DOUTORES DA ALEGRIA LANÇA SEGUNDA TEMPORADA DOPODCAST “E O PALHAÇO: O QUE É?”, DISCUTINDO SEU PAPEL EM DIFERENTES PERÍODOS DA HISTÓRIA

novembro 01, 2022

Foto: Divulgação

Primeiro episódio, “Bufão”, já está disponível nas principais plataformas

de streaming; o segundo vai ao ar nesta quarta-feira, 2 de novembro



O podcast O Palhaço: O Que É?, realizado pela Escola Doutores da Alegria, retorna para sua segunda temporada. A nova série terá seis episódios e o primeiro deles, “Bufão”, já está no ar nas principais plataformas de streaming de áudio do país - Spotify, Deezer, Google Podcasts e Apple Podcasts – e ainda em formato de videocast, no próprio Spotify e também no Youtube (@tvdoutores).  

 

A 2ª temporada do podcast O Palhaço: O Que É? tem como correalizadores o Ministério do Turismo, Secretaria Especial da Cultura e a Associação Doutores da Alegria.

 

Com uma abordagem informal e desta vez com o conteúdo também disponibilizado em vídeo, o podcast foi idealizado e tem sua curadoria assinada por uma dupla de artistas-formadores da Escola Doutores da Alegria, Raul Figueiredo (que também é o anfitrião desta temporada) e Roberta Calza.

 

No episódio de estreia, veiculado nesta quarta-feira (26), participam como convidadas as atrizes e palhaças Daniela Biancardi e Pamela Leoni. Elas contaram sobre a relação do termo “bufar” com a arte. “Na arte, os bufões apontam comportamentos grotescos na sociedade e andam em bando. Com origens na Idade Média, não são representações de figuras humanas, mas do imaginário mítico da sociedade. Eles satirizam as atrocidades humanas por meio de figuras não-humanas”, explica Daniela Biancardi.

 

Já Pamela Leoni conta que a linguagem da bufonaria e do grotesco conferiu a ela liberdade no seu trabalho como palhaça. “A bufonaria veio na minha trajetória como uma linguagem na criação de um espetáculo, mas quando o espetáculo passou, ela me deixou solta no mundo para chegar em novas linguagens com mais liberdade e mais expressividade”.

 

Próximos episódios

 

Os próximos episódios serão disponibilizados sempre às quartas-feiras, nos dias 2, 9, 16, 23 e 30 de novembro, respectivamente: “Commedia Dell’Arte” (com Fábio Caniatto, Raíssa Guimarães e Amanda Schimitz); “Máscaras da Cultura Popular” (com Vanessa Rosa e Rafael Cristiano); “Circo” (com Roger Querubim e Claudio Carneiro); “Artistas de Rua” (com Paulo Federal, Filipe Bregantim e Sérgio Carozzi); e “Palhaço em Hospital” (com Márcio Douglas, Ângelo Brandini e Suzana Aragão).

 

A sequência contempla desde os primórdios do palhaço na história da arte até a consolidação de sua função social. “Os episódios ampliam a noção do arquétipo a partir das figuras de cada tempo, necessárias socialmente e que aparecem na história para contar quem a gente é. Isso acontece de vários modos, às vezes, sensivelmente; mas, às vezes, cruel e brutalmente”, comenta Roberta Calza.

 

Doutores da Alegria - Organização da sociedade civil sem fins lucrativos que introduziu a arte do palhaço no universo da saúde, intervindo junto a crianças, adolescentes e outros públicos em situação de vulnerabilidade e risco social em hospitais públicos. Fundada em 1991 por Wellington Nogueira, transita pelos campos da saúde, da cultura e da assistência social e reforça a cultura como um direito de todos.

 

Desenvolve o Programa de Palhaços em 12 hospitais de São Paulo e Recife. No Rio de Janeiro, com o projeto Plateias Hospitalares, mantém uma programação artística permanente e diversa em sete hospitais. A Escola Doutores da Alegria traz formações diversas para o público em geral e para artistas e, entre suas iniciativas, se destaca o Programa de Formação de Palhaço para Jovens.

 

Como ajudar na manutenção da associação Doutores da Alegria? - O trabalho da associação Doutores da Alegria, gratuito para os hospitais, é mantido por doações de empresas e de pessoas físicas, tanto por recursos próprios quanto por recursos advindos por meio das leis de incentivo fiscal.

 

Os recursos das contribuições permitem a continuidade e a expansão das atividades e da estrutura do grupo, a realização de atividades de formação, oficinas e o aprimoramento técnico dos artistas. É possível contribuir com a manutenção do trabalho pelo site www.doutoresdaalegria.org.br.


Você poderá gostar também

0 comentários

Deixe sua opinião sobre o post: Não esqueça de curtir e compartilhar

snapwidget

Subscribe

//]]>