Agenda Bonifácio: primeiro brasileiro eleito para governar o Brasil foi um padre
novembro 04, 2022
Agenda Bonifácio: primeiro padre eleito para governar o país foi Diogo Antonio Feijó (1784-1843)
Agenda Bonifácio:Padre Feijó venceu a disputa em em 1835 como regente de D. Pedro II recebendo 2.828 votos
A disputa presidencial sempre desperta curiosidades, em especial sobre as figuras que comandaram o país, em especial nos últimos 200 anos. Repleta de conteúdos especiais sobre o Bicentenário da Independência do Brasil, a Agenda Bonifácio conta com entrevistas com especialistas, vídeos e uma linha do tempo especial que narra os principais acontecimentos do Brasil nesse contexto. Desta vez, a equipe da plataforma conta a história do primeiro padre eleito para governar o país, Diogo Antonio Feijó (1784-1843), que venceu a disputa em em 1835 como regente de D. Pedro II recebendo 2.828 votosde um universo de apenas 6 mil eleitores – na época, não havia partidos políticos, o voto era censitário (só votava quem tinha uma renda mínima) e vetado a mulheres e escravizados. As camadas baixas da população sem renda suficiente, portanto, ficaram de fora. Além dessa história, o conteúdo releva também curiosidades sobre as disputas no Brasil pelo poder envolvendo democracia, crises, golpes, fraudes e a importância da urna eletrônica, implantada em 1996, que fizeram as fraudes caírem para zero.
Experiências e crises
Adversário de José Bonifácio de Andrada e com ampla experiência política – o padre foi deputado no Primeiro Reinado, ministro da Justiça após a abdicação de D. Pedro I ao trono (1831) e nomeado senador – Feijó ficou apenas dois anos no poder. Seu governo foi marcado pela dificuldade de compor o ministério, com nomeações e renúncias ao sabor de crises políticas contínuas. Feijó tampouco era o que se chamaria hoje de um democrata – tal qual D. Pedro I, tinha aversão à proposta de um “governo de maiorias”, proposta que ele considerava “absurdo e subversivo de toda a ordem no Brasil, além de inconstitucional”, em discurso no Senado em 1839, depois de deixar o poder.
A Agenda Bonifácio é uma plataforma online de programação cultural e conteúdos inéditos ligados ao Bicentenário da Independência do Brasil, criada em maio de 2022 pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e gerida pela Organização Social Amigos da Arte. O nome faz referência a José Bonifácio de Andrada e Silva, um dos personagens mais importantes da Independência, com atuação nos campos da arte, da ciência e da política. Viva e colaborativa, a Agenda Bonifácio possibilita a divulgação de eventos em âmbito nacional relacionados ao tema. Para compartilhar informações e divulgar seu evento, basta acessar o formulário ou escrever para contato@agendabonifacio.com.br
Escritora, autora da duologia "A Princesa e o Viking" disponível na Amazon. Advogada e designer de moda. Desde 2008 é blogueira. A longa trajetória já teve diversas fases, iniciando como Fritando Ovo e desde 2018 rebatizado como Leoa Ruiva, agora o blog atinge maturidade profissional, com conteúdo inovador e diferenciado. Bem vindos!
0 comentários
Deixe sua opinião sobre o post: Não esqueça de curtir e compartilhar