Paço das Artes e SISEM-SP realizam exposição e encontros sobre videoarte na Pinacoteca de São Bernardo do Campo

novembro 05, 2022

NO ABC

A mostra “Vídeo substantivo feminino” será inaugurada em 12 de novembro com trabalhos de artistas contemporâneos;

Também estão previstos encontros com o público para abordar a linguagem da videoarte e a produção nacional por meio das obras selecionadas para exposição

 

São Paulo, novembro de 2022 – O Paço das Artes, em parceria com o Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP) – instituições da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo –, levam para São Bernardo do Campo a exposição “Vídeo substantivo feminino”. A mostra será inaugurada em 12 de novembro, na Pinacoteca, e apresentará trabalhos de artistas contemporâneos. Além de conferir as obras, o público poderá participar de encontros com a curadora, Marcia Beatriz Granero, e outros convidados.

No total, a mostra conta com 12 trabalhos de videoarte que dialogam com o universo feminino. Os artistas participantes são: Ana Paula Mathias, biarritzzz, Bareira Y (Gisela Motta, Isabella Guimarães e Mariana Lacerda), Estela Lapponi, a dupla Lucila Meirelles e Augusto Calçada, Luiz Roque, Marcia Beatriz Granero, Kika Nicolela e Simone Michelin. A mostra permanecerá em cartaz na Pinacoteca de São Bernardo do Campo até 21 de janeiro de 2023. 

Além da exposição, estão previstos encontros abertos ao público nos quais serão compartilhados conteúdos e materiais sobre a videoarte contemporânea.  Em 23/11, a curadora e videoartista, Márcia Beatriz Granero, convida as artistas Lucila Meirelles e Simone Michellin para conversa sobre o universo da videoarte na arte contemporânea brasileira, além de apresentar as obras e artistas que integram a exposição. A atividade, denominada “A videoarte no Brasil”, será realizada na própria Pinacoteca, entre 14h e 16h.

Em 1º/12 o encontro “Acervos Digitais: Perspectivas e Desafios” terá a presença da historiadora, Débora Cristina Silva e da coordenadora de acervos do Paço e do Museu da Imagem e do Som, Patricia Lira. Na ocasião, serão abordados os documentos e obras digitais nas instituições de arte, seus desafios e perspectivas, desde a gestão da informação até o acesso ao público. 

A curadora e convidadas 

Marcia Beatriz Granero é formada em artes visuais pela Belas Artes de São Paulo, videoartista, diretora, produtora e idealizadora do programa VideoArtePapo do Museu da Imagem e do Som (MIS) de São Paulo. Seu trabalho autoral como artista visual é desenvolvido com Jaque Jolene, personagem criada e performada pela artista. Suas videoinstalações foram apresentadas em diversos espaços no Brasil e mundo afora como Londres, na exposição individual Pining for Pearls (2019), e na exposição Tabaroa, na Galeria Santa Clara em Portugal (2018).

Lucila Meirelles é videoartista, pioneira da videoarte, performer, curadora, mestre em Poéticas Visuais. Suas videoartes, com prêmios nacionais e internacionais, nascem de situações limites unindo a poesia, arte e tecnologia. Também cria e dirige séries experimentais para a TV. 

Simone Michelin, artista gaúcha, investiga a formação da subjetividade e a natureza do espaço público contemporâneo, enfocando a trama entre Arte, Arquitetura, Comunicação e Tecnologia. Começou a trabalhar com fotografia no final dos anos 1970 e com videoarte em 1982, expondo no Brasil e exterior desde então. A partir de 1995, investiga a produção de imagens e espaços digitais e virtuais, que urdem o espaço social, constituindo linguagem como um entre-espaço, uma interface. Suas obras integram os acervos: CIFO, Miami; MIS_SP; MAR, RJ; MARGS, RS, entre outros. Recebeu o 2020 CIFO Grants & Awards; o 6º Prêmio Sérgio Motta de Arte e Tecnologia, 2006; RIOARTE Bolsa de Arte e Tecnologia, 2000, entre outros. Participou da Décima Bienal de Havana; VideoLinks Brasil, Tate Modern; Interconnect@, ZKM Center of Media Art, Alemanha; Bienal Emoção Art.ficial 2.0, São Paulo; MADE IN BRASIL, 30 anos de videoarte brasileira; A RUA, MKHA Museu de Arte Contemporânea da Antuérpia; Bienal do Mercosul, entre outras.Débora Cristina Silva é historiadora pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Atua no Paço das Artes como documentalista. Atuou como técnica em arquivo no Arquivo Histórico Municipal, no Museu da Imagem e do Som (MIS), no Memorial do Imigrante e no Arquivo Público do Estado de São Paulo. 

Patricia Lira é coordenadora de acervos do Paço das Artes e do MIS-SP. É mestre em Ciência da Informação pela ECA-USP, especialista em Gestão Arquivística pela FESP-SP e bacharel em História pela FFLCH-USP. 

 

SERVIÇO

EXPOSIÇÃO: Vídeo substantivo feminino 

Abertura: 12/11/22, das 14h às 17h 

Visitação: terça, das 9h às 20h; quarta à sexta, das 9h às 17h; sábado, das 10h às 16h (até 21/01/23) 

Local: Pinacoteca de São Bernardo do Campo 

Endereço: R. Kara, 105, Jardim do Mar, São Bernardo do Campo 

Contato: 2630-9600 e pinacoteca@saobernardo.sp.gov.br  

Ingresso: Gratuito  

 

ENCONTRO: A videoarte no Brasil 
Data:  23/11, das 14h às 16h 

Local: Pinacoteca de São Bernardo do Campo 

Ingresso: Gratuito 

Classificação: Livre 

Contato: 2630-9600 e pinacoteca@saobernardo.sp.gov.br  

 

ENCONTRO: Acervos Digitais - Perspectivas e Desafios 
Data: 01/12, das 14h às 16h 

Local: Pinacoteca de São Bernardo do Campo 
Ingresso: Gratuito mediante inscrição 

Classificação: Livre 
Contato: 2630-9600 e pinacoteca@saobernardo.sp.gov.br  

 

Sobre a Pinacoteca de São Bernardo do Campo 

A Pinacoteca de São Bernardo do Campo é o maior espaço de exposição permanente de arte contemporânea da região do ABC, com quatro espaços expositivos, um jardim de esculturas, auditório, uma biblioteca de arte, quatro salas multiuso e um laboratório de fotografia. Fundada em 1975 e instalada desde 2008 na atual sede na Rua Kara 105, Jardim do Mar, seu importante acervo dispõe de mais de 1.500 obras de 575 artistas nacionais e internacionais, sendo 220 deles da região do Grande ABC e 152 artistas locais da cidade. A Pinacoteca de São Bernardo do Campo está voltada para o campo das artes visuais, com ênfase em seus aspectos contemporâneos, seja com exposições bidimensionais ou tridimensionais nas mais variadas técnicas, como pinturas a óleo, acrílica e aquarela, fotografias, xilogravuras, litogravuras, esculturas nos mais diversos materiais, objetos, instalações, performances etc. 

Sobre o Paço das Artes

O Paço das Artes - instituição que pertence à Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo - foi criado em 25 de março de 1970 pelo decreto nº 52.423, mas já funcionava desde novembro de 1969 no Salão da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo do Estado de São Paulo, na Avenida Paulista 326. Em 2020 conquistou sua primeira e definitiva sede, depois de existir de maneira nômade e ter passado pelo Edifício da Secretaria da Cultura, Esporte e Turismo na Avenida Paulista (1970); Sala na Pinacoteca do Estado, na Luz (1973); Museu da Imagem e do Som na Avenida Europa (1975); Cidade Universitária da USP (1994) e, novamente, no Museu da Imagem e do Som (2016). O Paço das Artes teve sua trajetória marcada por dar voz e espaço à arte contemporânea e desde 1970, a instituição vem fomentando a produção, reflexão e memória da arte em atuações também com foco nas produções não legitimadas pelo circuito oficial.

Sobre o SISEM-SP

O Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), instância da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo (SEC), congrega e articula os museus paulistas, com o objetivo de promover a qualificação e o fortalecimento institucional em favor da preservação, pesquisa e difusão do acervo museológico do Estado. Se estrutura em torno de premissas de parceria e responsabilidades compartilhadas, em que as ações previstas para cada região administrativa são concebidas levando-se em conta o contexto, as demandas e as potencialidades locais. Ao todo, o sistema atua em cinco linhas de ação principais: articulação, apoio técnico, comunicação, formação e fomento. Atualmente é coordenado pela Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico da Secretaria de Cultura e Economia Criativa de São Paulo (UPPM/SCEC) por meio do Grupo Técnico de Coordenação do Sistema Estadual de Museus (GTC SISEM-SP).

 

 

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