RIO MOUNTAIN FESTIVAL 2022 LEVA ESPORTE,CULTURA E AMBIENTE DE MONTANHA PARA O CCBB RIO17 a 20 de novembro
novembro 15, 2022
14/11/2022- O Centro Cultural Banco do Brasil do Rio de Janeiro (CCBB RIO) recebe o Rio Mountain Festival 2022, de 17 a 20 de novembro. Será a 17ª edição do evento, trazendo diversas atividades que celebram os esportes, a cultura e o ambiente de montanha. Depois de ficar ausente no circuito de festivais por alguns anos, o festival volta a exibir filmes, documentários, fotografia, literatura e palestras com grandes nomes dos esportes de montanha.
“Mais do que um evento, apresentamos um estilo de vida”, diz Alexandre Diniz, Diretor do festival.
A programação do Rio Mountain Festival 2022 começa às 16h de quinta, 17/11, com a exposição fotográfica “Montanhas Noturnas”, de Marcos Terra, seguindo com sessões de cinema às 17h e 19h.
A Mostra Competitiva continua até domingo, 20/11, com filmes brasileiros e estrangeiros concorrendo aos prêmios de Melhor Filme, Melhor Filme Brasileiro e Melhor Fotografia. No sábado, às 18h30, no cinema 2, teremos a palestra de Israel Coifman sobre o seu livro “Mashallah – do Ártico à Ásia de bicicleta”. O livro é uma mescla de diário de bordo, narrativa de aventura, história e reflexões das experiências vividas em 19 países: Dinamarca, Finlândia, Rússia, Estônia, Letônia, Lituânia, Bielorrússia, Ucrânia, Moldávia, Romênia, Bulgária, Turquia, Geórgia, Armênia, Azerbaijão, Cazaquistão, Uzbequistão, Tajiquistão e Quirguistão.
No domingo, teremos o palestrante Rafael Duarte, que falará sobre o livro “Além dos sonhos - da cama ao cume”, de sua autoria e co-autoria do montanhista Roman Romancini, que também terá um filme com mesmo nome apresentado no festival. Roman Romancini, um dos maiores montanhistas do Brasil protagoniza o documentário sobre sua história de vida após um grave acidente de bicicleta, seu processo de recuperação e conquista de um sonho: o Monte Everest, a montanha mais alta do planeta. Sobre o mesmo esporte, o filme “Selvagem”, protagonizado por Karina Oliani, traz a primeira mulher brasileira a tocar o cume da segunda montanha mais alta do mundo, o K2.
O festival conta também com filmes de outros esportes de aventura como Wingsuit, com direção e produção de Alberto Collantes, um filme Espanhol que faz com que nossos sentidos sejam invadidos pelo prazer de ver Jonathan Trango voando!
E para animar ainda mais o festival, dois escaladores de montanha de gelo não alcançam o cume por uma diferença de poucos metros e nos fazem refletir sobre a questão do ego na prática do esporte. O filme Egoland vem com um diferencial em sua história, que foge à clássica ‘Jornada do Herói’ que somos acostumados no cinema, mas também em sua produção, já que é um filme de animação, dirigido e produzido por Ignasi Lópes Fábregas.
O Festival tem curadoria assinada pelos montanhistas Abelardo Walsh, Adhemar Sette, Alexandre Diniz, Jéssica Marinho e Pedro Lacaz Amaral.
O Rio Mountain Festival 2022 também apresenta a 7ª edição do concurso fotográfico Montanhas do Mundo. Com prazo de inscrição até 30 de outubro, o concurso tem a montanha e/ou os esportes praticados na montanha como personagem central. Fotógrafos amadores e profissionais podem inscrever de três a cinco fotos em www.riomountainfestiva.com.br. Os jurados do festival irão escolher dois fotógrafos entre os inscritos para o público decidir o grande vencedor que fará a exposição na edição do festival de 2023.
“O retorno do Rio Mountain Festival tem gerado uma boa expectativa no público que acompanhou o festival ao longo dos últimos anos! Espero contribuir e incentivar a produção do cinema nacional e a prática de atividades e esportes ao ar livre.” comenta Jéssica Marinho, Diretora do festival.
“Montanhas Noturnas”, de Marcos Terra, no foyer do cinema 2 durante todo o festival.
MOSTRA COMPETITIVA
Cinema 1
Filmes brasileiros e estrangeiros serão exibidos com sessões às 17h e 19h de 17 a 19/11 (quinta a sábado), e às 16h e 18h em 20/11 (domingo).
TÍTULOS CONFIRMADOS
EGOLAND
Alta montanha/Animação
Espanha, 2022, 20 min
Direção e produção: Ignasi Lópes Fábregas
Filme trata sobre dois escaladores de montanha de gelo em sua tentativa de cume, porém
não o alcançam por uma diferença de poucos metros e desenvolve aí a questão do ego.
RIO DE OLHARES ÚNICOS
Diversos Esportes
Brasil, 2021, 52 min
Direção e produção: Rafael Duarte
“Rio de olhares únicos” mostra a jornada do fotógrafo Rafael Duarte pela cidade do Rio de Janeiro em busca de explorar ângulos exclusivos da cidade através dos olhares de cinco personagens que possuem relações especiais com a paisagem natural da cidade. O documentário revela como o contato com a natureza na vida cotidiana destas pessoas impactam as suas vidas e a forma que eles enxergam o mundo.
ALÉM DOS SONHOS
Alta montanha
Brasil, 2019, 75 min
Direção e produção: Rafael Duarte
O filme conta a história de vida de Roman Romancini, um dos maiores montanhistas do
Brasil, na saga pela conquista de seu maior sonho: o Monte Everest, a montanha mais alta do planeta.
EVERYDAY CLIMBERS - PABLO
Mountain bike e escalada
França, 2022, 12 min
Direção e produção: Florent Quint
Filme trata sobre um escalador que esta fazendo uma ciclo viagem e escalando algumas
vias de 8A (grau francês).
ANDAR NAS NUVENS
Highline
Brasil, 2022, 7 min
Direção: Renan Kamizi
Produção: João Juchem
Este curta-metragem mostra a travessia de highline entre dois balões de ar, realizada no
final de 2021, na cidade de Praia Grande, Santa Catarina, Brasil, pelo atleta Rafael Bridi,
alcançando o recorde de highline mais alto do mundo pelo Guinness Book.
ENCHAINMENT
Alta Montanha
Nova Zelândia, 2022, 30 min
Direção e produção: Nick Kowaski
Alastair McDowell e Hamish Fleming partiram em uma missão para acorrentar as 24
montanhas mais altas da Nova Zelândia acima de 3.000 metros em um impulso contínuo de 31 dias.
BETWEEN SUMMITS
Alta Montanha
Holanda, 2022, 26 min
Direção e produção: Roeland Wendel e Ilse Lavell
Após um acidente de escalada, Hein Noortman acaba em coma de cinco semanas cheio de visões. A maioria dos ossos de Hein está severamente quebrado ou quebrado, e seu rosto precisa ser completamente reconstruído. Contra todas as probabilidades, ele acorda do coma. Cego e mal respirando um longo processo de reabilitação física começa.
SELVAGEM
Alta Montanha
Brasil, 2021, 30 min
Direção e produção: Karina Oliani
Aos 37 anos, Karina se tornou a primeira brasileira a tocar o cume do K2, mais uma marca marcante para esta senhora nascida com sede de aventura e adrenalina.
AWARE
Alta Montanha
Espanha, 2022, 35 min
Direção e produção: Gerard Olivé Bigorra
Consciente é uma palavra japonesa, é um conceito "mono no consciente" que significa: O
sentimento profundo causado pela beleza efêmera da natureza, acho que esse conceito reflete perfeitamente a filosofia do bivaque, aproveite esses pequenos momentos efêmeros que dão à montanha.
CONECTADO AO TERRENO
Wingsuit
Espanha, 2022, 12 min
Direção e produção: Alberto Collantes
Entramos no mundo de Jonathan Trango, onde aprendemos as chaves da proximidade, um desporto em que a preparação técnica e psicológica desempenham um papel muito
importante. Em Málaga, na Sierra de la Almijara, Jonathan mostra-nos como abrir uma fila e os pontos a ter em conta. É um prazer para os sentidos vê-lo voando em um wingsuit.
PALESTRAS/PAPO COM O AUTOR
Cinema 2
Dia 19/11, às 18h30 - De Israel Coifman sobre o seu livro “Mashallah – do Ártico à Ásia de bicicleta”
Dia 20/11, às 17h30 - De Rafael Duarte sobre o livro “Além dos sonhos - da cama ao cume”
Serviço
Data: 17 a 20 de novembro de 2022
Sessões: Ver programação
Local: Centro Cultural do Banco do Brasil do Rio de Janeiro – CCBB RIO
Rua Primeiro de Março, 66 – Centro – Rio de Janeiro
Ingresso: R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia), disponíveis na bilheteria física ou no site do CCBB (bb.com.br/cultura)
Estudantes, maiores de 65 anos e Clientes Ourocard pagam meia entrada.
Informações sobre acessibilidade, estacionamento e outros serviços: bb.com.br/cultura
Confira a programação completa do CCBB RJ também nas redes sociais:
Escritora, autora da duologia "A Princesa e o Viking" disponível na Amazon. Advogada e designer de moda. Desde 2008 é blogueira. A longa trajetória já teve diversas fases, iniciando como Fritando Ovo e desde 2018 rebatizado como Leoa Ruiva, agora o blog atinge maturidade profissional, com conteúdo inovador e diferenciado. Bem vindos!
0 comentários
Deixe sua opinião sobre o post: Não esqueça de curtir e compartilhar