Feira de criatividade doPixel Show terá mais de 60 atrações gratuitas
novembro 04, 2022
Atividades vão desde experiências imersivas em
XR e concurso de cosplay a oficinas de marcenaria
· Com atividades para adultos e crianças, o Dream Space será dedicado ao Circoshow, mostrando o universo circense de modo disruptivo. O público poderá interagir com os artistas em oficinas e workshops de malabares, acrobacias, equilíbrio no trapézio circular, bolas gigantes e corda bamba, utilizando materiais de circo.
· Imersões em tecnologias de realidade estendida, utilizados pela produtora MAXI em filmes da Disney e Star Wars, interações com metaverso e pincéis em 3D, utilizando óculos XR no Lab e produções em conceito de storytelling e impacto social da JUNGLEBEE XR.
· Exposição de meio milhão de peças de LEGO, ilustrando três cenários em um espaço de cerca de 300 m². Espaços reservados para instalações sobre a Copa do Mundo e a estação Harry Potter também poderão ser vistas no evento.
· Robô R2D2 em formato original e cenários de Guerra nas Estrelas, equipados com Bluetooth, tocando as trilhas mais marcantes da saga, com a presença de personagens de cosplay representando ícones da série, como Mandalorian, Luke Skywalker, General Grievous e Jawas.
· Atrações musicais variadas na Arena Multiuso, com espaço para o pop, hip hop, música eletrônica, forró, trap e mistura de etnias, além de obras com cunho social e de comportamento, focando a diversidade de criação, liberdade de gêneros e mix de novas tendências musicais.
· Atrações kids de oficinas e workshops de games lúdicos e digitais, além do espaço aberto para atividades divertidas e de interação de crianças e adultos, em um local repleto de materiais disponíveis que incentivam a criações lúdicas dos filhos junto com os pais.
· Live Art Experience, com ilustradores e grafiteiros de primeiro time, mostrando suas criações ao vivo em telas, painéis e outras superfícies. Mix de arte de rua com elementos de obras clássicas e multiuso de materiais, além de espaços criativos com projetos voltados ao universo maker
· Mais de 12 horas de conteúdo gratuito nas Sharp Talks, com experiências voltadas para a educação corporativa, modelos de organização profissional, tecnologias disruptivas como o Metaverso, usabilidade de produtos, criação de cartoons, música e outras obras de arte, entre outros destaques.
· Exposição de cabeças de urso, produzidas com tinta a óleo, vidro, resina e materiais de descarte, voltadas para a conscientização de causas animais, como a reformulação do modelo vigente de zoológicos e aquários, além dos casos de condições precárias e maus tratos.
· Inovações gamers espalhadas pelo evento, com apresentações e plataformas de jogos independentes, disponíveis para crianças e adultos. Exibições de processos criativos de games físicos e plataformas digitais na Arena Multiuso, intercalando com exibições de filmes e produções audiovisuais, algumas delas inéditas.
Com mais de 60 atrações gratuitas, a maior feira de criatividade da América Latina promete agradar a todas as pessoas que visitarem o festival durante os dias 5 e 6 de novembro. A 18ª Edição do Festival Internacional de Criatividade Pixel Show acontece no ARCA, em São Paulo, e vai trazer para o mesmo espaço uma área dedicada ao circo disruptivo, oficinas de criatividade e ambientes de Live Art Experience, com direito a exposições e workshops de ilustrações e arte de rua.
Entre os corredores do evento, cosplayers de Star Wars convivem em harmonia com crianças, jovens e adultos de todas as idades, passando por estandes de imersão e experiência XR, desenvolvedores de games, exposição de LEGO e espaços maker, pocket shows e exibição de filmes e curtas-metragens na Arena Multiuso.
Após dois anos de edições exclusivamente online, o Pixel Show se reinventou e volta a receber o público para as experiências mais diversas, segundo a co-curadora e mestre de cerimônias do festival, Simone Kliass: “Somos um Clube de Assinaturas que incentiva a produção e o consumo de conteúdo online voltados para a economia criativa e estamos de volta ao presencial com força total! O público do Pixel Show é muito engajado e contagiante e temos um espaço livre, diverso e de trocas, com muita energia, vibração e respeito. Mal posso esperar!”, afirma Simone.
Muitas das atrações serão ao vivo, como as apresentações de Live Art, as oficinas do Circoshow no Dream Space, os workshops de desenvolvimento criativo e os espaços voltados aos makers para prestigiar o trabalho de artistas e criadores independentes. Para os baixinhos, o espaço kids terá materiais à disposição durante toda a feira, para os adultos interagirem com seus filhos em atividades lúdicas e divertidas.
Confira algumas das atrações da programação
Experiência imersiva em XR – Lab Metaverso
Utilizando óculos XR, os usuários entrarão no Lab para passear por três realidades diferentes: interação com objetos no metaverso e acesso a outros dois cenários, com arquitetura e ambientação que transporta o usuário à China. Nesse novo cenário, será possível encontrar animais nativos feitos de origamis, reproduzindo provérbios chineses a partir da aproximação, além do acesso ao Desanuyo, espaço já existente em São Paulo onde o visitante pode usar um pincel 3D para fazer criações, escolhendo as cores e o estilo do pincel. A tecnologia está prevista para ser lançada no mercado em 2023.
Experiência imersiva em XR - Estúdio virtual da MAXI
Com tecnologia de produção virtual que envolvem elementos de realidade estendida, utilizados pela produtora MAXI em filmes da Disney e da série ‘The Mandalorian’ da saga Star Wars, o visitante poderá ver de perto uma simulação ao vivo que mostra na prática o funcionamento da inovação dentro de um estúdio de filmagem. O recurso tecnológico da simulação é utilizado no Brasil apenas pela MAXI e possibilitará a imersão no cenário virtual escolhido, sendo que um deles está relacionado à vinheta do Pixel Show para as pessoas viverem a experiência imersiva.
Experiência imersiva em XR – Junglebee
A produtora JUNGLEBEE XR, do artista multimidia e um dos precursores da videoarte no Brasil Tadeu Jungle, traz ao festival uma experiência imersiva de conteúdos produzidos em vídeo, a partir de recursos de realidade estendida, utilizando conceitos de storytelling para contar uma boa história para transformar o mundo. A Junglebee faz parte do AlanaLab e produz experiências imersivas usando a ficção, o documentário, filmes de treinamento e educação, com prêmios na ONU pelo caráter transformador das produções, focadas no impacto social.
Universo Star Wars
Espaço exclusivo com cenários de filmes da série Guerra nas Estrelas, equipados com Bluetooth para tocar algumas das trilhas mais marcantes do cinema, além da presença inédita de personagens icônicos, como o droid R2D2, Mandalorian, General Grievous e os Jawas, que vão interagir com o público em um stand customizado, passear pelos corredores do festival e marcarem presença no tradicional concurso de cosplay. O robô tem o tamanho do droid original da saga e promete roubar a cena.
Circoshow Experience – Dream Space
Com atividades para adultos e crianças, o Dream Space será dedicado ao Circoshow, com oficinas e workshops mostrando o universo do circo de modo diferente. Os artistas circenses, ou professores e monitores de circo, vão interagir com o público, utilizando materiais específicos de circo como malabares de bolas, aros, claves e pratos, tecidos acrobáticos e equilíbrio no pratinho, corda bamba de slackline, a bola de equilíbrio feita de fibra de vidro e trapézio circular. Além do material disponível, será instalada uma trave em triângulo para acrobacias em tecidos e uma estrutura de ferro metálica com cabo de aço para equilíbrio. Todo o espaço de interação terá colchões instalados para garantir a segurança das pessoas.
Exposição de Lego – LUG Brasil
Com a participação de colecionadores de diversos lugares do país e diferentes idades, a LUG Brasil fará sua primeira exibição desde o início da pandemia de Covid-19, com três cenários montados que utilizarão mais de meio milhão de peças de Lego, em um espaço de cerca de 300 m². Além das instalações previstas do Castelo, que remonta um cenário medieval; da Metrópole, representando casas, apartamentos, prédios, sorveterias com filas e o Corpo de Bombeiros e do cenário Piratas, retratando grandes navegações e o conceito de uma civilização pré-colombiana, sem a interferência de colonizadores, a exposição terá um espaço reservado para a estação Harry Potter, criada para os fãs do famoso universo dos bruxos de Hogwarts.
Universo gamer
Espalhados pela ARCA, as inovações dos gamers na edição 2022 do Pixel Show prometem agradar os visitantes de todas as idades. Além de apresentar detalhes dos processos criativos, os desenvolvedores de games indies vão disponibilizar suas plataformas para deleite dos apaixonados pelos jogos físicos e digitais. Destaques para o jogo digital ‘Kind Heart Defenders’, desenvolvido pelo estúdio LUDO Thinking, a experiência ‘Full Sail’ de criação do designer de games e entusiasta do mercado gamer brasileiro, Tamir Nadav e a plataforma gamer ‘Medo do Escuro’, tese de mestrado do desenvolvedor José Carlos Buesso. Os mais novinhos também vão curtir as criações em composições geométricas da designer e artesã Fernanda Tosta e sua Oficina Oito e o videogame brasileiro RetroOtrop, criação de Iuri Guião compatível com o velho conhecido Gameboy.
Live Art Experience com graffiti, spray e arte de rua
A diversidade de estilos, do rubberhose ao graffiti, passando pela pintura clássica e uso de pinceis caligráficos, é a marca registrada dos artistas convidados para o Live Art Experience deste ano. Ilustradores talentosos como Denis Balduino, Felipe Risada, Kuêio e os Irmãos Credo se juntam a Rodrigo Brandão, Pedro Masson, Caio Rami e Alemão Art, trazendo a arte de rua, seus traços criativos para o festival, com performances ao vivo, mostrando seus processos de construção e desenvolvimento das obras em painéis, telas e outras superfícies, utilizando uma multiplicidade de materiais, como sprays e pinceis, acrílica e canetas nanquim. As obras criadas durante o evento farão parte do acervo oficial do Pixel Show e expostos na Zupi Space.
Exposição Cabeça de ursos – ‘We Hate Zoo’
A exposição “We Hate Zoo”, produzida pela ONG ‘Move Institute’, organização voltada para a conscientização da causa animal, faz sua estreia no Pixel Show, trazendo obras baseadas na confecção de cabeças de ursos, produzidas com tinta a óleo, vidro, resina e materiais de descarte. Os artistas que abraçaram a causa da reformulação do modelo de zoológicos e aquários vigentes fazem parte de diferentes vertentes artísticas. O objetivo da mostra é conscientizar que os animais presos nestes lugares, fora do seu habitat natural, são submetidos a condições precárias e maus tratos.
Kuba Áudio - Imersão auditiva em clima de Copa
A fabricante brasileira Kuba Áudio, especializada em headphones, traz para o Pixel Show uma experiência auditiva em clima de Copa do Mundo, com gravação binaural do jogo do pentacampeonato do Brasil em 2002. Em um espaço exclusivo, os visitantes do festival participam de uma imersão em áudio binaural e mergulham na espacialidade, alta definição dos fones de ouvido. A amplitude de som produzida pelo ‘Kuba Disco’ transporta o usuário a um ambiente onde acontece a transmissão da final entre Brasil e Alemanha, criando a sensação de estar em uma sala de estar com amigos, ouvindo os gritos da torcida, a narração, o apito do juiz e a bola rolando na TV, com amigos ao seu lado, curtindo e se emocionando.
Oficina de marcenaria – Leo madeiras
A Escola da Marcenaria é uma iniciativa do Leo Social e trará diversas oficinas criativas para apresentar a marcenaria e todas as suas possibilidades ao público do Pixel Show. Entre os destaques, a oficina de moldura da marceneira e designer de mobiliário Joici Ohashi, o trabalho de meditação criativa do arquiteto e cenógrafo Renato Kublikowski, os tabuleiros de xadrez da fundadora da Oficina Oito, Fernanda Tosta, e a criatividade dos brinquedos e casinhas de pet da designer de interiores e aluna do Leo Social, Verônica Braga. Os cursos de capacitação profissional para o setor moveleiro da Escola da Marcenaria já formou mais de 8 mil alunos e alunas.
Sharp Talks - Sputnik
Mariana Achutti é CEO e fundadora da Sputnik, uma das maiores escolas corporativas do Brasil e vai trazer ao Pixel toda sua experiência em ‘lifelong learning’ e educação corporativa. A empreendedora vai falar sobre o desenvolvimento de processos fluidos e multidisciplinares e a importância de ser um eterno aprendiz para esses conhecimentos trazerem habilidades que poderão ser utilizadas ao longo de toda a vida, seguindo como única forma de enfrentar os desafios da quarta revolução na educação.
Para a apresentadora do evento, estar no ‘Pixel Show do Abraço’ é um momento especial, ainda mais agora que as pessoas poderão voltar a interagir e trocar experiências. “Um dos detalhes mais especiais do Pixel Show é o acesso que as pessoas têm com um mundo de novidades em criatividade. E o melhor, quase tudo é de graça!”
Simone Kliass acredita que o crescimento orgânico do festival acontece graças à dedicação de seus criadores e a sinergia entre público e participantes: “Temos laços profundos e cuidamos das pessoas dentro da família Pixel Show, mas o nosso público é incrível! Não somos apenas um evento anual, e sim uma comunidade ligada pelo interesse em relação à criatividade, respeito, diversidade e crescimento pessoal, baseado na troca entre diferentes players da economia criativa. Todos cabem no Pixel Show. Todos cabem nesse abraço!”
Serviço
Festival Internacional de Criatividade Pixel Show 2022 – 18ª Edição
Data: 5 e 6 de novembro, das 09h às 21h
Local: ARCA
Av. Manuel Bandeira, 360 – Vila Leopoldina - São Paulo / SP
Valor: entrada e atrações da feira são gratuitas. Apenas a conferência e os workshops são pagos, com valores a partir de R$ 90,00.
Atenção: vans próximas à Estação Pinheiros levarão gratuitamente até o espaço Arca.
Horário: sábado e domingo, das 07h às 22h
Local das vans: Rua Sumidouro, 590.
Haverá monitor na saída do Metrô Pinheiros, direcionando para o ponto de encontro. Ver mapa no site.
Sobre o Festival Internacional de Criatividade Pixel Show
O Pixel Show é o mais antigo do Brasil e o maior festival de criatividade da América Latina e acontece anualmente em São Paulo, desde 2005, no último trimestre do ano. Na última edição presencial, em 2019, reuniu mais de 53 mil pessoas para muita inovação, networking e negócios em um fim de semana incrível. O Pixel Show tem como tema central tendências, inspirações, cultura, arte, empreendedorismo, inovação e tecnologia, buscando fomentar e abastecer com ideias o mercado da economia criativa, sempre gerando impacto social positivo, inclusive nas áreas de saúde, sustentabilidade e educação, entre outras.
O Pixel Show foi finalista do prêmio Cultura do Estado de São Paulo nas duas últimas edições (2019 e biênio 2020-2021) e, em 2020, entrou para o calendário oficial de eventos da Cidade de São Paulo. As principais notícias do evento e deste mercado circulam durante todo o ano nas redes sociais do festival e na revista Zupi, veículo oficial do Pixel Show. Em 2020 e 2021, em suas edições 100% online, foi assistido por mais de 130 mil pessoas que geraram mais de 5 milhões de impressões, em mais de 75 países ao redor do mundo. Em 2022, chega a sua 18ª edição em São Paulo. Também já foram realizadas quatro edições em outras capitais, sendo duas em Porto Alegre, uma em Recife e uma em Salvador.
Acesse www.pixelshow.co/press para assistir a vídeos e ver fotos de edições passadas, além de poder se cadastrar para cobrir o festival. E já “sinta o clima” do que te espera em 2022.
Esta edição do festival é realizada com o apoio da Lei de Incentivo à Cultura e do Programa de Ação Cultural, e apresentado pelo Ministério do Turismo, Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, 3M e Zupi. O Pixel Show 2022 conta com o patrocínio de 3M, Carrefour, Leo Social, PremierPet, Meio&Mensagem, Momenta Farmacêutica, Atlas Cerâmica, CSN, Oficina, Fleishman Hillard, Posca e EBAC, além de contar com o apoio do Consulado Geral do Reino dos Países Baixos em São Paulo.
Sobre a Zupi.Live
Hub de criatividade especializado na produção de eventos (presenciais, híbridos e online), geração de experiências, construção de estandes e feiras, curadoria, exposição, além de projetos editoriais e especiais, sempre com muita criatividade. Zupi.Live é desde 2005 a produtora do maior festival de criatividade da América Latina, o Pixel Show, e produtora da Revista Zupi de arte e criatividade. Em 18 de março de 2021, a Zupi completou 20 anos e comemorou com conteúdos inéditos, produzindo o Festival Pixel Show Summer e o Pixel Show Combate, ambos em sua 1ª edição. Em 2021, lançou também seu estúdio de filmagem e reabriu o espaço expositivo/cultural Zupi Space. Em 2022, para relembrar e homenagear os 100 anos da Semana de Arte Moderna, realizou a 2ª edição do Pixel Show Combate, que pode ser visto em seu canal no youtube: www.youtube.com/pixelshow
Escritora, autora da duologia "A Princesa e o Viking" disponível na Amazon. Advogada e designer de moda. Desde 2008 é blogueira. A longa trajetória já teve diversas fases, iniciando como Fritando Ovo e desde 2018 rebatizado como Leoa Ruiva, agora o blog atinge maturidade profissional, com conteúdo inovador e diferenciado. Bem vindos!
0 comentários
Deixe sua opinião sobre o post: Não esqueça de curtir e compartilhar