Lalalli Senna prepara documentário dos bastidores da obra “Nosso Senna”
novembro 25, 2022Uma instalação em formato imersivo e um projeto em escala arquitetônica também estão sendo produzidos pela multiartista e antropóloga, que acaba de inaugurar escultura monumental em homenagem a Ayrton Senna
Lalalli trabalhando em obra que mede 3,5 metros de altura e pesa cerca de 550 kg
Foto: Fabrício Bolfarini
São Paulo, novembro de 2022 – A multiartista e antropóloga Lalalli Senna acaba de inaugurar a escultura “Nosso Senna” e anuncia novos projetos artísticos. Depois de finalizar a obra monumental em homenagem a Ayrton Senna, instalada no autódromo de Interlagos, sua atenção está voltada para um documentário com os bastidores da produção da escultura, uma instalação em formato imersivo e um trabalho em escala arquitetônica. A expectativa é de que os lançamentos aconteçam em 2023.
Da ideia à conclusão da mega escultura “Nosso Senna” foram oito anos de trabalho dividido em 16 etapas. Primeiro Lalalli produziu uma versão em tamanho 1:1 para atender o pedido da avó, Neyde Senna, que desejava uma peça de arte capaz de fazê-la lembrar o filho. “Muitos artistas retrataram o Ayrton, mas minha avó queria algo que remetesse a lembrança que tínhamos dele em família”, revela a multiartista.
O resultado emocionou toda a família e assim veio a proposta de criar uma peça para contemplar também os fãs do piloto. A primeira etapa envolveu a modelagem em plastilina do busto no tamanho 1:1. Depois, Lalalli realizou o escaneamento em 3D e passou a trabalhar digitalmente, além de realizar pesquisas com facetas. Na ampliação, a multiartista utilizou um robô para a fresagem do isopor, que depois foi revestido por massa corrida e gesso.
Nesse momento, Lalalli iniciou uma das fases mais complexas artisticamente, a modelagem das feições de Ayrton. “Quis trabalhar outras expressões diferentes do primeiro busto. O Ayrton tem um rosto difícil de retratar e recorri muito a minha memória para chegar no resultado que eu desejava”, revela. Quando ficou pronto, o molde foi dividido em 28 partes para confeccionar os contramoldes em um composto de areia e cerâmica. A etapa seguinte envolveu a fundição do alumínio, matéria prima final da escultura.
“O uso do alumínio facetado foi para que o expectador se visse refletido na escultura. Para que as pessoas, ao verem o “herói” vissem ao mesmo tempo o próprio reflexo, uma alusão de que o Brasil luminoso que o Ayrton mostrou ao mundo segue representado em cada um de nós”, explica Lalalli. Depois de soldar as partes de alumínio, a peça foi lixada, polida e a artista aproveitou para dar os últimos retoques.
Com 3,5 metros de altura e pesando 550 Kg, a peça será a atração central de uma série de interações que serão inauguradas no setor A de Interlagos, e que permitirão ao público acessar vídeos, músicas entre outros recursos, a partir de fevereiro de 2023. “As pessoas vão ter total acesso à escultura, podem tocar, abraçar e fazer fotos. Esperamos que seja uma experiência especial para todos os fãs”, comenta a artista.
Obra “Nosso Senna” em fase de finalização e que agora pode ser vista ao vivo no autódromo de Interlagos.
Foto: Fabrício Bolfarini
Criação e influências
“Nosso Senna” é um dos trabalhos mais grandiosos produzidos por Lalalli, que além das artes visuais é musicista. Pianista, com formação em canto, a artista compõe peças eruditas com um toque de brasilidade. “Amo ritmos regionais, a MPB, o Baião, assim como músicas tradicionais de diversas culturas. Tudo isso acaba aparecendo “mixado” no meu trabalho”.
Com mais de 15 anos de carreira e formação, Lalalli realizou cursos em sete países diferentes, além do Brasil. Estudou técnicas, movimentos artísticos, o uso de recursos tecnológicos, entre outros temas ligados à arte. É a partir desse conhecimento diverso e de uma intensa escuta interna que a artista cria os seus trabalhos.
“Com a música eu deixo fluir um improviso e depois começo a estruturá-la com técnica (contraponto, harmonia, orquestração)”, explica. “A ideia é que obra seja “viva” e conectada aos sentimentos, mas resolvida em termos técnicos. As duas dimensões se aliam.”, completa.
Nas artes visuais o processo é semelhante. “Primeiro faço um esboço mais emocional do que quero transmitir e depois emprego as técnicas tradicionais e/ou tecnologia, com o uso do 3D e 2D”, descreve Lalalli. A artista acredita que muitas ideias emergem do inconsciente e levam ao autoconhecimento, e por isso segue a intuição. “A partir desse imaginário busco o estilo e a materialidade que fazem sentido para expressar e “revelar” a verdadeira natureza dessa ideia. É uma forma de aprendizado profundo e a razão principal pela qual busquei o caminho da arte”, reflete a multiartista.
Lalalli conta que considera sua mãe, Viviane Senna, psicóloga de formação, uma grande influência em sua carreira. “Ela sempre me incentivou a ouvir os meus sonhos, que foram minha fonte criativa original”, lembra. Na atualidade ela encontra inspiração nas obras de artistas contemporâneos, como Refik Anadol, Eric Mesplé, Anthony Howe, Daniel Rozin.
Tecnologia
Para Lalalli a técnica deve estar a serviço da obra e por isso transita entre métodos tradicionais e contemporâneos, com o uso de recursos tecnológicos. Entre as ferramentas utilizadas estão a computação gráfica e animação, impressão 3D, criação musical com samplers, entre outros elementos para produção de experiências imersivas.
A artista vê com naturalidade a aproximação da arte com a tecnologia, lembrando que historicamente as técnicas artísticas sempre caminharam lado a lado com o desenvolvimento humano e as transformações sociais.
“Na época do Romantismo, por exemplo, houve o desenvolvimento do cravo para o piano-forte, um instrumento de teclado com dinâmica capaz de expressar e manifestar a diversidade das emoções. Por isso a técnica e a tecnologia andam junto com o desenvolvimento artístico e expressam uma visão de mundo corrente ou que está em processo de emergir”.
Conheça a trajetória da artista:
Site: www.lalalli.com
Instagram: @lalallisenna
Facebook: @Lalalli
Tiktok: @lalallisenna
Youtube: Lalalli Studios
Informações para imprensa
(11) 97152-4834 | Mariana Nepomuceno
(11) 98870-1089 |Tales Rocha
Sobre a Marca Senna
A Marca Senna foi criada pelo próprio Ayrton Senna em 1990. Ela surgiu da vontade do piloto visando se conectar com pessoas que compartilhassem seus valores através de produtos de qualidade e inovação.
Atualmente é uma marca global, que tem como posicionamento inspirar as pessoas a desafiar seus limites em busca de serem o seu melhor, assim como Ayrton Senna fez na sua vida.
Parte dos resultados financeiros gerados pela Marca Senna é destinada ao Instituto Ayrton Senna, que desenvolve tecnologias educacionais que beneficiam milhões de crianças e jovens anualmente em todo Brasil. Saiba mais em https://www.ayrtonsenna.
0 comments
Deixe sua opinião sobre o post: Não esqueça de curtir e compartilhar