Festival Sesc Melhores Filmes chega a sua 49ª edição com as produções nacionais e estrangeiras do último ano mais votadas pelo público e a crítica
março 29, 2023
De 5 a 26 de abril de 2023, o Sesc São Paulo realiza o 49º Festival Sesc MelhoresFilmes, com sessões no CineSesc e programação gratuita na plataforma Sesc Digital
Tradicional festival de cinema do Sesc São Paulo reafirma seu compromisso de inclusão e disponibiliza sessões com recursos de acessibilidade (legendas open/close caption, libras e audiodescrição)
Noite de Premiação acontece no CineSesc com apresentação do ator Christian Malheiros, no próximo dia 5, às 20h, e presença de profissionais de destaque do cinema
Vencedor do Oscar de Melhor Filme Internacional em 2022, “Drive My Car”, de Ryûsuke Hamaguchi, é um dos destaques da programação.
O 49º Festival Sesc Melhores Filmes começa no dia 5 de abril, e segue até dia 26, oferecendo a oportunidade de ver ou rever os vencedores do ano na tela do CineSesc, em uma programação com filmes nacionais e estrangeiros que foram destaque em 2022, além de encontros e atividades com realizadores e pensadores do cinema. A edição deste ano também exibe gratuitamente ao público de todo o país, uma seleção de filmes na plataforma Sesc Digital. Na abertura do festival, serão reconhecidos os trabalhos de artistas eleitos e eleitas pelo voto popular e júri especializado como os melhores do ano. Apresentada por Christian Malheiros, a premiação acontece no dia 5/4, a partir de 20h, no CineSesc.
Após a premiação, a lista completa dos artistas e das produções premiadas é disponibilizada no site do Festival. Estiveram em votação para esta edição 372 filmes, sendo 229 estrangeiros e 143 nacionais, que receberam mais de 125 mil votos do público dentre as 11 categorias.
Ao final da premiação, e abrindo a 49ª edição do Melhores Filmes, o público presente no CineSesc poderá assistir ao filme TINNITUS, de Gregorio Graziosi. Inédito nos cinemas, o longa traz a história de uma ex-atleta de saltos ornamentais que sofre de um terrível zumbido no ouvido, afetando sua estabilidade física e emocional. Afastada de competições profissionais, ela decide voltar ao esporte, mas, para isso, precisa recobrar a confiança em seu corpo e enfrentar seus medos.
Criado em 1974, o Festival Sesc Melhores Filmes é o primeiro festival de cinema de São Paulo. Ele oferece ao público a oportunidade de ver ou rever o que passou de mais significativo pelas telas da cidade. Sua programação é escolhida democraticamente pelo público e pela crítica. Os filmes que participaram da votação deste ano foram aqueles lançados comercialmente nas salas de cinema de São Paulo em 2022. Em 49 anos de realização, o festival já exibiu centenas de longas-metragens brasileiros e estrangeiros.
“Os festivais são um momento de concentrar e recuperar cartografias e afetos, a partir da mobilização e da interação entre públicos diversos – incluindo especialistas e aficionados. O Festival Sesc Melhores Filmes, um dos mais longevos de São Paulo, insere-se nesse contexto, ao reunir e premiar as obras e profissionais favoritos, tanto da crítica quanto do público em geral, enfatizando o direito à liberdade de opinião”, comenta Danilo Santos de Miranda, diretor do Sesc São Paulo.
Em 2010, O Festival Sesc Melhores Filmes inovou ao ser o primeiro evento do gênero a disponibilizar sua programação com recursos de acessibilidade, como audiodescrição e legendagem open caption, para assegurar a amplitude da ação do Sesc São Paulo na atenção aos diversos públicos.
Além das exibições dos filmes que foram destaque nos cinemas em 2022, a 49ª edição do festival contará com encontros da crítica, cursos e bate-papos. Em breve, programação completa.
Dir.: Gregório Graziosi| Brasil | 2022 | 105 min | Ficção | 16 anos
*Retirada de ingressos com 1h de antecedência na bilheteria do cinema.
Marina Lenk é uma experiente atleta de Saltos Ornamentais. Aterrorizada por uma súbita crise de Tinnitus, um zumbido insuportável, ela despenca da plataforma mergulhando nas profundezas de seu próprio corpo. Afastada do esporte que ama, ela troca a perigosa e desafiadora plataforma de saltos por uma pacata vida no aquário, onde trabalha fantasiada de sereia. É possível escapar da loucura, quando o medo se esconde dentro de seus ouvidos?
Escritora, autora da duologia "A Princesa e o Viking" disponível na Amazon. Advogada e designer de moda. Desde 2008 é blogueira. A longa trajetória já teve diversas fases, iniciando como Fritando Ovo e desde 2018 rebatizado como Leoa Ruiva, agora o blog atinge maturidade profissional, com conteúdo inovador e diferenciado. Bem vindos!
0 comments
Deixe sua opinião sobre o post: Não esqueça de curtir e compartilhar