em seu novo livro, o palco da história não é o continente europeu ou o interior do sul do Brasil, mas sim o país que mais abrigou nazistas, depois dos EUA: a Argentina.
0 comments
Deixe sua opinião sobre o post: Não esqueça de curtir e compartilhar