MCI encerra a programação do mês com formação de professores, performance e dança
novembro 18, 2022Além de dar continuidade ao ciclo de atividades educativas, o Museu das Culturas Indígenas trará uma apresentação artística que homenageia mulheres que sofreram algum tipo de agressão e outra sobre o povo Terena, que habita a Terra Indígena Aribá, em Avaí.
Performance-ritual “Mulheres sementes”, de Sandra Nanayna. Foto: Anita Ekman
São Paulo, novembro de 2022 – Educação e artes serão celebradas no Museu das Culturas Indígenas (MCI), instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerida pela ACAM Portinari (Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari) em parceria com o Instituto Maracá e o Conselho Indígena Aty Mirim, em eventos previstos para encerrar a programação de novembro.
O museu realizará dois encontros de formação de professores com o intuito de abordar a educação indígena em sala de aula. A atividade faz parte do ciclo formativo realizado mensalmente pela instituição. O evento, previsto para acontecer na quinta-feira (24/11) e no sábado (26/11) terá uma turma pela manhã, das 10h às 12h, e outra pela tarde, das 15h às 17h. O evento, gratuito, prevê 30 vagas por turma, que serão preenchidas mediante a inscrição via e-mail contato@
No sábado também está prevista a performance-ritual “Mulheres sementes”, a ser realizada às 15h por Sandra Nanayna. Indígena, a atriz é oriunda do povo Tariano, o terceiro clã dos Dyroás. Sua apresentação é um ato de acolhimento às meninas-mulheres indígenas que foram mortas ou que, de alguma forma, tiveram seus corpos violados.
Para a artista, a terra é como um grande útero. Sendo assim, após o ato de crueldade essas meninas voltam ao seu lugar de origem. O trabalho de Sandra se vale da iconografia ancestral para referencias a universalidade feminina, ativando a simbologia da persistência, da perseverança e da resiliência comum às culturas indígenas.
No MCI, Sandra Nanayna fará a performance-ritual dentro do contexto da exposição “Ygapó Terra Firme”. A mostra, que possui curadoria de Denilson Baniwa, está instalada nos 5º e 6º andares do museu. O evento é gratuito e conta com inscrição antecipada, que deve ser feita via e-mail contato@
Por fim, no último domingo do mês (27/11), está prevista a apresentação de danças do Kipaé, feita por homens, e Suputrena, feita por mulheres, ambas tradicionais ao povo Terena. O evento ocorrerá das 15h às 17h.
Vindos da aldeia Kopenoti, eles atualmente habitam a Terra Indígena Aribá, em Avaí (SP). O evento é gratuito e conta com inscrição antecipada, que deve ser feita via e-mail contato@
Sobre o MCI
O Museu das Culturas Indígenas (MCI) é uma instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo gerida pela ACAM Portinari (Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari) – Organização Social de Cultura – em parceria com o Instituto Maracá, associação sem fins lucrativos que tem como finalidade a proteção, difusão e valorização do patrimônio cultural indígena. O MCI apresenta uma proposta inovadora de gestão compartilhada a ser construída ao longo da experiência, com o fortalecimento do protagonismo indígena. É em espaço de diálogo intercultural, pluralidade, encontros entre povos indígenas e não-indígenas, onde a memória da ancestralidade permitirá aos diversos povos originários compartilharem suas mensagens, ideias, saberes, conhecimentos, filosofias, músicas, artes e histórias. Uma conquista dos povos indígenas, ainda em processo de construção, neste território na cidade, aberto para que o público entre em contato com sua própria história, e com outras histórias do Brasil.
SERVIÇO
Formação de professores: educação indígena em sala de aula
Data: quinta-feira (24/11) e sábado (26/11)
Horário: uma turma das 10h às 12h e outra turma das 15h às 17h
Entrada: Gratuita
Vagas: 30
Inscrições: contato@
Performance ritual “Mulheres sementes”
Data: sábado (26/11)
Horário: das 15h às 17h
Entrada: Gratuita
Vagas: 30
Inscrições: contato@
Dança Kipaé e Suputrena, do povo Terena
Data: domingo (17/11)
Horário: às 15h
Entrada: Gratuita
Vagas: 30
Inscrições: contato@
Museu das Culturas Indígenas
Funcionamento: De terça a domingo, das 9h às 18h; às quintas-feiras até às 20h; fechado às segundas-feiras (exceto feriados)
Ingressos: R$15,00 (inteiro) e R$7,50 (meia entrada); gratuito às quintas-feiras
Agendamentos: https://bileto.sympla.com.br/
Local: Museu das Culturas Indígenas (R. Dona Germaine Burchard, 451 - Água Branca, São Paulo/SP)
Informações: (11) 3873-1541
Site: www.museudasculturasindigenas.
Redes Sociais:
Instagram (instagram.com/
Facebook (facebook.com/
Twitter (twitter.com/mcindigenas)
YouTube (youtube.com/channel/
0 comentários
Deixe sua opinião sobre o post: Não esqueça de curtir e compartilhar