Em Alta conversa com Ryan Reynolds e Will Ferrell, Entre Mundos explora o universo das mulheres lutadoras e Dani Filomeno desbrava Porto

novembro 25, 2022

Programação para 26 e 27 de novembro conta também com os inéditos: CNN Nosso Mundo recebe o roteirista Ale Santos para falar de “Afroturismo”, CNN Sinais Vitais mostra iniciativas de inclusão para pessoas com Síndrome de Down, Projeto Upload fala sobre o mundo 5G e Soft Business aborda a economia prateada

 

 

Confira as atrações do CNN SOFT deste final de semana a seguir:



 CNN VIAGEM E GASTRONOMIA – 26/11 Sábado, 21h

Portugal: cultura, gastronomia e os encantos do Porto

 

CNN Viagem & Gastronomia continua a viagem por Portugal. Depois de visitar a região do Vale do Douro, Daniela Filomeno vai ao Porto, segunda cidade mais visitada de Portugal, atrás apenas da capital, Lisboa.


Entre igrejas famosas e pontos turísticos imperdíveis, Dani se aventura a descobrir o novo. É na Cervejaria Gazela, com a orientação da guia Mônica, que ela conhece o famoso “cachorrinho”, uma espécie de cachorro-quente português. A equipe do CNN Viagem & Gastronomia se junta à turma do balcão e conhece o lugar com os moradores locais.


A gastronomia do Porto também merece atenção especial. O primeiro jantar é no emblemático Escondidinho – o primeiro restaurante a receber uma estrela Michelin no país, em 1932, e que mantém, até hoje, a tradição e o bom gosto.


Entre os pratos escolhidos, a alheira e as postas de bacalhau ganham o coração e o estômago de nossa apresentadora.

Do luxo arquitetônico para os passeios históricos e populares, Dani ainda consegue arrumar espaço na agenda para provar a famosa rabanada de Portugal. Para isso, não teria lugar mais emblemático para se deliciar com o doce do que no Café Majestic, que é uma homenagem à Belle Époque.

 

Ainda no giro cultural e histórico, a apresentadora segue pelas ruas do Porto para conhecer a Livraria Lello, considerada uma das mais bonitas do mundo. A apresentadora também faz uma degustação de vinhos com a sommelier - e também microbióloga - Elizabete em uma verdadeira aula sobre vinhos portugueses.

 

*Classificação indicativa: 12 anos

 

JORNADAS CULINÁRIAS - 26/11, Sábado, 21h45

Londres | San Sebastián

(Reapresentação)

 

Nos últimos anos, a gastronomia ganhou papel de destaque na vida das pessoas, e restaurantes e mercados pelo mundo passaram a ser parte obrigatória de roteiros de viagem. Mas o que acontece quando quem viaja são os chefs de cozinha?

 

A partir do próximo sábado, a CNN Brasil reapresenta Jornadas Culinárias, que traz chefs renomados do mundo todo em andanças por lugares que têm a ver com suas trajetórias. Uma verdadeira jornada por locais onde buscam inspiração para criar algo único em suas cozinhas.

 

No primeiro episódio, as estrelas são o italiano Massimo Bottura e a francesa Dominique Crenn. Ele acumula três estrelas Michelin e o título de melhor restaurante do mundo para seu Osteria Francescana, em Modena, na região de Emilia-Romagna, além de ter sido escolhido embaixador da ONU por seu trabalho contra o desperdício de alimentos, e ter figurado na lista de 100 pessoas mais influentes de 2019 pela revista Time.

 

Nesta jornada, Massimo vai de Modena a Londres, na Inglaterra, para encontrar outro revolucionário: o chef Fergus Henderson, célebre representante da culinária “nose to tail” (literalmente “do nariz à cauda”), que defende a ideia de aproveitar todas as partes de um animal na culinária.


Também é na Europa que a chef francesa, radicada em São Francisco, Dominique Crenn vai buscar inspiração para recriar uma receita que remete à comida de sua avó. Ela desembarca em San Sebastián, coração do País Basco, e apresenta quase uma ode à gastronomia rica em ingredientes e simples no preparo. Quem vai guiá-la nessa jornada é ninguém menos que Elena e Juan Mari Arzak, filha e pai que são duas entidades da gastronomia mundial.

 

 

*Classificação indicativa: 12 anos



EM ALTA CNN – 26/11, Sábado, 22h30

 

Em Alta CNN desta semana vai do gótico a alguns dos maiores galãs de Hollywood, do presente e do passado. E para falar dessas atrações, temos como convidados os criadores de conteúdo Patrícia Gomes e Thiago Romariz.

 

Mari Palma e Phelipe Siani conversam com Ryan Reynolds e Will Ferrell sobre o lançamento “Spirited - Um Conto Natalino, da Apple TV+, versão musical do clássico escrito por Charles Dickens, “Um Conto de Natal”. No filme, um empresário avarento é aterrorizado por fantasmas do Natal para ver se seu coração dá uma amolecida.

 

As produções de Natal já marcam presença no streaming. “Guardiões da Galáxia: Especial de Natal” mostra os super-heróis improváveis da Marvel em missão na Terra, com o intuito de alegrar o seu líder, o Senhor das Estrelas, personagem de Chris Pratt, e com o objetivo de sequestrar Kevin Bacon.

 

Mari e Phelipe também comentam a estreia de “Wandinha”, série da Netflix dirigido por Tim Burton, spin-off de “A Família Addams”, que acompanha a filha do casal Gomez e Mortícia investigando uma série de assassinatos na sua escola.

 

 

*Classificação indicativa: 12 anos

 


UNIVERSO KARNAL – 26/11, Sábado, 23h

Infidelidade

 

Para grande parte das pessoas, infidelidade significa trair alguém quando se está em um relacionamento monogâmico. Mas será que a infidelidade se resume a isso? Existem situações onde a infidelidade é bem-vinda?


Neste episódio Leandro Karnal investiga as diversas faces do comportamento infiel, muito além do adultério conjugal. Mentiras, alianças contra o parceiro, ausência e frieza, perda de interesse sexual, desrespeito, egoísmo, injustiça e rompimento de promessas.


Ana Couto, mestre em Visual Communication no Pratt Institute de Nova York e uma das principais especialistas em branding do Brasil, explica o que as marcas têm feito para evitar que clientes fiéis “pulem a cerca”. Já a psicóloga clínica Eda Fagundes fala da fidelidade como construção cultural de uma característica que se mantém intacta: o nosso medo da rejeição.


Se sempre existe a dúvida sobre seres humanos, será que os cachorros são os verdadeiros companheiros fiéis? Leandro Karnal se coloca no papel de uma vítima a ser resgatada por cães do Corpo de Bombeiros de São Paulo. Lá ele conheceu os mais empolgados e fofos dedicados trabalhadores da equipe de salvamento.



CNN NOSSO MUNDO – 26/11, Sábado, 23h45

Ale Santos

 

CNN Nosso Mundo convida o roteirista Ale Santos, autor dos livros "O último ancestral" e "Rastros de resistência: Histórias de luta e liberdade do povo negro", para falar sobre “Afroturismo.” O termo passou a ser usado para definir um movimento cultural que se manifesta no campo da literatura, do cinema, da fotografia, da moda, da arte e da música.

 

"O Afrofuturismo surge como um movimento social e uma ação política de artistas negros. Ele, basicamente, traz a perspectiva negra, sob os aspectos da estética e da ancestralidade para as discussões da ciência, ficção científica e tecnologia. Tudo isso para produzir narrativas, que questionam a sociedade, e colocam o negro em um futuro que ele nunca antes foi imaginado estar”, disse Ale.


ANTHONY BOURDAIN: LUGARES DESCONHECIDOS – 27/11, Domingo, 18h45 

Astúrias

 

Astúrias é um pequeno principado no norte da Espanha, que intercala pequenas concentrações de população com áreas montanhosas. Tem uma cultura, idioma e paisagem próprios, além de uma gastronomia “raiz.”

 

Anthony Bourdain foi até o local a convite de seu amigo, o chef José Andrés, nascido na região. Ambos vão conhecer um povoado encravado nas montanhas com cerca de 30 habitantes, onde vão comer a favada asturiana, uma espécie de feijoada, que é o símbolo da província.

 

Nem só de montanhas vive a região. Aliás, o mar define boa parte da mesa asturiana, rica em peixes e frutos do mar. Em uma única refeição, Bourdain vai comer caranguejo gigante, ouriços do mar – seu preferido – e percebes do Atlântico, crustáceo cuja pesca é uma atividade que envolve arriscar sua própria vida.

 

*Classificação indicativa: 12 anos

 


CNN SINAIS VITAIS – 27/11, Domingo, 19h30

Acolhimento e inclusão

 

No Brasil, uma em cada 700 crianças nascem com a trissomia do cromossomo 21, ou seja, a Síndrome de Down. Trata-se de uma alteração genética causada por erro na divisão celular durante a fase embrionária. Em vez de dois cromossomos no par 21, surgem três. Com isso, desenvolvem-se algumas características físicas típicas, como os olhos oblíquos, nariz achatado, rosto arredondado e orelhas pequenas, por exemplo.


CNN Sinais Vitais desta semana, apresentado pelo Dr. Roberto Kalil, vai conversar com especialistas para falar sobre o avanço da medicina, da inclusão e desestigmatização do tema, que permite que pessoas com T21 vivam mais e com mais qualidade de vida e da importância de inserir crianças com a doença em programas de estimulação precoce.


A Fundação Síndrome de Down, em Campinas, e o Instituto Chefs Especiais, em São Paulo, são dois grandes exemplos de instituições que trabalham a inclusão. “O que nós pretendemos aqui é que desde criança se saiba que tem Síndrome de Down para construir a identidade, para que a pessoa não negue aquilo que é, mas que ela lute pelos seus direitos”, disse Lenir Santos, doutora em saúde pública e criadora da Fundação Síndrome de Down.


“Atendemos hoje 300 alunos por ano gratuitamente e o intuito é autonomia, o mercado de trabalho é uma consequência”, disse Simone Lozano, fundadora do Chefs Especiais.


Também participam do programa Zan Mustacchi, diretor do Centro de Estudos e Pesquisas Clínicas de São Paulo; Ana Cláudia Brandão, médica do Centro de Especialidades Pediátricas do Hospital Israelita Albert Einstein e Aleksandro Belo Ferreira, médico endocrinologista e pediatra responsável pelo ambulatório de Síndrome de Down da Santa Casa de São Paulo.


PROJETO UPLOAD – 27/11, domingo, 21h

Mundo 5G

 

O mundo todo está conectado: não só as pessoas, mas também os objetos. A Internet das Coisas, também conhecida pela sigla em inglês IoT, representa toda a gama de dispositivos físicos que estão conectados à rede e que funcionam de maneira inteligente.


Segundo o IoT Analytics, o número de objetos conectados à internet chegou a 11,7 bilhões em 2020, superando pela primeira vez a quantidade de dispositivos não-IoT.


Para entender as possibilidades e impactos que essa tecnologia trará para o nosso dia a dia, Stéphanie Fleury conversa, no novo episódio de Projeto Upload, com profissionais que já trabalham diretamente com o IoT em suas atividades.


A expansão dos objetos inteligentes depende de uma infraestrutura de rede capaz de suportar sua conectividade à internet. De acordo com Auana Mattar, CIO da TIM Brasil e vencedora do prêmio Women in Tech Latam na categoria de “Inclusão, Diversidade e Equidade”, o 5G representa uma transformação nesse sentido, já que garante maior velocidade e menor latência de conexão.


A Enjoy It, uma food tech do ramo de bebidas fundada por Danilo Oliveira, é prova viva de que a utilização do IoT pode gerar novas oportunidades profissionais. A partir do sistema de sensoriamento Enjoy Analytics, uma tecnologia que informa em tempo real o consumo de chopes em autosserviço, a startup obtém dados dos estabelecimentos com precisão única, o que possibilita uma melhoria em toda a cadeia produtiva.

 

Ainda que existam muitos caminhos a serem explorados no futuro, a utilização dos dispositivos inteligentes já é realidade em muitas áreas. Thelma Troise, Diretora Comercial da Parlacom M2M & IoT e CEO da maior comunidade de IoT do Brasil, a "Tudo sobre IoT", cita os setores de logística e transporte, a agricultura de precisão e os serviços de utilidade pública, como água, gás e energia, como os principais exemplos.

 

As assistentes virtuais, por sua vez, são uma das aplicações de mais sucesso no que se refere à Internet das Coisas. Talita Taliberti, Country Manager da Alexa no Brasil, ressalta que esse tipo de dispositivo, quando conectado a outros objetos da residência, funciona também como uma importante ferramenta de acessibilidade.

*Classificação indicativa: Livre

 

 

ENTRE MUNDOS – 27/11, domingo, 22h30

Mulheres na Luta


(Foto no alto. Crédito: CNN Brasil/ Divulgação)

 

Muitas mulheres estão tomando conta de tatames e ringues e, atento a esta tendência, Pedro Andrade aborda o interesse feminino nas modalidades de lutas e artes marciais no próximo episódio do programa Entre Mundos.

 

Mulheres na Luta retrata as histórias de atletas que se dedicam à prática de esportes violentos seja como defesa pessoal, de forma amadora, ou têm a luta como profissão.

 

Pedro conversa com lutadoras diferentes estilos, gerações, classe social e bairros de Nova York. Do Queens ao Brooklyn, passando por Manhattan, o apresentador desvenda o que motiva essas mulheres a se dedicarem a esse tipo de esporte. Ele acompanha seus treinos em academias e suas lutas, mas também faz o paralelo com as vidas fora dos ringues.

 

As gravações aconteceram tanto na academia de esportes da famosa NYPD (New York Police Department) – onde policiais femininas praticam o internacionalmente famoso Brazilian Jiu-Jitsu, como na lendária academia Glensons. O famoso centro de esportes, onde o campeão mundial Mohammed Ali treinava, foi ainda cenário para um campeão de Oscar: “Touro Indomável” (Raging Bull/1980 de Martin Scorsese, com Robert DeNiro, Oscars de melhor ator e melhor edição).

 

Do universo profissional – onde uma atleta pode ganhar até US$ 1 milhão por luta -- , Pedro Andrade entrevista a campeã de peso palha de MMA (Mixed Martial Arts) no UFC (Ultimate Fight Championship), Rose Namajunas, que conta como superou a violência, inclusive sexual, que a cercou no passado até chegar à defesa pessoal e aos títulos.


*Classificação indicativa: 12 anos


CNN SOFT BUSINESS –27/11, domingo, 23h15

Economia Prateada: mercado para 50+


A economia prateada é o nome que se dá a tudo que é consumido - produtos e serviços - por pessoas com 50 anos ou mais. Um segmento econômico que já movimenta R$ 2 trilhões ao ano no Brasil - segundo a Data8, consultoria especializada nesse público - e que pode dobrar em poucos anos.

 

Para investigar quais os setores que mais se beneficiam com o crescimento do público maduro, os apresentadores Phelipe Siani e Fernando Nakagawa conversaram com Layla Vallias, uma das fundadoras da Data8. Para ela, é importante que todas as marcas e negócios se atentem a esse público, que vem crescendo conforme a população brasileira envelhece.

 

Com essa necessidade crescente dos negócios adequarem seus serviços a esse público, surgiram as Agetechs - startups focadas em atender ao público 50+. A Silverhub, por exemplo, é uma aceleradora com expectativa de investir R$ 5 milhões nos próximos 24 meses. Eles já mapearam 70 empresas dos mais diversos ramos com potencial para alinhar tecnologia a serviços de qualidade para os idosos.

 

Outra especialista que conversou com os apresentadores foi Marcia Dessen, planejadora financeira da Planejar. Ela explica que a melhor saída é começar a se planejar ainda na juventude, durante o período de acumulação de riquezas, para chegar lá na frente com tranquilidade. Para isso, escolher investimentos certeiros faz parte do pacote.


*Classificação indicativa: Livre

CNN Sinais Vitais mostra instituições que trabalham a inclusão de pessoas com Síndrome de Down. (Crédito: CNN Brasil/ Divulgação)

Dani Filomeno revela os encantos de Porto, em Portugal. (Crédito: CNN Brasil/ Divulgação)

O CNN Nosso Mundo convida o roteirista Ale Santos para falar sobre “Afroturismo.” (Crédito: CNN Brasil/ Divulgação)



Você poderá gostar também

0 comments

Deixe sua opinião sobre o post: Não esqueça de curtir e compartilhar

snapwidget

Subscribe

//]]>