Última semana do Festival de Luzes tem intervenções na região do Ibirapuera

novembro 15, 2022


Céus do Ibirapuera serão palco de espetáculo de arte e

tecnologia com projeções, laser de alta potência e

drones formando imagens tridimensionais em pleno ar

 

Intervenção é o último evento do Festival de Luzes

de São Paulo nos dias 19 e 20/11

A milenar tradição humana de contar histórias unindo arte e tecnologia é o tema do último evento do Festival de Luzes de São Paulo #FLSP, a ser realizado nos dias 19 e 20 de novembro, na avenida Pedro Álvares Cabral, entre a Assembleia Legislativa de São Paulo e o Obelisco, 

 

O espetáculo multimídia - com duração de cerca de 25 min e duas edições por noite, às 19h e às 21h - vai incluir projeções, laser de alta potência e 100 drones que formarão imagens tridimensionais em pleno ar. Os flyingbots utilizados nas intervenções artísticas são coordenados por softwares de alta precisão, com orientação de voo que combina wi-fi, sinal de rádio e sinais GPS a partir de satélites. As apresentações podem ser vistas em um raio de mais de 1km.

 

De acordo com Alexis Anastasiou – idealizador da intervenção e do festival -, “a humanidade sempre contou histórias por meio de imagens riscadas no chão ou pintadas em pedras. Atualmente, são narradas com projeções, laser e drones. “Nesse evento”, diz ele, “vamos unir passado e presente, combinando imagens rupestres, naves espaciais e outras influências de filmes de ficção científica para criar um espetáculo único de mistério e beleza para quem estiver por lá”.

A 5ª edição do Festival de Luzes de São Paulo – idealizada por Alexis Anastasiou e realizada pela Visualfamr - começou no dia 3 de novembro com megaprojeção na Praça do Ciclista e prossegue nos dias 11 e 12 com intervenções no Beco do Batman, na Vila Madalena. O evento está sendo viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura por meio da Secretaria Especial de Cultura e Ministério do Turismo, com patrocínio do Atacadão.

 

Ficha Técnica #FLSP

Evento: intervenção sobre a milenar tradição de contar histórias com megaprojeção, laser de alta potência e drones

Data: dias 19 e 20 de novembro

Horário: às 19 e às 21h

Local: Avenida Pedro Álvares Cabra, entre a Assembleia Legislativa e o Obelisco

 

Sobre o Festival de Luzes de São Paulo

Em sua quinta edição, o Festival procura inserir arte e intervenções em espaços marcantes da cidade de São Paulo, sempre ao ar livre e gratuitamente. Explorando as fronteiras entre arte, tecnologia e temas importantes para a sociedade, o festival busca criar experiências significativas e acessíveis.

 

Sobre Alexis Anastasiou

Alexis começou sua carreira como pioneiro VJ de festas na cena underground, no final da década de 90. Com a explosão da música eletrônica no começo dos anos 2000, a estética das projeções acabou sendo procurada para as festas e eventos corporativos e Alexis abriu o estúdio Visualfarm em 2003.

 

A Visualfarm reuniu uma equipe multidisciplinar que possibilitou o desenvolvimento de projeções mapeadas e dos Fulldomes no Brasil. Em 2010, Alexis inicia o projeto Vídeo Guerrilha, um festival de megaprojeções que ganhou prêmios e teve seis edições dentro e fora do País. Desde então, Alexis e a Visualfarm fizeram projeções em todos os principais marcos arquitetônicos no Brasil e em mais de 10 países, ganhando diversos prêmios internacionais de qualidade estética, técnica e de resultados de marketing.

 

Em 2017, Alexis lançou o livro Mappingfesto, o manifesto do mapping, que aponta para um futuro no qual as cidades serão modificadas com instalações permanentes de projeções em grande formato, possibilitando uma nova era digital no urbanismo e na arquitetura.

 

Em 2018, Alexis lançou a primeira edição do Festival de Luzes de São Paulo, realizado pela Visualfarm em grandes marcos da cidade. Em 2019, ocorreu a segunda edição do FLSP, com espetáculo composto de ballet de drones sincronizados no parque do Ibirapuera. Também nesse ano, Alexis recebeu o prêmio da Media Architecture Bienalle em Pequim, pelo projeto Chave do Centro.

 

Em 2022, Alexis comandou a primeira edição do Festival de Luzes em Florianópolis, realizado em agosto em três pontos da capital catarinense. Outro destaque desse ano foi o voo de 200 drones na reabertura do Museu do Ipiranga, que marcou a comemoração dos 200 anos de Independência do Brasil.

 

Sobre a Visualfarm

Fundada em 2003, por Alexis Anastasiou, reconhecido como pioneiro VJ do Brasil, a Visualfarm é uma produtora especializada em conteúdos visuais e projeções. Criadora do Vídeo Guerrilha, desenvolve projetos visuais para as áreas de marketing e eventos, além de produzir espetáculos e intervenções autorais.

 

Pioneira na produção de megaprojeções, a Visualfarm trabalha com diversos formatos, dividindo-se em mapping indoor, com soluções visuais como ambientes imersivos, cenografia projetiva, vídeo-cenário ou pintura de luz; mapping outdoor, com mapping arquitetônico 3D, projeção monumental; e criação de imagens, com motion design 3D, vinhetas, knetic, grafite virtual e vídeos.

 

Sobre o Atacadão

Com 60 anos de história, o Atacadão é o maior atacadista brasileiro em número de lojas e está presente em quase 180 cidades espalhadas por todos os estados do Brasil. Com cerca de 62 mil colaboradores, possui mais de 260 unidades de autosserviço e 33 atacados de entrega, que garantem o abastecimento de comerciantes, transformadores e consumidores finais. Também atua no e-commerce, canal de vendas online do próprio Atacadão que possui uma robusta operação de marketplace, com mais de 300 sellers parceiros de atacado (https://www.atacadao.com.br/).

 

Crédito das fotos Lost Art

 @luzes.sp

 

 
 
 
 


Você poderá gostar também

0 comentários

Deixe sua opinião sobre o post: Não esqueça de curtir e compartilhar

snapwidget

Subscribe

//]]>